[Resenha] Maria Madalena

Sinopse: Margaret George apresenta-nos agora seu romance mais ambicioso e envolvente: a história de Maria Madalena, a mulher que amou Jesus e tornou-se a mais tocante companheira dos discípulos do mestre. Mas quem teria sido de fato esta mulher? Uma prostituta? Uma divindade feminina? Uma liderança da Igreja? Ou tudo isso? Embora as referências bíblicas a Maria Madalena sejam surpreendentemente poucas, ela continua provocando controvérsia, curiosidade e veneração. Conhece-se mais sobre ela do que sobre a maioria dos discípulos de Cristo e até hoje ela é reverenciada como a “Apóstola dos Apóstolos”. Margaret George, notável por suas brilhantes pesquisas históricas e sua criatividade, recria com vigor a história de Madalena e sua época, nos primeiros anos do primeiro milênio cristão. Ela começa com a infância e adolescência de uma menina comum, seus sonhos, suas visões, seu erotismo, seu encontro com Jesus — um dos maiores personagens do livro, também recriado magistralmente — e termina, de forma dramática, com a descrição de uma impressionante transformação espiritual.

O que eu achei?
A autora conta a historia de vida de Maria de Magdala,  a mara madalena,  desde sua infância até o seu ultimo dia de vida.
Baseado em dados históricos,  bíblicos e  com um complemento ficcional para dar direção e contexto a algumas situações.
Como de se esperar,  o livro é  focado na vida de maria madalena,  com muita historia já conhecida por todos e algumas  um pouco diferente do conhecido. A própria autora explica que foi necessário criar personagens e passagens para a história ficar bem fechada, não deixando pontas soltas.

Maria de Magdala, uma menina nascida em uma família comerciante de peixes salgados e bem religiosa, com muita vontade de aprender as escrituras e as leis,  o q eram negadas às mulheres naquele tempo, com um tio que a  ensinava escondido a ler e bem questionadora ao que se referia à sua vida e as decisões que eram tomadas pelos seus pais tem sua história contada a partir de uma viagem até Jerusalém para uma festa importante.
Onde na sua volta para casa, em um sabá, decide com suas amigas passar a noite com uma família de Nazaré, onde conhece Jesus ainda na sua infância. Mas ainda não temos Jesus em sua vida desde então, somente após muitos anos, já casada e com uma filha que a história de Maria se cruza com a de Jesus. Nesse meio tempo, entre o fim de sua infância, adolescência e mocidade, Maria é  atormentada por uma deusa pagã e por fim possuídas por demônios. Em sua tentativa desesperada por "cura", onde vagava pelo deserto, tem seu encontro com Jesus, que a liberta de todos os demônios. E temos então o início da história da discípula e apóstola Maria Madalena que acompanha Jesus até seu momento de morte e é a primeira a ver Jesus ressuscitado.

O livro ainda traz evangelhos e passagens escritos por Maria Madalena, tendo o fim do livro com sua morte com mais de 80 anos de vida dedicada a  palavra de Jesus.


Nenhum comentário