[News]Coordenadores do Programa de Residência e Intercâmbios do Hub Cultural Porto Dragão participam da pré-estreia da Bienal de Veneza

 Coordenadores do Programa de Residência e Intercâmbios do Hub Cultural Porto Dragão participam da pré-estreia da Bienal de Veneza



Eduardo Bruno coordenação pedagógica

 Eduardo Bruno e Waldírio Castro acompanham Ziel Karapotó, interlocutor de duas edições do programa e artista convidado para expor no pavilhão brasileiro do evento 

Marcada para os dias 17, 18 e 19 de abril, a pré-estreia da Bienal de Veneza contará com a presença de dois representantes do Programa de Residência e Intercâmbios (PRIS) do Hub Cultural Porto Dragão – equipamento da Rede Pública de Espaços Culturais (Rece) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). O programa é realizado em parceria com a Plataforma Imaginários. Com apoio do Instituto Dragão do Mar, os coordenadores pedagógicos Eduardo Bruno e Waldírio Castro acompanham Ziel Karapotó, interlocutor de duas edições do programa e artista convidado para expor no pavilhão brasileiro da Bienal durante os três dias dedicados a debates e trocas de experiências entre artistas, curadores e convidados da maior e mais antiga Bienal do mundo. 

Esta é a primeira vez que representantes do Programa de Residência e Intercâmbios participam da programação da Bienal de Veneza, que está na 60ª edição e tem como tema norteador em 2024 “Stranieri Ovunque” (“Estrangeiros por toda parte”). Para Eduardo Bruno, o diálogo com representantes da arte de outras partes do mundo traz novas possibilidades para o programa do Hub Cultural Porto Dragão. “Compartilhar a experiência de intercâmbios culturais que já criamos entre artistas cearenses e de outros estados do Brasil nos permite expandir o alcance do que está sendo produzido em conjunto, além de nos dar a possibilidade de abrir caminhos para intercâmbios com artistas de outros países”, afirma o coordenador do programa. 

Interlocutor das edições de 2020 e 2023 do PRIS com artistas residentes do programa, o multiartista originário da comunidade Karapotó em Alagoas, Ziel Karapotó, será um dos representantes brasileiros na mostra da Bienal. O artista apresentará a obra “Cardume II”, que tem como objetivo provocar no público a imersão para um campo de conflito, de tensões e de luta para o estar vivo, evocando relações e reflexões sobre os processos genocidas e etnocidas que se mantém e se atualizam há 524 anos. “A obra Cardume II é, acima de tudo, sobre a força originária, nossa existência e resistência diante das violências que sofremos”, explica Karapotó.

SOBRE O PRIS 


O Programa de Residências e Intercâmbios (PRIS) traz como proposta criar diálogos entre profissionais da cultura a partir de uma perspectiva conceitual trans/a/pós disciplinar de pensamento em arte. No contexto das criações em poéticas contemporâneas, as fronteiras entre os conhecimentos artísticos estão cada vez mais dissolvidas e as bordas e extremidades das linguagens têm sido campo fértil para as investigações, criações e pesquisa em arte. Com isto, as possibilidades de criação que operam no hibridismo e nas encruzilhadas forjam encontros possíveis entre os distintos campos da arte. Conceitualmente, a residência se apropria da ideia de Código Aberto, para provocar um pensamento de criação em arte apoiado na experiência compartilhada e na troca.


SOBRE O HUB CULTURAL PORTO DRAGÃO 


O Hub Cultural Porto Dragão integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece), tem foco no processo de conexão entre os agentes artísticos e criativos para o desenvolvimento da economia da cultura cearense. Gerido por meio de uma parceria entre Secretaria da Cultura do Ceará e Instituto Dragão do Mar, realiza e desenvolve atividades de produção de conteúdo, difusão e circulação artística e cultural, atuando no planejamento de ações de formação, conhecimento, profissionalização, fomento, acessibilidade e inovação. 

FOTOS 

https://drive.google.com/drive/folders/16aMtiOkO6nKIs5o3nWJCz9o5XmCTc_K2 


Lia De Carli
Coordenação de Comunicação - Hub Cultural Porto Dragão 

Nenhum comentário