27 julho 2018

[News] Destaques do Festival de Inverno de Petrópolis-Festival SESC de Inverno leva atrações especiais para o Parque de Itaipava

PETRÓPOLIS - O Festival Sesc de Inverno vai levar atrações especiais para o Parque de Itaipava, em Petrópolis, neste fim de semana: haverá contação de histórias com Bia Bedran, atividades para idosos, teatro, oficinas e opções de lazer e recreação, além das apresentações da cantora Pitty, no sábado (28), e da banda Jota Quest, no domingo (29). Para entrar, basta levar 1kg de alimento não perecível, que serão revertidos para o Mesa Brasil, programa de Responsabilidade Social do Sesc RJ que visa a minimizar os efeitos da fome e do desperdício, recolhendo produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo e entregando-os às mais de 300 instituições sociais parceiras.
Depois de sua gravidez e da gravação do novo disco, Pitty anunciou  nova turnê com formato diferente do habitual da cantora. A apresentação no próximo sábado (28), no Parque de Itaipava, será a primeira da nova turnê e está agendada para às 20h. Segundo ela, os shows dessa turnê terão um novo mapa de palco mais intimista e abrirão mão de muitos recursos tecnológicos.  Além do novo formato para os shows, a cantora baiana e sua equipe apostam agora também em uma nova estratégia para o lançamento das músicas novas. Ao contrário de lançamentos anteriores, onde o disco fica disponível previamente ao início da turnê, dessa vez os sons novos serão lançados simultaneamente ao longo da agenda de shows.
Mas antes, outras bandas e cantores se apresentarão. Às 12h, o público infantil pode curtir A Banda Mágica, no Lago do Sesc Quitandinha. Às 15h, a Praça de Nogueira recebe a Tribo de Gonzaga, bastante conhecida do público da Região Serrana. Às 17h, Andre Campaña toca no Marowil.  Às 18h, o Samba do Amigo se apresenta na Choperia Corrêas; às 19h, Jaloo estará no Café Concerto do Sesc Quitandinha. A Cantora Larissa Viana, que participa do programa The Voice, cantará às 19h no Parque de Itaipava. Por fim, às 22h tem Ziriguidó no Shopping Vilarejo.
Degustação de vinhos e cervejas artesanais. Nos dias 28 e 29 de julho, a partir das 12h, o Senac RJ convida os moradores e turistas da cidade de Petrópolis a degustarem cervejas artesanais (com produtos da região) e vinhos no Palácio de Cristal. A ação volante contará ainda com distribuição de folder dos cursos do portfólio, nos locais do evento.
Além das degustações, alunos dos cursos de Introdução à Fotografia Digital e Fotografia: Retrato, Reportagem e Eventos, realizarão a cobertura fotográfica durante o Festival em toda a região Serrana. Eles farão a cobertura de momentos do festival nas diversas localidades, sob orientação de instrutores. Posteriormente será feita uma curadoria com as melhores fotografias registradas pelos alunos e os trabalhos serão expostos em unidades do Sesc com a Exposição: Algumas Cenas Sob Diversos Olhares.
Artes Cênicas. Neste sábado, a programação de artes cênicas tem atividades para todos os públicos. Às 10h30, no Shopping Vilarejo, a peça “Nas Águas da Realeza” convida o público a um passeio pelas margens do Rio São Francisco (Velho Chico), desde seu nascimento na Serra da Canastra, em Minas Gerais, passando por outros estados brasileiros: Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, onde o ‘Velho Chico’ desemboca no mar, tornando-se um só com o Oceano Atlântico. A montagem retrata os mandos e desmandos da rainha de toda a região, Lindorréia. Ela viaja pelos estados por onde o ‘Velho Chico’ passa, acompanhada de seu Bobo da Corte, que no decorrer do espetáculo, tenta conscientizá-la da importância do cuidado com o Rio São Francisco.
O Grupo Bagaceira, às 16h, apresenta ao público infantil o espetáculo Sr. Ventilador. Num escritório, o funcionário mais antigo, o Sr. Ventilador, vai perdendo espaço para novas e modernas máquinas. Ele resolve mostrar para seu patrão que a vida é muito mais que bens materiais. Será que ele vai conseguir? A entrada para o espetáculo será 1 quilo de alimento.
No Salão das Convenções, no Sesc Quitandinha, às 19h30 será apresentada a peça Braile, Uma Dança às Cegas. Criada pelo premiado artista Duda Paiva, com supervisão do diretor Miguel Vellinho, é uma curiosa performance que conjuga a dança e o teatro de animação, para apresentar uma narrativa gestual essencialmente poética envolvendo o objeto e seus manipuladores. Durante 20 minutos, 4 corpos – 3 intérpretes e 1 boneco – materializam uma partitura de movimentos que parte dos limites impostos pela redução do sentido da visão para ativar uma percepção mais aguçada do mundo, atravessada por emoções intensas.
Por fim, às 21h, o teatro do Sesc Quitandinha recebe Memória e Kuarup ou A Questão do Índio, apresentados pelo Ballet Stagium. Memória é um trabalho de resgate da produção artística do Stagium ao longo destes 46 anos. Quem levar um quilo de alimento não perecível ganha 50% de desconto no ingresso.
Kuarup ou a Questão do Índio teve sua estreia em 1977, num dos períodos mais obscuros da história política do Brasil. A obra é considerada um marco da dança por apontar uma política cultural para o país, rompendo amarras e limites entre arte, educação e consciência histórica.
As questões das sociedades indígenas inseridas no contexto atual tiveram retrocessos mais que significativos, tanto nas demarcações das terras como no detrimento de suas identidades. As leis recuam ao invés de se legitimarem. Remontar Kuarup nos seus 40 anos de trajetória extrapola as comemorações, torna-se fundamental para nos reconhecermos como território existencial.
Ao apresentar as duas obras num mesmo programa, o Ballet Stagium, com 46 anos de existência, coloca em evidência o seu constante trânsito entre tradição e ruptura, estabelecendo uma estética própria e uma linguagem que propõe refletir o Brasil em sua complexidade social, histórica e cultural.
Contação de histórias. Utilizando recursos musicais e teatrais, bonecos e adereços e as trilhas incidentais criadas para os textos de seus premiados livros infanto-juvenis, às 10h, no Parque de Itaipava, Bia Bedran canta e conta histórias ao mesmo tempo em que disserta sobre os encantamentos que permeiam a viagem da palavra através dos tempos. Este projeto visa promover o encontro do pensamento filosófico/científico com o próprio fazer artístico, numa comunhão capaz de desvelar inúmeros caminhos a serem trilhados no universo da narração de histórias. Na sequência, às 11h, Bia Bedran fará uma homenagem ao Contador de Histórias.
Já na Biblioteca do Sesc Quitandinha, às 11h, a contadora de histórias, escritora e educadora Edith Lacerda e a musicoterapeuta e artesã Teca Barcellos se unem para um mergulho no imaginário a partir de contos populares. Na contação Ouvir e Bordar Histórias, Edith conta o que Teca borda; Teca borda o que Edith conta. Os dois fazeres artesanais acontecem diante dos olhos da audiência. Este encontro intimista transporta o público para um tempo de antigamente, quando a vizinhança se reunia nos quintais para bordar, cantar e contar histórias. Ouvir e Bordar Histórias valoriza a arte do encontro para celebrar a simplicidade. Às 14h, os pequenos irão se entreter e aprender com a Contação de História Ambiental – A Mala Que Fala. A atividade ocorre na Sala das Crianças.
Planetário. As atividades no Planetário têm por objetivo oferecer uma viagem espacial com destino ao mundo da astronomia, visitar as galáxias, explorar os planetas, entender os eclipses e descobrir que nós e o universo somos um. A projeção estará disponível ao público das 10h às 18h, na Cúpula do Sesc Quitandinha.
Atividades Performáticas. No Parque de Itaipava, das 10h às 17h, haverá oficina com idosos, oficina de artesanato brasileiro, oficina pais e filhos e oficina de danças brasileiras. Já no Sesc Quitandinha, às 10h o público poderá participar de oficinas de criatividade e descarte tecnológico, às 11h oficina de artesanato brasileiro e às 14h oficina de residência artística com a Cia. Pequod.
Atividades de Assistência, Educação e Recreação
Diversas áreas do Sesc RJ participam com atividades no Festival de Inverno deste ano. Quem for ao Lago do Sesc Quitandinha durante o dia, terá acesso gratuito a atividades de recreação, assistência e prática esportiva. O público poderá ir na parede de escalada de aproximadamente 6 metros, participar das gincanas entre muitas outras ações. Além disso, também foi criado um Espaço Jogo (sinuca e totó) no Ponto de Encontro, dentro da Unidade, no Salão Social. Já no Parque de Itaipava, durante todo o dia, as atividades de recreação terão brinquedos infláveis, kart de pedal, jogos de mesa, oficina de pipa, oficina de cata-vento e recreação infantil. Também haverá simulador da nasa, simulador de asa dental e high jump. Das 19h às 22h, a programação fica bem mais radical, com balão de ar quente para voo panorâmico.

Exposições em Petrópolis
Entre os dias 20 de julho e 29 de julho (com exceção do dia 23), os moradores de Petrópolis e turistas poderão conferir, gratuitamente, as diversas exposições presentes no Sesc Quitandinha abertas das 10h às 21h30. Na exposição Grafitte Nº2, a ideia é levar o visitante da obra a viajar pelas 5 regiões brasileiras, representadas com distintas cores e tonalidades da mesma paleta, sendo elas, sul – tons de cinza, sudeste – tons de azul, centro-oeste – tons laranja, nordeste – tons de marrom e norte tons verde, também ilustradas em uma mapa em cada entrada do túnel. Uma pessoa comum de cada região é retratada de forma estilizada nos espaços, junto com peculiaridades de cada região, mostrando a verdadeira cara do povo brasileiro.
Na exposição “As imagens que me representam”, no Hall Monumental, os olhares sensíveis revelam a poética e a espontaneidade contidas nas expressões dos idosos que, ao longo do ano de 2018, vêm participando das ações do projeto Sesc+Vida. Neste período foram realizadas vivências de consciência corporal e estímulo ao bem estar, à expressão e a criação, com participações em encontros e cursos voltados às manualidades.
Já em “Novos Olhares”, do Salão Roosevelt, mostra o vigor e a abrangência dos artistas de Petrópolis, através de olhares, novos em diversos aspectos, que perpassam a história e seus mitos, a natureza, questões sexuais, pessoais, sociais e culturais respondendo ao desafio propostos originalmente: que esta exposição seja estímulo ativo para outros tantos novos olhares na busca por novos horizontes, territórios e encontros.
A Sala de Exposições recebe a mostra “Dentro Do Brasil Cabe O Mundo”, que sugere uma visão de um Brasil construído pelo olhar da Cultura.  A partir das obras e dos olhares estéticos dos diferentes artistas, de diversos estados brasileiros, a exposição busca apresentar novas narrativas, não tratadas pela oficialidade, e possibilitando ao público conhecer naturezas desconhecidas dos contextos socioculturais do país. A programação completa de todas as linguagens, cidade e locais está em www.festivalsescdeinverno.com.br.

FESTIVAL OCUPANDO AS CIDADES - Outra novidade desta edição está na ocupação de espaços dos municípios. As atrações não ficarão circunscritas às unidades do Sesc – vão acontecer também em bares e restaurantes das cidades, assim como em espaços públicos e pontos turísticos, movimentando o turismo e a economia da região. Mais de 20 locais foram incluídos na programação deste ano.

Em Petrópolis, entre os espaços que receberão a programação do Festival Sesc de Inverno estão o Palácio de Cristal, o Parque de Exposições de Itaipava, o Shopping Vilarejo, o Restaurante Bordeaux Itaipava e os bares Marowill, Duda Beer, Bohemia e Choperia Corrêas.  Em Teresópolis, o público terá também atrações do Festival na Praça Olímpica, no Teresópolis Shopping Center e nos bares Cariocas Beer e Café com Bolhas. Já Nova Friburgo tem a programação estendido às praças Demervel Barbosa, do Suspiro, ao Shopping Friburgo e aos bares América, Frichopp, Willa Deguste e Universo Ink.

VENDA DE INGRESSOS – ONDE COMPRAR

- Unidades Sesc

Sesc Quitandinha (Petrópolis): Av. Joaquim Rolla, 2

Sesc Nogueira (Petrópolis): Estrada do Calembe 2.000

Sesc Teresópolis: Av. Delfim Moreira, 749

Sesc Nova Friburgo: Av. Pres. Costa e Silva, 231

- Pontos de venda nas cidades

Petrópolis

Shopping Center Vilarejo - Estrada União e Indústria, 10035

Instituto Municipal de Cultura e Esporte: Praça Visconde de Mauá, 305

Teresópolis

Teresópolis Shopping Center: Rua Edmundo Bitencourt, 101

Nova Friburgo

Friburgo Shopping Center: Praça Pres. Getúlio Vargas, 139

- Internet


28/7 | SÁB – Programação Petrópolis

10H ÀS 17H | ARTE NA PRAÇA | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO | PARQUE DE ITAIPAVA

10H | CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – BIA BEDRAN | INFANTIL | LITERATURA | PARQUE DE ITAIPAVA

10H ÀS 16H | ECO PARQUE SONORO | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO | PARQUE DE ITAIPAVA

10H ÀS 18H | PLANETÁRIO | EDUCAÇÃO | SESC QUITANDINHA (CÚPULA)

10H ÀS 17H | SESC RECREAÇÃO – BRINQUEDOS INFLÁVEIS, KART DE PEDAL, JOGOS DE MESA, OFICINA DE PIPA, OFICINA DE CATA-VENTO E RECREAÇÃO INFANTIL | LAZER | PARQUE DE ITAIPAVA

10H30 | NAS ÁGUAS DA REALEZA – CIA. SATURA DE TEATRO | TEATRO | SHOPPING VILAREJO

11H | CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – OUVIR E BORDAR HISTÓRIAS | INFANTIL | LITERATURA | SESC QUITANDINHA (BIBLIOTECA)

11H | HOMENAGEM AO CONTADOR DE HISTÓRIAS – BIA BEDRAN | INFANTIL | LITERATURA | PARQUE DE ITAIPAVA

12H | A BANDA MÁGICA | INFANTIL | MÚSICA | SESC QUITANDINHA (LAGO)

12H | DEGUSTAÇÃO DUPLA DE CERVEJAS ARTESANAIS DA REGIÃO | PALÁCIO DE CRISTAL

14H | CONTAÇÃO DE HISTÓRIA AMBIENTAL – A MALA QUE FALA | INFANTIL | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO | SESC QUITANDINHA (SALA DAS CRIANÇAS)

14H | INTERVENÇÃO POÉTICA – IRMÃO PEQUENO | LITERATURA | PRAÇA DE NOGUEIRA

14H ÀS 16H | LAZER NO SESC – ATIVIDADES RECREATIVAS, TIROLESA E ESCALADA | LAZER | SESC QUITANDINHA (LAGO)

15H | TRIBO DE GONZAGA | MÚSICA | PRAÇA DE NOGUEIRA

16H | PERFORMANCE POÉTICA – O ALQUIMISTA | LITERATURA | SESC QUITANDINHA (HALL MONUMENTAL)

16H | SR. VENTILADOR – GRUPO BAGACEIRA DE TEATRO | INFANTIL | TEATRO | SESC QUITANDINHA (SALÃO DAS CONVENÇÕES) 1KG

17H | ANDRÉ CAMPAÑA | MÚSICA | MAROWIL

18H | INTERVENÇÃO POÉTICA – IRMÃO PEQUENO | LITERATURA | PARQUE DE ITAIPAVA

18H | SAMBA DO AMIGO | MÚSICA | CHOPERIA CORRÊAS

19H | JALOO | MÚSICA | SESC QUITANDINHA (CAFÉ CONCERTO) 1KG

19H | LARISSA VIANA | MÚSICA | PARQUE DE ITAIPAVA

19H ÀS 22H | PARQUE RADICAL – TIROLESA, BALÃO DE AR QUENTE PARA VOO PANORÂMICO CATIVO E HIGH JUMP | LAZER | PARQUE DE ITAIPAVA

19H30 | BRAILE, UMA DANÇA ÀS CEGAS – CIA. PEQUOD | TEATRO | SESC QUITANDINHA (SALÃO DAS CONVENÇÕES)

20H | PITTY | MÚSICA | PARQUE DE ITAIPAVA 1KG

21H | MEMÓRIA E KUARUP OU A QUESTÃO DO ÍNDIO – BALLET STAGIUM | DANÇA | SESC QUITANDINHA (TEATRO) 1KG/50%

22H | ZIRIGUIDÓ | MÚSICA | SHOPPING VILAREJO

ATIVIDADES PERFORMÁTICAS

10H ÀS 17H | AÇÃO COM IDOSOS – TAPETE ANTIQUEDAS | OFICINA | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO | PARQUE DE ITAIPAVA

10H ÀS 17H | ARTESANATO BRASILEIRO | OFICINA | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO | PARQUE DE ITAIPAVA
10H ÀS 12H | CRIATIVIDADE E DESCARTE TECNOLÓGICO | OFICINA | EDUCAÇÃO | SESC QUITANDINHA (TORRE - 5º ANDAR)

10H ÀS 17H | CRIATIVIDADE – PAIS E FILHOS | OFICINA | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO | PARQUE DE ITAIPAVA

10H ÀS 17H | DANÇAS BRASILEIRAS PARA IDOSOS| OFICINA | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO | PARQUE DE ITAIPAVA

11H ÀS 13H | ARTESANATO BRASILEIRO | OFICINA | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO | SESC QUITANDINHA (VARANDA DA ÁREA SOCIAL)

14H ÀS 16H | ARTESANATO BRASILEIRO | OFICINA | DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO | SESC QUITANDINHA (VARANDA DA ÁREA SOCIAL)

14H ÀS 17H | RESIDÊNCIA ARTÍSTICA – CIA. PEQUOD | TEATRO | SESC QUITANDINHA (TORRE - 4º ANDAR)


Nenhum comentário

Postar um comentário