[News] Novo filme de Ruy Guerra, Quase Memória, estreia dia 19 de abril


Baseado no best-seller do jornalista e escritor Carlos Heitor Cony, “QUASE MEMÓRIA” é o novo filme do diretor Ruy Guerra, que estreia nos cinemas dia 19 de abril. Com Tony Ramos, Mariana Ximenes, João Miguel e Antonio Pedro no elenco, o longa é inspirado nas histórias vividas pelo pai de Cony, um homem que acreditava em tudo o que fazia e convencia todos a sua volta que era tudo verdade.
A trama se inicia quando o jovem Carlos (Charles Fricks) recebe um pacote. O que parece ser uma situação comum na vida de um jornalista – receber uma encomenda – soa estranho para o jovem. O nó que amarra o embrulho, o cheiro, a letra do envelope: tudo remete ao pai de Carlos, Ernesto (João Miguel), morto há anos. Enquanto decide se abre ou não a remessa, Carlos reconstrói as melhores memórias ao lado do pai enquanto conversa com ele mesmo no futuro, o Carlos mais velho, interpretado por Tony Ramos.

Lançado em 1995, o livro ganhou, na época, dois prêmios Jabuti – de melhor romance e melhor livro do ano, tendo vendido mais de 400 mil exemplares. A adaptação para os cinemas tem roteiro assinado pelo próprio Guerra, ao lado de Bruno Laet e Diogo Oliveira. A seis mãos, o filme ganha um tom de comédia.

- O processo seletivo da lembrança faz dos personagens arquétipos, caracterizados sob a visão daquele que lembra. A memória do Carlos é o seu olhar afetivo para a infância, um misto de realidades e sonhos, a reconstrução de um passado centrado na figura alegre do pai, uma sucessão de pequenas loucuras de grande encantamento, como um picadeiro de circo. É na originalidade da figura do pai que se encontra a universalidade deste personagem: o pai excêntrico e louco em sua coragem diante da vida, a um só tempo, único e universal - o pai dos desejos de todos. Em seu descompromisso com o real e sua fragmentação imagética, toda memória transforma, reinventa, reescreve. Toda memória é uma quase memória – ressalta o diretor Ruy Guerra.

No elenco, João Miguel dá vida a Ernesto (pai de Cony); Charles Fricks e Tony Ramos nos papéis de Carlos Jovem e Carlos Velho, respectivamente (o escritor Cony); Mariana Ximenes como Maria (primeira mulher de Ernesto e mãe de Cony); Ana Kutner como Sônia (segunda mulher de Ernesto). Antonio Pedro no papel de Capitão Giordano; Flavio Bauraqui como Seu Ministro; Augusto Madeira no papel de Tio Alberico; Cândido Damm como Horácio; Inês Peixoto como mãe de Maria; Julio Adrião como Mario Flores; Thiago Justino como Gomes; Antônio Alves como Dr. João Lage; Thierry Tremouroux como Rei Alberto e Lourival Prudêncio como Monsenhor Lapenda.
Com distribuição da Pandora Filmes, “QUASE MEMÓRIA” é uma produção de Janaina Diniz Guerra, da Kinossaurus Filmes, e dos produtores associados J. Sanz Produção Audiovisual, Zaga Filmes e Tacacá Filmes. A coprodução é da Globo Filmes, e patrocínio do BNDES, FSA, Petrobras, Eletrobras, Riofilme, Oi Futuro e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
                       SINOPSE:
Carlos se encontra consigo mesmo em um desdobramento do tempo, o Carlos jovem está diante do esquecimento de Carlos velho. Até que um dia, entre as lembranças e esquecimentos de suas memórias, eles recebem um estranho pacote que só poderia ter sido enviada por seu pai, morto há anos, um homem genialmente louco que sempre criou situações inusitadas.
                       SOBRE O DIRETOR:
Mais conhecido pelo seu trabalho como cineasta, Ruy Guerra já exerceu outros papéis entre eles ator, letrista, escritor, roteirista, montador e professor. Moçambicano de nascença e um homem do mundo por opção, já viveu em vários países entre eles Portugal, Espanha, Grécia e Cuba. A formação em cinema foi no Institut des Hautes Études Cinématographiques, em Paris, entre 1952 e 1954. Chegou ao Brasil em 1958 e lançou seu primeiro longa-metragem “Os Cafajestes”, em 1962, exibido no Festival de Berlim de 1963. Como cineasta, somam-se cerca de 8 curtas-metragens e 14 longas, tendo recebido dois Ursos de Prata no Festival de Berlim por “Os Fuzis”, em 1964, e “A Queda”, em 1978. Participou dos mais importantes festivais do mundo – Cannes, Berlim, Veneza, Rotterdam, Toronto, entre vários outros, e recebeu mais de 60 prêmios, no Brasil e no exterior. Seu filme “Os Deuses e os Mortos” foi eleito, pela prestigiada revista Cahiers du Cinema, como um dos sete melhores filmes do ano de 1971, e “Os Fuzis” foi eleito, pela mesma revista, como um dos dez melhores filmes da História do cinema. Seu último filme é “O Veneno da Madrugada”, uma coprodução Brasil, Argentina, Portugal, premiado nos festivais de Brasília, de Havana e de Santa Cruz de la Sierra, e exibido nos festivais de San Sebastian e Biarritz, entre outros. Como ator, seu último trabalho é a participação em “Sangue Azul”, de Lírio Ferreira, em 2014.

                     FICHA TÉCNICA:
Diretor - Ruy Guerra
Produtora - Janaina Diniz Guerra
Baseado no romance de Carlos Heitor Cony
Roteiro - Ruy Guerra, Bruno Laet e Diogo Oliveira
Diretor de Fotografia - Pablo Baião
Diretor de Arte - Marcus Figueiroa
Produtor Associado e Diretor de Produção - Fernando Zagallo
Produtora Executiva - Gisela Camara
1º Assistente de Direção -Dandara Guerra
Produtor de Elenco - Fabio Meira
Som Direto - Evandro Lima
Figurino - Tatiana Rodrigues
Maquiagem - Lucila Robirosa
Produtores Associados -J. Sanz Produção Audiovisual, Zaga Filmes, Tacacá Filmes
Uma produção Kinossaurus Filmes
Coprodução: Globo Filmes
Patrocínio: BNDES, FSA, Petrobras, Eletrobras, Riofilme, Oi Futuro, Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
Filme realizado utilizando recursos do Fundo Setorial do Audiovisual/ Ancine
Apoio: Polo Audiovisual de Barra do Piraí
Ano: 2015
Gênero: dramédia
Classificação: 12 anos

                 SOBRE A KINOSSAURUS:

A Kinossaurus é uma sociedade entre o cineasta Ruy Guerra e a produtora e diretora Janaina Diniz, que se lança ao desafio de explorar a linguagem audiovisual com objetivo de trazer produtos criativos ao grande público.
                SOBRE A GLOBO FILMES:
Desde 1998, a Globo Filmes já participou de mais de 240 filmes, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro. Com a missão de contribuir para o fortalecimento da indústria audiovisual nacional, a filmografia contempla vários gêneros, como comédias, infantis, romances, documentários, dramas e aventuras, apostando na diversidade e em obras que valorizam a cultura brasileira. A Globo Filmes participou de alguns dos maiores sucessos de público e de crítica como, ‘Tropa de Elite 2’, ‘Minha Mãe é uma Peça 2’ – com mais de 9 milhões de espectadores -, ‘Se Eu Fosse Você 2’, ‘2 Filhos de Francisco’, ‘Aquarius’, ‘Que Horas Ela Volta?’, ‘O Palhaço’, ‘Getúlio’, ‘Carandiru’ e ‘Cidade de Deus’ – com quatro indicações ao Oscar. Suas atividades se baseiam em uma associação de excelência com produtores independentes e distribuidores nacionais e internacionais.
            SOBRE A PANDORA FILMES:
A Pandora Filmes é uma distribuidora de filmes de arte, ativa no Brasil desde 1989. Voltada especialmente para o cinema de autor, a distribuidora buscou, desde sua origem, ampliar os horizontes da distribuição de filmes de arte no Brasil com relançamentos de clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Fellini, Bergman e Billy Wilder, e revelações de nomes outrora desconhecidos no país, como Wong Kar-Wai, Atom Egoyan e Agnés Jaoui.
Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora Filmes sempre reserva espaço especial para o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos. Dentro desse segmento, destaca-se o recente “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert, um grande sucesso, visto no cinema por mais de 500 mil espectadores.


Nenhum comentário