[News]Semana da Crítica de Cannes seleciona filme brasileiro sobre as paixões e as dores do Centro de São Paulo

 

O filme Baby, do diretor mineiro radicado em São Paulo Marcelo Caetano (Corpo Elétrico), foi selecionado para a 63a Semana da Crítica, mostra paralela do Festival de Cannes 2024. É a estreia mundial do longa-metragem, que é o segundo dirigido por Caetano. Organizada pelo Sindicato Francês de Críticos de Cinema, a mostra competitiva reúne sete filmes de diretores de primeiro e segundo longa, escolhidos entre mais de 1000 inscritos. Baby é uma coprodução oficial (Brasil – França – Holanda) e contou com recurso públicos geridos pela ANCINE – Agência Nacional do Cinema e o apoio do Aide Aux Cinémas Du Monde, Centre National Du Cinéma Et de L’Image Animée e do Institut Français. Foi produzido com o apoio do HBF - Hubert Bals Fund do Festival de Roterdã e do NFF - Netherlands Film Fund. É uma coprodução da Spcine, Telecine, Canal Brasil e Vitrine Filmes, que também assina a distribuição. 


Depois de estrear seu primeiro filme, Corpo Elétrico, no Festival de Roterdã, Marcelo Caetano comemora a seleção para a Semana da Crítica, em Cannes. "Baby não poderia nascer em melhor lugar. A Semana da Crítica é a mostra dedicada aos diretores em primeiro e segundo longa. É um espaço para um cinema de invenção, para novas temáticas e linguagens. Alguns dos cineastas que mais me influenciaram foram descobertos pela Semana." 


O filme também marca mais um projeto de Marcelo rodado no Centro de São Paulo. "Baby é uma carta cheia de paixão e dor ao Centro de São Paulo, lugar que eu filmo há quinze anos, desde meus primeiros curtas-metragens. Em Baby, os personagens estão em constante movimento. Eles cruzam as ruas da cidade em busca de liberdade e da realização de seus desejos. É um filme antes de tudo sobre a cumplicidade e a amizade, em meio ao caos”, conta o diretor. 


Baby conta a história de uma paixão tumultuada, de uma amizade cheia de desencontros. “Os personagens principais se conhecem em um momento de abandono e formam uma nova família. Apesar das diferenças e dos atritos, eles se agarram um ao outro. É difícil dar um nome para a relação deles, é uma paixão meio doida, é também uma amizade cheia de desencontros. No fundo, os dois lutam para pôr fim à solidão que a vida impõe sobre eles”, revela Marcelo Caetano. No elenco principal estão João Pedro Mariano e Ricardo Teodoro que também conta com Ana Flavia Cavalcanti, Bruna Linzmeyer, Luiz Bertazzo, Marcelo Varzea, Mauricio de Barros, Patrick Coelho, Kyra Reis, Baco Pereira, Sylvia Prado, Ariane Aparecida, Victor Hugo Martins e Kelly Campello.  


Sinopse 


Logo após ser liberado de um Centro de Detenção para jovens, Wellington (João Pedro Mariano) se vê à deriva nas ruas de São Paulo. Durante uma visita a um cinema pornô, ele conhece Ronaldo (Ricardo Teodoro), um garoto de programa, que lhe ensina novas formas de sobreviver. Aos poucos, a relação dos dois se transforma em uma paixão cheia de conflitos, entre a exploração e a proteção, o ciúme e a cumplicidade.  


 Elenco 


João Pedro Mariano, Ricardo Teodoro, Ana Flavia Cavalcanti, Bruna Linzmeyer, Luiz Bertazzo, Marcelo Varzea, Mauricio de Barros, Kyra Reis, Patrick Coelho, Baco Pereira, Sylvia Prado, Ariane Aparecida, Victor Hugo Martins e Kelly Campello.   


Ficha técnica 


Diretor: MARCELO CAETANO 


Produtores Brasil: BETO TIBIRIÇÁ, IVAN MELO, MARCELO CAETANO 


Roteiro: MARCELO CAETANO, GABRIEL DOMINGUES 


Fotografia: JOANA LUZ, PEDRO SOTERO 


Montagem: FABIAN REMY 


Direção de Arte: THALES JUNQUEIRA 


Som: GRACIELA BARRAULT, LUCAS COELHO, MAX VAN DEN OEVER 


Figurino: GABRIELA CAMPOS 


Maquiagem: TATIANA MANFRIM 


Trilha Sonora Original: BRUNO PRADO, CAÊ ROLFSEN 


Produção Executiva: ANA RABELO 


Coprodutores França: JULIETTE LEPOUTRE, PIERRE MENAHEM, 


Coprodutores Holanda: STIENETTE BOSKLOPPER, MAARTEN SWART 


Produtoras: CUP FILMES, DESBUN FILMES, PLATEAU PRODUÇÕES 


Coprodutoras Internacionais: STILL MOVING (França) CIRCE FILMS, KAAP HOLLAND (Holanda). 


Coprodutores Brasileiros: SPCINE, TELECINE, CANAL BRASIL 


Uma distribuição: VITRINE FILMES 


 


Sobre Marcelo Caetano  


Mineiro radicado em São Paulo, Marcelo Caetano dirigiu o longa-metragem Corpo Elétrico, melhor filme brasileiro pela APCA em 2017, e as séries Hit Parade e Notícias Populares, ambas veiculadas pelo Canal Brasil. Trabalhou em diversas produções como assistente de direção e produtor de elenco, das quais se destacam Tatuagem, Bacurau, Aquarius e Boi Neon. Em 2009, Marcelo fundou a produtora Desbun Filmes.  


 


Sobre a produtora Cup Filmes 


Empresa sediada em São Paulo criada pelos irmãos Ivan e Ilaine Melo. Produziu entre outros, os longas Alvorada, de Anna Muylaert e Lô Politi (2021), Bob Cuspe, Nós Não Gostamos de Gente, de Cesar Cabral (2022), A Mãe, de Cristiano Burlan (2023). 


 


Sobre a produtora Plateau Produções  


Dirigida por Roberto Tibiriçá, desenvolve desde 1994 projetos culturais e audiovisuais – curtas, longas, documentários e obras de ficção, além de programas e séries para televisão. Suas produções e coproduções, dirigidas por realizadores como Manoel de Oliveira, Kiko Goifman, Claudia Priscilla e Marcelo Caetano, dentre outros, tem participado dos mais diversos e reconhecidos festivais nacionais e internacionais. Pela Plateau Produções, no âmbito das produções de obras cinematográficas de longa-metragem da produtora, destacam-se: Baby, de Marcelo Batista Caetano que terá première mundial no Festival de Cannes 2024; Tunga, o Esquecimento das Paixões (2018), documentário de Miguel De Almeida; Corpo Elétrico” (2017), ficção dirigida de Marcelo Batista Caetano; Não Estávamos ali para Fazer Amigos (2015), documentário com direção de Miguel de Almeida e Luiz R. Cabral, entre outros. 


Sobre a coprodutora Spcine  


Spcine é a empresa de cinema e audiovisual da cidade de São Paulo. É responsável pelo desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. O principal objetivo da Spcine é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do setor audiovisual da cidade e seu impacto em âmbito cultural e social. A Spcine é uma iniciativa da Cidade de São Paulo através da Secretaria Municipal de Cultura. 


 


Sobre o coprodutor Telecine   


Com 30 anos de programação dedicada ao cinema, o Telecine possui o maior catálogo de filmes do país, construído a partir de curadoria altamente especializada. O acervo contempla a pluralidade da indústria e reúne clássicos de grandes estúdios, do mercado independente e nacional; além de franquias de sucesso e lançamentos exclusivos. Ao longo dos anos, o Telecine ampliou a sua capilaridade de distribuição, permitindo que o assinante consuma em um só local o catálogo completo de filmes e acompanhe, em simulcasting, os seis canais lineares: Premium, Touch, Action, Pipoca, Cult e Fun. É assim que a marca especialista em cinema promove experiências para o público ter o ‘Seu Momento Cinema’ como, quando e onde quiser.   


 


Sobre o coprodutor Canal Brasil 


O Canal Brasil é, hoje, o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com 365 longas-metragens coproduzidos. No ar há mais de duas décadas, apresenta uma programação composta por muitos discursos, que se traduzem em filmes dos mais importantes cineastas brasileiros, e de várias fases do nosso cinema, além de programas de entrevista e séries de ficção e documentais. O que pauta o canal é a diversidade e a palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar. 


 


Sobre a coprodutora e distribuidora Vitrine Filmes  


Desde 2010, a Vitrine Filmes já distribuiu mais de 250 filmes e alcançou milhares de espectadores apenas nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019; O Processo, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e Druk: Mais Uma Rodada, de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro em 2021. 


Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas, está o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa e o Vitrine Lab, curso online sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021. A criação, em 2022, do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo e, finalmente, a Vitrine Produções, braço estratégico para o desenvolvimento, produção e coprodução de títulos próprios. Neste sentido, o primeiro lançamento da casa foi o documentário Amigo Secreto (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, e atualmente já conta com cinco projetos realizados e oito em desenvolvimento. 


 A Vitrine Filmes fechou o ano de 2023 com ótimos indicadores de retomada, alcançando os melhores resultados desde a pandemia. Entre as estreias do ano, estão filmes como Nosso Sonho, de Eduardo Albergaria, lançado pelo selo Manequim Filmes e que obteve a maior bilheteria entre os filmes nacionais do ano, com mais de 515.000 espectadores. Também figuram no catálogo anual a animação Perlimps, de Alê Abreu, o vencedor do Festival de Gramado, Noites Alienígenas, de Sérgio de Carvalho, e a indicação brasileira para o Oscar, Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, que fez mais de 80.000 espectadores em salas de cinema e é mais uma coprodução Vitrine Filmes. Mais de 20 filmes foram lançados pelo grupo no ano de 2023. 





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