Novidades

[News] Documentário 'O Caso Contra Adnan Syed' reconstrói história de assassinato

A produção, dividida em quatro partes, estreia em 17 de março no canal HBO

Em novo documentário, a HBO apresenta uma profunda investigação do assassinato de Hae Min Lee, que aconteceu em 1999. O CASO CONTRA ADNAN SYED reconstitui os fatos que levaram ao crime, seguido do julgamento e da condenação do suposto homicida. Dividida em quatro episódios, a produção será exibida aos domingos, a partir do dia 17 de março, às 22h, no canal HBO e na HBO GO.

No dia 13 de janeiro de 1999, Hae Min Lee, uma estudante com 18 anos de origem coreana, desapareceu repentinamente em Baltimore, Maryland (EUA). Quase duas semanas depois, ela foi encontrada morta e enterrada em uma cova rasa. O acusado, seu ex-namorado Adnan Syed, um jovem de origem paquistanesa, foi condenado à prisão perpétua.

Na época, o crime só despertou interesse na cidade. Mas em 2014 o homicídio ganhou repercussão global graças ao famoso podcast de jornalismo investigativo Serial, que divulgou a história, gerando impacto na cultura popular nos Estados Unidos e atraindo a atenção de milhões de pessoas no mundo todo.

A história

Em produção desde 2015, O CASO CONTRA ADNAN SYED mostra questões que antecederam o desaparecimento de Hae Min Lee, como um romance proibido na escola e conflitos culturais. A série também apresenta as consequências do seu desaparecimento e a investigação policial original, até chegar ao presente, com Syed à espera do resultado de um longo processo de apelações.

A diretora do documentário, Amy Berg, exibe uma nova abordagem do caso, com informações que questionam a acusação contra Syed, gravações inéditas do acusado na prisão e o acesso exclusivo a personagens-chave, como a equipe de defesa, a família Syed, amigos e professores de Hae Min Lee, detetives particulares e integrantes da polícia de Baltimore.

Em junho de 2016, o juiz Martin P. Welch, de Baltimore, aceitou o pedido de Syed de ser julgado outra vez por causa de novas provas. O estado de Maryland, no entanto, recorreu da decisão e o Tribunal de Apelações Especiais também decidiu conceder o novo julgamento. O estado levou, então, o caso ao tribunal mais alto de Maryland, que após ouvir as alegações em 2018, negou o pedido na semana passada.

O CASO CONTRA ADNAN SYED tem produção da Working Title TV, da Instinct Productions e da HBO Documentary Films em associação com a Sky. A direção é de Amy Berg.

A seguir, uma sinopse do primeiro episódio da série documental:

Episódio 1: "Amor proibido"

A família e os amigos de Adnan Syed, que atualmente cumpre pena perpétua pelo assassinato de Hae Min Lee, relembram o início do namoro deles no ensino médio, sua emotiva separação, o misterioso desaparecimento de Lee, a descoberta do corpo e os acontecimentos que levaram à prisão de Syed. O podcast Serial revelou o caso a milhões de pessoas e a família de Syed se preparava para a apelação, em fevereiro de 2016, com a possibilidade de descobrir a verdade depois de quase 20 anos. 




Nenhum comentário