[Evento] Visita ao Grupo Editorial Record


Na última sexta-feira, dia 6 de Outubro, o Reino Literário Br, em conjunto dos demais blogs integrantes da Aliança de Blogueiros RJ, teve a oportunidade única de visitar as instalações do Grupo Editorial Record. Pudemos conhecer a gráfica (a Record é a única editoria nacional que possui uma linha de produção própria), acompanhamos a produção de um título que será lançado muito em breve e fizemos um pequeno tour pelos departamentos dos diferentes selos da editora. Sem contar, é claro, das novidades que venho compartilhar com vocês!

Todos nós da Aliança e as meninas da Record, Ana e Rafa. 
Primeiramente, a gráfica. Assim que você entra, é rodeado pelo som ensurdecedor das várias máquinas em ação (e muita poeira também, minha rinite deu uma reclamada básica, mas seguimos de bem com a vida) e desorientado por não conseguir se decidir para onde olhar primeiro. Durante a visita, vimos como é o processo da criação de um livro físico e, em questão, era um livro novo da Nora Roberts.

Aqui os livros já estão em seu processo final, de embalagem. 
Um dos primeiros processos para que ele se torne uma obra física. 
Alguma parte da impressão das páginas (pode ser que eu esteja levemente errado aqui, mas vamos abstrair e focar no fato de que isso gira impressionantemente rápido). 
Os rolos enormes onde os títulos ficam separados até que são postos nas máquinas para ganhar corpo. Eles ficam em imensas salas com proteção contra umidade onde é muito fácil se perder durante horas procurando histórias conhecidas. Essa é, inclusive, a única parte manual de todo o processo; as demais são todas feitas por máquinas e com índice baixíssimo de erros. 
Em seguida partimos para uma pequena apresentação de livros que tem feito grande sucesso e lançamentos que chegarão às livrarias muito em breve.

Uma biografia do George Lucas!!!
Quarto livro da série dos elementos da autora Brittainy C. Cherry.
Quarto livro da série Magisterium escrito à quatro mãos por Holly Black e Cassandra Clare.
Além desses tiveram mais alguns livros citados como Corte de Asas e Ruína (MARAVILHOSO!), o terceiro e último livro da Trilogia Conjurador do autor Taran Matharu, Todas as garotas desaparecidas da Megan Miranda, thriller que está sendo a grande aposta da editora para o final do ano e já tem recebido uma boa hype pelo booktube. Todos os mostrados e citados, se já não foram lançados, estão previstos para esse meio tempo até o fim do ano. 

Ademais, nos informaram também de uma contratação bombástica de uma autora que amo e que, como não sou bobo nem nada, vou guardar mais um pouquinho de segredo até amanhã para falar com mais detalhes. 

Todos ganhamos essa ecobag linda cheia desses mimos incríveis que as meninas separaram com muito carinho para a gente. 
E é isso! Foi minha primeira visita à uma sede de editora e não poderia ter sido mais especial. O esforço para que nos sentíssemos à vontade era visível e tornou o dia ainda mais marcante. Muito obrigado a todos da editora que nos receberam de braços abertos no seu cantinho secreto e especialmente à Ana e Rafa, pela oportunidade incrível. Espero que o caminhos de vocês, dentro e fora da editora, siga maravilhoso!

Lembrando que amanhã eu volto com um tiro bem difícil de segurar sozinho de uma autora que (aquela diquinha marota) esteve na Bienal do Livro desse ano! Não esqueçam de dar uma passada por aqui para saber. 

Nenhum comentário