[Back In Time] Relembrando The O.C



Exibição: 2003 - 2007
Criador: Josh Schwartz
Temporadas: 4

O projeto Back In Time serve para resgatar aquelas séries, livros, filmes e músicas que marcaram toda uma geração e de alguma forma mudaram o nosso conceito de mundo e que nos influência até hoje. Eu escolhi The O.C para a primeira postagem pelo fato de que ela foi a primeira série que eu me recordo de assistir, serviu de inspiração para muitas coisas da minha vida e SEMPRE SERÁ MEU GRANDE AMOR independente de quantas séries foram lançadas desde 2007, nenhuma conseguiu tirar o #1 dela.










Sinopse:
Orange County é um paraíso localizado na Califórnia onde tudo aparenta ser extremamente "perfeito". Porém, por trás dos muros das mansões, mundos são destruídos, pessoas desmascaradas e segredos vêm à tona.

Ryan Atwood é um adolescente problemático que sempre se mete em roubadas e uma dessas confusões acaba sendo detido pela polícia, onde ele conhece o advogado Sandy Cohen um advogado público idealista que evita que Ryan vá para a prisão, convida-o para viver em sua mansão.
Kirsten Cohen, a esposa perfeita de Sandy Cohen, não fica feliz com a mudança de Ryan para a sua casa. Sua maior preocupação é que o comportamento de Ryan afete seu único filho, o adolescente Seth Cohen, um sonhador ingênuo e apaixonado pela colega de escola, Summer Roberts, uma popular patricinha.







Enquanto isso, Marissa Cooper, a garota da casa ao lado dos Cohen e melhor amiga de Summer Roberts, namora o atleta de pólo aquático da escola Luke Ward e vive num mundo de fantasia e luxo. Até que seu pai, Jimmy Cooper, se envolve em um escândalo financeiro e perde todo o dinheiro da família. O mundo idealizado por Marissa cai em ruínas e sua mãe, Julie Cooper, uma mulher interesseira que só pensa em dinheiro, se encarrega de separar a família, que até então parecia "perfeita".
Ryan se vê envolvido na vida dos ricos e poderosos moradores de O.C e irá lutar constantemente contra o preconceito por sua origem humilde, os problemas de seus amigos e as dificuldades propriamente ditas pela idade.



Como marcou uma geração:

The O.C foi considerada uma série "inovadora" ao abordar um tipo de realidade um pouco mais violento dos jovens com o abuso de álcool e drogas abertamente, depressão, bullying e muitas brigas (Ryan de camiseta regata grudada branca ficava quase sempre suja de sangue em quase todos os episódios da primeira temporada).


A série influenciou uma geração inteira a seguir o seu estilo, a ouvir suas músicas e a batizar seus filhos como Ryan ( eu pelo menos conheço umas 4 garotas que fizeram essa homenagem) além do sonho de ganhar na loteria e passar a viver o sonho californiano.
Tudo isso se deve ao ambiente mágico criado pelo Josh Schwartz que tentou relatar um pouco da sua adolescência (Seth é inspirado nele) e conseguiu envolver todos os jovens com representatividade ( o nerd, a patricinha, o macho alfa e o herói incompreendido) fato esse que ajudou muito na divulgação da série, pena que não foi o suficiente para extensão do roteiro para outras temporadas.





Curiosidades:

1. The O.C virou uma série de livros (8 ao todo)
e tiveram um bom volume de vendas nos EUA. No Brasil ocorreu a publicação em 2006 pela editora Prestígio Editorial(uma pena que não ocorreu a publicação de todos os volumes em português).

2. No Brasil The O.C conquistou uma legião de fãs graças a transmissão pelo SBT no horário das tardes de sábado, alternando com a faixa matinal do domingo (modo onde conheci a série) e que não tinha nenhuma concorrência com os demais canais abertos.
3. Seth criou um feriado especial para o Natal unindo o Hanucá devido a sua origem mista (católico e judeu) e batizou de Natanukkah que virou febre entre os jovens da época de desejar um "Happy Christmukkah".


4. A série sofreu com os problemas da sua protagonista a atriz Mischa Barton que passou a faltar nas gravações, aparecia bêbada ou então sobre efeitos de alucinógenos. Esse comportamento rendeu a morte de sua personagem e consequentemente foi o último prego do caixão que enterrou a série.


5. Alguns locais dá série realmente existem e turistas do mundo inteiro costumam visitar esses cenários como o Redondo Beach Pier cenário oficial de todas as temporadas e que abriga o famoso café em que o nosso quarteto se reunia para conversar e arrumar muita confusão.






6. The o.c foi à porta de entrada para muitos atores inexperientes que hoje em dia dominam Hollywood, Ex: Chris Pratt, Paul Wesley, Lucy Hale, Nicki Reed, Shailene Woodley e o Cam Gigandet (grande vilão de The O.C e no primeiro filme da saga crepúsculo).



7. The O.C inspirou a criação de vários reality shows que "mostram" a vida dos ricos e famosos ( Hello Kim Kardashian, Wags, Rich Kids of... e Chelsea).



8. The O.C além de introduzir atores novos, acabou realizando o mesmo feito com bandas do cenário alternativo/indie internacional com apresentações recorrentes de "shows" que os jovens participavam ou então através de músicas intercaladas com as cenas que foram eternizadas nos cds lançados com o nome "The O.C Mix 1" ao "The O.C Mix 6" tendo ainda uma edição de Natanukkah.



Ficou com saudades das músicas? Da uma conferida nos links abaixo 😙

https://open.spotify.com/album/4ttkSoq4uoawALTcXoeYTs?si=yeGNMieaTzSjd9aUC9__wA

https://open.spotify.com/album/6NIY572otUHYWANBBa4fiq?si=5cw2GbcSRymNZQkqRJDrng


Não conhece à série e ficou com vontade de assistir?
As quatro temporadas foram incorporadas ao catálogo da Netflix ano passado em comemoração aos 10 anos do seu final.

Por Jaqueline Ribeiro 





2 comentários:

  1. Saudades do tempo de The O.C! Foi uma das melhores que vi.

    www.sramaia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The O.C foi uma grande inspiração para o meu crescimento como adolescente. Amo demais.

      Excluir