[News] Leonardo Neiva é jurado do programa ¨Cultura, o musical¨ da TV Cultura


O ator e cantor barítono, Leonardo Neiva, conhecido por seus grandes trabalhos no teatro musical e na ópera, está vivendo agora uma nova etapa de sua carreira. Léo Neiva, como é carinhosamente chamado pelo público, faz parte do corpo de jurados do programa “Cultura, o Musical” o novo reality show da TV Cultura, que estreou dia 07 de abril, prometendo descobrir um novo talento para o teatro musical brasileiro.

Antes mesmos das gravações começarem, ele já teve a importante missão de avaliar os candidatos, que passaram por uma audição, onde foram escolhidos os participantes que fariam parte do programa. 

A primeira temporada começou com seis participantes que disputam vagas para as próximas cinco fases – neste primeiro momento, dois artistas são aprovados pelo júri. A semifinal será realizada em dois episódios, com seis concorrentes em cada. Três vencedores de cada episódio seguem para a final, composta por seis artistas. Para serem avaliados, cada artista apresenta um número de algum dos musicais pré-selecionados pela produção, entre eles estão Wicked, A Noviça Rebelde, West Side Story, Evita, Mamma Mia e Les Misérables, musical em que, aliás, Léo integrou o elenco da montagem brasileira, em 2002, sendo um dos grandes destaques entre o elenco.

A carreira de Leonardo Neiva começou cedo, quando, com apenas 6 anos, já era solista na Igreja Batista. Chegou a gravar dois discos, o primeiro aos 17 e o segundo aos 21 anos. Aos 14 começou a estudar canto lírico e se aperfeiçoar na parte de interpretação. Natural de Brasília, Léo veio para São Paulo, onde se aventurou nos palcos do teatro musical. Além da produção brasileira, também integrou o elenco de Les Misérables no México, onde precisou aprender espanhol em apenas dois meses e cantar sem sotaque. 

Nas óperas, apresentou-se sempre com sucesso,  exeplo disso são: Ford (Falstaff, Verdi) na Sala São Paulo com a OSESP, Fígaro (Barbeiro de Sevilha) em turnê junto à Cia. Brasileira de Ópera e noFestival Amazonas de Ópera, Kurwenal (Tristan und Isolde, R. Wagner) entre outras performances. No exterior, estreou no Teatro Municipal de Santiago - Chile, como Zurga - Les Pêcheurs de Perles, G. Bizet, apresentou-se no Teatro Nacional de São Carlos em Lisboa, no Théâtre du Capitole em Toulouse e concertos e recitais na Itália, Espanha, Portugal, Colombia e EUA.

Em 2009, recebeu o XII Prêmio Carlos Gomes de melhor cantor do Brasil, por suas atuações em: Le Grand-Prêtre de Dagon - Samson et Dalila, C. Saint-Saëns, Aeneas - Dido & Aeneas, H. Purcell, e o Kullervo - Jean Sibelius.

Seu trabalho mais recente no teatro foi musical foi na montagem brasileira de O Fantasma da Ópera, em 2018, dando vida ao emblemático personagem do Fantasma e encantando e impressionando o público com sua desenvoltura cênica e versatilidade vocal. 

Em 2019, Leonardo esta na banca de todas as etapas do “Cultura, o Musical”, e poderá ser visto todos os domingos pela TV Cultura. Além disso prepara o seu primeiro show, em comemoração aos seus 20 anos de carreira, que será anunciado em breve.



Nenhum comentário