27 julho 2018

[News] Festival de inverno-Artes cênicas:peças premiadas, dança e oficina são destaque na programação


Musical premiado, atores conhecidos e admirados, animação com bonecos, tramas divertidas e instigantes, além da remontagem de um clássico. O público poderá desfrutar de tudo isso nos espetáculos que compõem a variada programação de teatro e dança do Festival de Inverno do Sesc. A 17ª edição do maior evento multilinguagem do país será realizada entre os dias 20 e 29 de julho nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.
Vencedor dos prêmios APCA e Cesgranrio, dois dos mais importantes do teatro nacional, em 2017, o musical “Suassuna – O Auto do Reino do Sol” narra uma história de amor proibido em meio a uma trupe de saltimbancos que percorre o universo lúdico criado pelo escritor Ariano Suassuna. Dirigido por Luís Carlos Vasconcelos, o espetáculo do grupo carioca Barca dos Corações Partidos – que tem trilha sonora original composta por Chico César, Alfredo Del Penho e Beto Lemos – será apresentado em Petrópolis, no Sesc Quitandinha, no dia 26 e em Friburgo no dia 29.
Concebido, assim como a obra de Suassuna, a partir da proposta de valorização da identidade brasileira, o balé “Kuarup”, um clássico da dança nacional, também poderá ser visto no dia 27 em Friburgo (ingresso aqui) e no dia 28, em Petrópolis (ingresso aqui). A coreografia inspirada na dança dos índios do Xingu foi apresentada pela primeira vez em 1977 pelo Ballet Stagium, de São Paulo, o mesmo que apresentará “Memória e Kuarup ou a Questão do Índio“, a remontagem comemorativa de seus 40 anos, completados no ano passado.
Também vinda da cena paulista, a elogiada peça “A Visita da Velha Senhora“, protagonizada por Denise Fraga e Tuca Andrada, fará uma sessão única na Cidade Imperial no dia 29 (ingresso aqui). Dirigida por Luiz Villaça, a montagem do texto de Friedrich Dürrenmatt conta a história de uma mulher rica que se oferece para salvar uma pequena cidade da falência, mas impõe uma condição: o assassinato do homem por quem foi apaixonada e a abandonou grávida
De forma mais leve, a morte também está presente na fantasia proposta por “Interior“, em que uma dupla de senhoras que se recusa a bater as botas conta tudo o que viveu em muitas e muitas décadas. O espetáculo integra o repertório do Grupo Bagaceira de Teatro, de Fortaleza, e será encenado em Nova Friburgo no dia 21). Do mesmo grupo, o infantil “O Sr. Ventilador“, em que o eletrodoméstico e outros objetos ganham vida em um escritório, poderá ser visto em Petrópolis no dia 28.

Oficinas e cursos na área
Os cearenses vão conduzir ainda, em Friburgo, uma das muitas oficinas oferecidas durante o evento. Já os cariocas da premiada companhia PeQuod, especializada em teatro de animação (que recorre à manipulação de bonecos, entre outras técnicas), promoverão uma residência ao longo de todo o festival em Petrópolis, onde apresentarão no sábado, dia 28, seu último trabalho, “O Braile, uma Dança às Cegas”. Teresópolis e Friburgo, por sua vez, terão residências da Cia. Bondrés, referência em jogo de máscaras na dramaturgia, e da Companhia Urbana de Dança, cujo trabalho se caracteriza pela fusão brasileria de dança contemporânea e hip hop. Ambas culminarão com a apresentação de um trabalho inédito.
As inscrições para as oficinas de cinema e dança estão abertas Para as demais oficinas, haverá distribuição de senhas meia hora antes do início. Alguns espetáculos têm entrada solidária de 1 quilo de alimento não perecível, outros oferecem descontos de 50% associados à entrada solidária. É só conferir na programação.
A agenda completa inclui ainda outros espetáculos de teatro, dança, circo e teatro infantil. É só escolher! A programação completa de todas as linguagens, cidade e locais está em www.festivalsescdeinverno.com.br


Nenhum comentário

Postar um comentário