[News]MÚSICA DAS ESFERAS: MIMI E O BAÚ MÁGICO | MIS APRESENTA SESSÃO ESPECIAL COM BATE-PAPO SOBRE ANIMAÇÃO BRASILEIRA

 

MÚSICA DAS ESFERAS: MIMI E O BAÚ MÁGICO | MIS APRESENTA SESSÃO ESPECIAL COM BATE-PAPO SOBRE ANIMAÇÃO BRASILEIRA
Com patrocínio da Petrobras, curta de animação é produzido pela BUMMUB e co-produção Tortuga




São Paulo, 15 de abril de 2024 – No próximo sábado, dia 20 de abril, acontecerá uma sessão especial seguida de debate do curta-metragem de animação brasileiro MÚSICA DAS ESFERAS: MIMI E O BAÚ MÁGICO, dos diretores e roteiristas Marco A. R. Alves, Luiz César Arashiro e Fernando Uehara, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo.



Incentivado pela instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, o evento começa às 16h e será gratuito ao público, sendo uma ótima oportunidade de quem quiser assistir ao curta na tela grande e acompanhar o debate com os diretores e roteiristas Marco A. R. AlvesLuiz César Arashiro Fernando Uehara da BUMMUBFernando Alonso, produtor, roteirista, diretor e sócio fundador da Tortuga Studios José Augusto Mannis, compositor da trilha sonora. A mediação será da jornalista e crítica de cinema, especializada em curtas, Clarissa Kuschnir.
 
MÚSICA DAS ESFERAS: MIMI E O BAÚ MÁGICO
SESSÃO + DEBATE
Data: 20 de abril de 2024 (sábado)
Horário: 16h às 17h
Endereço: Avenida Europa, 158 | Bairro: Jardim Europa | São Paulo
Ingressos: Gratuitos e retirados com 1 hora de antecedência (15h) na bilheteria do MIS.


Na trama, Seu Godofredo tem visita importante: hoje, sua neta Lalá, de 6 anos, vem visitá-lo. A mãe de Lalá encosta o carro na frente da casa e Lalá, carregando seu gato Mimi, corre para encontrar o avô. Indiferente ao seu Godofredo e à sua tutora Lalá, o gato Mimi explora a sala misteriosa até encontrar um velho e pequeno baú aberto. Dentro dele: um chapéu palheta, uma camisa listrada, uma fita amarela... Mimi, que, como qualquer gato curioso, pula pra dentro e inesperadamente, algo incrível começa a acontecer.
 
Após passear com Mimi pelo sistema G, o baú afasta-se da órbita do cometa e viaja em direção ao sol. Os planetas ficam pra trás. Os timbres, as harmonias, os tempos, as proporções, tudo se revela no movimento ordenado dos astros.

Com patrocínio da Petrobras, o curta MÚSICA DAS ESFERAS: MIMI E O BAÚ MÁGICO foi produzido pela BUMMUB e a co-produção é da Tortuga Studios. Com um contrato de interesse de veiculação pela TV Cultura, para virar uma série, MÚSICA DAS ESFERAS, atualmente busca parcerias para ser viabilizada.

Quem quiser pode visitar o site oficial do projeto (www.musicadasesferas.art.br), no qual os internautas poderão, além de assistir ao filme de forma linear e por planetas, fazer uma viagem sonora interativa pelo Sistema G.

No portal MÚSICA DAS ESFERAS estarão disponíveis a contação de histórias com realidade aumentada E-Shibai, financiada pelo Edital Proac Expresso 29/2020, e a cartilha de atividades, fruto da Chamada Petrobras Cultural para Crianças – Animação Infantil, na qual Música das Esferas foi selecionado entre 459 projetos.

Falando em canções, o roteiro do Planeta Vocal foi inspirado pela música "A Chamada" do cantor e compositor Milton Nascimento. O desenho de som e a espacialização foram criadas pelos músicos Janete El Haouli, Dino Vicenti e Gustavo Rocha, orquestrados por José Augusto Mannis, professor pleno no Instituto de Artes da Unicamp. O resultado final foi mixado e masterizado em Dolby Atmos.

 
.: REDES SOCIAIS :.
 
#MusicaDasEsferas #MimiEoBauMagico
@petrobras @petrobrascultural

_______________________________________
 
MÚSICA DAS ESFERAS: MIMI E O BAÚ MÁGICO
Brasil | 2024 | 18 min. | Animação

Título Original: Música das Esferas: Mimi e o Baú Mágico
Direção: Marco A. R. Alves, Luiz César Arashiro, Fernando Uehara
Roteiro: Marco A. R. Alves, Luiz César Arashiro, Fernando Uehara
Produção: Marco A. R. Alves, BUMMUB
Co-Produção: Fernando Alonso, Nelson Botter, Tortuga Studios
Ideia Original: Marco A. R. Alves
Direção de Arte: Fernando Uehara
Animação: Split Studio
Composição Musical e Desenho de Som: José Augusto Mannis, Janete El Haouli, Dino Vicente, Gustavo Rocha
Patrocínio: Petrobras

Sinopse: Um baú mágico leva Mimi para uma viagem ao Sistema G. Passeando pelos 4 planetas – Percussão, Sopros, Cordas e Vocal – o viajante aprenderá de forma lúdica e intuitiva, conceitos musicais que o farão descobrir como chamar a atenção de sua tutora Lalá.

  
_______________________________________

Convidados do BATE-PAPO:

Marco A. R. Alves
Sócio fundador do BUMMUB. Estúdio de Design especializado em comunicação visual de exposições, ambientação corporativa, design gráfico e outros projetos especiais. Formado em arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo/1996. Desenvolve exposição fotográfica como tese de graduação tendo como tema o resgate de sensações da infância diante da arquitetura dos antigos casarões do bairro do Ipiranga de São Paulo/1996; 1º lugar no concurso “Natal na Vitrine” do Shopping Center Paulista/1992; Medalha de Prata no “3-Dimensional Awards” da Art Directors Club NY/USA/1992; Menção Honrosa no “3-Dimensional Awards”da Art Directors Club NY/USA/1991; 1º lugar no Concurso de Cartazes “Equador’90”FAUUSP/1990; Estágio na Espaçoeste Design desenvolvendo projetos gráficos/cenográficos/1989; Participa da Exposição Fotográfica “A escala da Arquitetura” FAUUSP/1989; Produção de Show do cantor e compositor Flávio Venturini no Teatro Municipal de Santo André/1988;

Fernando Uehara
Formado em arquitetura e sócio da BUMMUB que foi fundado em 1996, com uma proposta de atuação multidisciplinar e que desenvolve projetos para diversas áreas do corporativo e da cultura, destacando-se pela diversidade de linguagens na elaboração dos projetos. Dos projetos corporativos, destaca-se o conceito das Casas Natura: tendo elaborado os primeiros projetos na Cidade do México (México), Buenos Aires (Argentina) e em Campinas, em São Paulo. Na área da cultura, desenhou várias exposições nas principais instituições e espaços culturais do país, entre eles o projeto do novo Museu da Imigração do Estado de São Paulo e do Espaço Horizontes na Fazenda da Toca do empresário Abílio Diniz.

Luiz César Arashiro
Arquiteto de informação, redator, argumentista/roteirista. Formado em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP), acompanhou a digitalização do processo criativo no mercado brasileiro, desde as primeiras estações Apple instaladas nas agências publicitárias, no final da década de 1980, pela Editora Gráficos Burti, passando pela conceituação dos projetos de informatização da W/Brasil e Salles Interamericana. Participou da concepção, implantação e operação de três projetos inovadores (Casa do Vaticano, bureau avançado de tratamento de imagem e multimídia, e da Transburti Network, primeira rede B2B publicitária, ambas iniciativas do Grupo Burti; e da agência publicitária virtual 24\7 Inteligencia Digital, empresa do Grupo ABC). Desenvolveu e implementou, por intermédio de sua empresa Desígnio Arquitetura de Informação, projetos de e-learning para a Arthur Andersen, e os websites Brasil e América Latina para a Kyocera Wireless.

Fernando Alonso
Produtor, produtor executivo, roteirista e diretor nas produtoras Tortuga Studios e Iron Chest Production em que encabeça vários processos de criação e desenvolvimento de diversos projetos. Além disso, faz parte do Conselho Nacional e Regional (SP) da BRAVI e é membro da Academia Brasileira de Cinema. Entre as criações da Tortuga e da Iron Chest figuram - ou já figuraram - na Disney Channel, Disney Plus, Netflix, TV Cultura, TV Rá Tim Bum, Nickelodeon, History Channel, entre outros. Desde 2010 participa de diversos eventos importantes do audiovisual, como Festival de Cinema de Cannes, MIPCOM Cannes, MIP JR Cannes, Kidscreen, Anima Mundi e Rio Content Market (atual Rio 2C), onde participa como player de mercado, em que recebe diversos projetos e players do setor.

José Augusto Mannis (Sound Design – Trilha Sonora)
Graduação: Faculdade de Engenharia Industrial (FAC) (Engenharia Elétrica), Instituto de Artes da UNESP (IAP) (Composição e Regência), Conservatoire National Superieur de Musique et Danse de Paris (Composição de música eletroacústica e Pesquisa musical), Mestrado em Música pela Université de Paris VIII (1988) e Doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música contemporânea, composição (música)-século XX, composição (música)-século XXI, sonologia (música), engenharia de áudio, acústica musical e documentação musical.

Clarissa Kuschnir (Mediadora)
Bacharel em comunicação social com ênfase em jornalismo, com cursos de extensão universitária pela ECA-USP, especializados em cinema. Atua como jornalista, crítica de cinema, curadora, parecerista e júri em festivais.  Como jornalista passou pelas revistas Sci-Fi News e Sci- Fi News Cinema, VER VIDEO e Preview.  Foi colunista de cinema e de lançamentos de DVD nos sites Digestivo Cultural e DVD Magazine. Atualmente escreve e faz curadoria de curtas, para o site Vertentes do Cinema. Atuou também como assessora e produtora no Projeto Cinemagia, onde levava cinema para diversos hospitais públicos e privados de São Paulo, além de sessões, na Penitenciária Feminina da Capital. Como assessora de imprensa trabalhou nas distribuidoras: Focus Filmes, Flashstar e na plataforma de vídeos on demand Looke. Fez parte de diversas comissões como parecerista entre Prodecine5/2016 e ProAC. Como curadora, fez parte da comissão de seleção de curtas-metragens dos festivais: Cine Paraíso 2017 e 2018, Fest Aruanda 2017, 2018 e 2019 e Festival Digital Curtas Campos de Jordão 2021 e de longas do FestCimm- Festival de Cinema no Meio do Mundo, edição 2022. Nesse mesmo ano, também esteve à frente como produtora executiva do curta “A Sombra da Terra”, de Marcelo Domingues.

Nenhum comentário