[News] 21º Festival de Cinema Brasileiro de Paris começa nesta terça


O cinema L’Arlequin, localizado no Quartier Latin, será palco da 21ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris a partir desta terça 9 de abril. Durante uma semana, serão exibidos 23 longas, entre ficção e documentário, títulos inéditos na França, sessões com debate, e um Fórum voltado para o mercado audiovisual.

Na edição deste ano o filme de abertura será “O Beijo no Asfalto”, de Murilo Benício, adaptação da peça de Nelson Rodrigues, que está na competição. E os filmes de encerramento são: “Marighella”, de Wagner Moura, a cinebiografia de Carlos Marighella, ex-deputado, poeta e militante comunista; e o documentário “Amazônia Groove”, de Bruno Murtinho, que revela os artistas da região do Norte do país.

Além de “O Beijo no Asfalto”, a mostra competitiva inclui filmes consagrados em festivais no Brasil e no Mundo: “Tinta Bruta”, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon (vencedor do prêmio Teddy no Festival de Berlim e eleito melhor filme no Festival do Rio, entre outros), “Aos Teus Olhos”, de Carolina Jabor (arrematou quatro prêmios no Festival do Rio 2017 e o prêmio de melhor longa ficção nacional na Mostra São Paulo no mesmo ano, entre outros), “Deslembro”, de Flavia Castro, (Melhor longa pelo voto popular e pela FIPRESCI no Festival do Rio e prêmio do Sindicato Francês dos Críticos de Cinema no Festival Biarritz América Latina, todos em 2018), “Temporada”, de André Novais Oliveira (vencedor do Festival de Cinema de Brasília de 2018), “Todas as canções de amor”, de Joana Mariani, e “Sócrates” de Alex Moratto.

Fora de competição, a programação inclui sessões de quatro ficções: “Elis”, de Hugo Prata, “Los Silencios”, de Beatriz Seigner, que estreou naQuinzena dos Realizadores do 71º Festival de Cannes, na França, e já passou por diversos festivais nacionais e internacionais, a premiada animação “Tito e os Pássaros” que já percorreu 180 festivais no mundo,  entre eles, o Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy e o Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) além do já citado “Marighella” de Wagner Moura que teve sua estreia mundial no Festival de Berlim.

Nesta edição foram selecionados 11 documentários de diversas temáticas, alguns abordam questões sociais e políticas como “A Última Abolição,de Alice Gomes, e “Torre das Donzelas, de Susanna Lira (premiado como melhor documentário no Festival do Rio 2018); e outros são retratos culturais do Brasil como “My name is now, Elza Soares”, de Elizabeth Martins Campos, e “Orlamundo”, de Orlando Morais.

            Como parte integrante da programação do festival, ocorrerá o 2º Fórum Audiovisual França-Brasil, no dia 16 de abril de 2019na Embaixada do Brasil em Paris, que visa incentivar o intercâmbio entre os dois países neste setor. Serão realizadas master classes, painéis e encontros profissionais com a presença de representantes de entidades, criadores, produtores e executivos brasileiros e franceses.

Em 20 anos, o festival permitiu que cerca de 530 filmes fossem vistos na França, diante de uma plateia de mais de 73.000 espectadores que puderam debater com quase 500 convidados.

FILMES EM COMPETIÇÃO
Aos Teus Olhos
O Beijo no Asfalto
Deslembro
Minha Fama de Mau
Sócrates
Temporada
Tinta Bruta
Todas as Canções de Amor

FILMES FORA DE COMPETIÇÃO
Elis
Los Silencios
Marighella
Tito e os Pássaros

DOCUMENTÁRIOS
A Última Abolição
Amazônia Groove
Clementina
Codinome Clemente
Frans Krajcberg: Manifesto
Marcia Haydée
My Name is Now, Elza Soares
Orlamundo
Pastor Cláudio
Querido Embaixador
Torre das Donzelas


Nenhum comentário