[News]CCBB RJ recebe programação inédita sobre inovação e direitos sobre criações humanas



CCBB RJ recebe programação inédita sobre inovação e direitos sobre criações humanas




Dia Mundial da Propriedade Intelectual conta com palestras, desfile de moda sustentável, oficinas educativas e exposição de tecnologias brasileiras em 26 de abril



O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) realiza evento no Dia Mundial da Propriedade Intelectual, 26 de abril de 2024 (sexta-feira), com uma programação especial voltada para estimular a criatividade, a inovação e a proteção de direitos sobre as criações humanas. O tema do evento é “Propriedade Intelectual (PI) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Construir nosso futuro comum com inovação e criatividade”. A iniciativa é inédita e vai reunir diversas atividades, com entrada gratuita.

Ao longo de todo o dia, a área externa do CCBB receberá uma exposição de tecnologias desenvolvidas em algumas das principais universidades e centros de pesquisa do Brasil.

A programação inclui também um desfile de moda sustentável e duas oficinas: Jogo da Vida da PI (jogos de tabuleiro com monitoria) e Sons da Ciência - Uso de podcasts no processo de alfabetização científica.

Outras atividades são mesas-redondas e palestras sobre temas como transição energética, a importância da PI para o desenvolvimento sustentável sob a ótica da saúde, direitos dos povos indígenas, entre outros, que acontecerão na Arena do Espaço Conceito Banco do Brasil, no térreo do CCBB.

Os ingressos gratuitos para as mesas, palestras e oficinas podem ser retirados na bilheteria física ou online do CCBB 1h antes de cada atividade. Para a área externa, abertura e desfile não é necessária a retirada de ingressos.

O Dia Mundial da Propriedade Intelectual é promovido anualmente pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 2024, a entidade propõe que a sociedade repense o modo como vive, trabalha e se diverte, explorando como a PI pode impulsionar soluções inovadoras e criativas para a construirmos um futuro comum.

O evento do Dia Mundial da Propriedade Intelectual no CCBB RJ é promovido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela OMPI. A programação conta com a parceria dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), além do Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês).



PROGRAMAÇÃO

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro

Data: 26/04/2024, das 9h às 20h

Arena Espaço Conceito Banco do Brasil


9h30 - 10h

Abertura


10h – 10h50

Mesa Redonda – “Transição Energética e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”Mediadora: Adelaide Antunes (Academia de Propriedade Intelectual/Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI)
Palestrante: Suzana Borschiver (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ)


11h – 11h30

Palestra – “A importância da Propriedade Intelectual para o desenvolvimento sustentável sob a ótica da saúde”Palestrante: Pedro Duarte Caldas (Fundação Oswaldo Cruz)


11h40 – 12h30

Mesa Redonda - "Como as tecnologias desenvolvidas pelas ICTs podem ajudar no cumprimento dos ODS" (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ)Mediador: José Brant de Campos (UERJ)
Palestrantes: Rafael Pinho de Morais (UERJ)


12h30 – 14h

Intervalo para almoço


14h – 14h30

Workshop - “Propriedade Intelectual e Metas de Desenvolvimento Sustentável”Palestrante: David Kellis (United States Patent and Trademark Office)


14h40 – 15h30

Mesa Redonda - "Planejamento Urbano Sustentável: Soluções e Ações para a Cidade do Rio" (UFRJ)Mediador: Diego Allonso (UFRJ)
Palestrantes: Thereza Paiva (UFRJ) e Julia Zardo (Firjan)


15h40 – 16h30

Mesa Redonda - “Propriedade Intelectual, ODSs e direitos dos povos indígenas”Mediador: Daniel França Oliveira (Academia de Propriedade Intelectual/Instituto Nacional da Propriedade Industrial)
Palestrante: Fernanda Kaingang (Museu do Índio)


16h30 – 16h45

Encerramento


17h

Desfile de Moda Sustentável (UFRJ e PUC-Rio)




Espaço LAB Maker


10h, 11h, 12h, 14h e 15h

Oficina: Jogo da Vida da PI – Jogos de tabuleiro com monitoria (INPI)

Responsável: Patrícia Trotte, líder do Programa PI nas Escolas (INPI)

Lotação: 15 pessoas por horário


14h30 e 15h30

Oficina: Sons da ciência - Uso de podcasts no processo de alfabetização científica (UERJ)

Responsável: Cristiane Menezes Ferreira (UERJ)

Lotação: 15 pessoas por horário




Área Externa


Das 9h às 20h

Exposição de tecnologias promovida por Instituições de Ciência e Tecnologia (UFRJ, Fiocruz, UERJ)




PALESTRANTES



Adelaide Maria de Souza Antunes

Engenheira Química Msc., Dsc., MBA UFRJ, Pós Doc Instituto Francês de Petróleo, Profa Emérita UFRJ e Especialista Sênior da Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do INPI.



Fernanda Kaingang

Advogada indigena, é doutora pela Universidade de Leiden (Bélgica) e é diretora do Museu do Índio.



Daniel França Oliveira

Pesquisador em propriedade industrial no INPI, é doutor em relações internacionais pela PUC-RIO, é professor do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual da Academia do INPI, e é membro da Rede de Apoio aos Guardiões dos Saberes Biodiversos (RAGU).



David Kellis

David Kellis é bacharel em engenharia mecânica pela Brigham Young University e mestre em administração pela University of Colorado–Boulder e formado pela pela Harvard Law School. Atualmente, é o diretor principal em assuntos relacionados à proteção e aplicação de direitos de PI nas embaixadas e consulados dos EUA na Argentina, Brasil, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela. Suas funções incluem defender os interesses de PI dos EUA no exterior, promovendo altos padrões de proteção e aplicação de PI na região; ajudar empresas dos EUA; aconselhar funcionários do governo dos EUA em questões de PI; educar funcionários de governos estrangeiros, estudantes, empresários e representantes empresariais sobre questões de PI; e realização de programas de conscientização pública.



Diego Allonso

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (2008), mestrado (2010) e doutorado em Ciências Biológicas - Biofísica (2014) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche no Instituto de Medicina Tropical Pedro Kouri, em Havana, Cuba. Realizou estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ e integrou o corpo técnico-científico da Biozeus Biopharmaceutical SA, onde atuou como Analista de Projetos em Novos Fármacos. Atualmente, é Professor Adjunto, Chefe do Departamento de Biotecnologia Farmacêutica (BIOTECFAR) da Faculdade de Farmácia da UFRJ, Vice-Coordenador do InovaCCS e Líder do Grupo de Pesquisa em Biotecnologia Aplicada a Doenças Infecciosas. Possui experiência em Virologia, Biotecnologia, Bioquímica de Proteínas, Biologia Molecular, com ênfase em expressão heteróloga de proteínas em diferentes sistemas (Escherichia coli, Pichia pastoris e Drosophila melanogaster, BHK-21), desenvolvimento de linhagens celulares recombinantes estáveis, desenvolvimento de novos fármacos e caracterização estrutural e funcional de proteínas. Suas linhas de pesquisa envolvem: (i) estudo glicofenotípico e glicometabólico da infecção pelo vírus Chikungunya (CHIKV) e Sars-Cov-2, (ii) triagem e seleção de compostos antivirais para conter a infecção pelo CHIKV e Sars-Cov-2, e (iii) desenvolvimento de biofármacos inovadores para o tratamento de infecções bacterianas.



Maria Cristina Ferreira dos Santos

Professora Associada do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ. Licenciada em Ciências Biológicas (UERJ), Mestre em Ciências Biológicas (UFRJ) e Doutora em Educação (UFF), leciona na Educação Básica, Graduação e Pós-graduação na UERJ.



Julia Zardo

Graduada em Jornalismo pela PUC-RJ, possui mestrado em Mídia e Mediações Sócio-Culturais e doutorado em Políticas Públicas pela UFRJ. Atualmente é Head de Ecossistemas para Inovação da Firjan.



Patrícia Trotte

Chefe da Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa da Academia de PI, Inovação e Desenvolvimento do INPI e Coordenadora do Programa PI nas Escolas. Licenciada em Matemática e Mestre em PI e Inovação pela Academia do INPI. Desenvolve trabalhos de pesquisa relacionados à educação em propriedade intelectual.



Pedro Duarte Caldas

Mestre em Inovação Tecnologia e Propriedade Intelectual pelo INPI (2018), possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Publicidade e Propaganda nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA). Possui experiência nas áreas de Biologia e Comunicação, com ênfase na divulgação da cultura de inovação, transferência de tecnologia e propriedade intelectual. Atuou no Nit-Rio (Núcleo de Inovação Tecnológica vinculado ao MCTI) estimulando a divulgação de tecnologias/ serviços e competências de Unidades de Pesquisas para setor produtivo. Na Redetec atuou no gerenciamento de projetos relacionados ao fomento de inovação no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, atua na Fiocruz na área de prospecção de parcerias e negócios na Coordenação de Gestão Tecnológica (Gestec), da Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde da Fundação.



Rafael Pinha de Morais

PhD em Economia pela Toulouse School of Economics e bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE-UERJ) e professor pesquisador do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PPGCE-UERJ)



Suzana Borschiver

Engenheira Química, Prof Titular da Escola de Química da UFRJ, com doutorado em engenharia de processos químicos e bioquímicos e pós-doutorado empresarial na área de gestão e inovação tecnológica. Autora de diversos livros e artigos relacionados a Roadmap Tecnológicos, Economia Circular e Inovação. Orientadora de mais de 70 teses de Mestrado e Doutorado e consultora e coordenadora de trabalhos e estudos nacionais e internacionais, Especialista em Gestão da Propriedade Intelectual. Coordenadora do NEITEC- Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos e conselheira do CNPE- Conselho Nacional de Políticas Energéticas do MME.



Thereza Cristina de Lacerda Paiva

Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1999). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Assessora da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro (SMCT). É co-fundadora e coordenadora do Tem Menina no Circuito, uma iniciativa para atrair meninas para as ciências exatas.



SOBRE O CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e pensamento. Em 34 anos de atuação, foram mais de 2.500 projetos oferecidos aos mais de 50 milhões de visitantes. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes.

SERVIÇO

DIA MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

26 de abril de 2024

Das 9h às 20h

Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita

Ingressos:

Para mesas, palestras e oficinas – disponibilizados na bilheteria física ou pelo site do CCBB - bb.com.br/cultura, 1h antes de cada atividade.

Para atividades na área externa, abertura e desfile não é necessário retirar ingresso.

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro – RJ

Informações: (21) 3808.2020 | ccbbrio@bb.com.br

Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h. Fechado às terças-feiras.

Siga nossas redes sociais:

x.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj | tiktok.com/@ccbbcultura



Assessoria de Imprensa INPI:
Natália Calandrini / Marcelo Chimento

Nenhum comentário