[News]Maracatu Ventos de Ouro lança ciclo de oficinas gratuitas de confecção de instrumentos e adereços

 Maracatu Ventos de Ouro lança ciclo de oficinas gratuitas de confecção de instrumentos e adereços 




Entre os meses de maio e junho o grupo realiza oficinas de confecção dos instrumentos Agbê e Alfaia e adereços tradicionais do maracatu.


O grupo Maracatu dos Ventos de Ouro, que tem como objetivo valorizar, difundir e expandir a tradição cultural do maracatu de baque virado, por mais um ano consecutivo abre inscrições para o seu ciclo de oficinas de instrumentos e adereços do maracatu. O público geral tem até 30 de abril para pleitear uma das 10 vagas que serão disponibilizadas, neste linkhttps://linktr.ee/maracatuventosdeouro. As oficinas acontecem no Instituto Federal da Bahia - IFBA.


Das 10 vagas disponibilizadas para cada oficina, 80% são reservadas para pessoas negras e indígenas e 20% para pessoas brancas e amarelas. As pessoas selecionadas serão comunicadas através do e-mail com orientações para sua participação. Para a oficina de Agbê, uma taxa de R$30,00 será cobrada para a manutenção dos instrumentos do grupo. Os cursos serão ministrados pela mestra do Maracatu Ventos de Ouro, Josy Garcia.


O ciclo de oficinas do grupo é todo conectado, já que os instrumentos e adereços produzidos nas primeiras oficinas, farão parte do acervo Maracatu Ventos de Ouro, para serem usados de forma coletiva nas atividades, ensaios e oficinas de introdução ao maracatu, que acontecem na sequência das oficinas de confecção. “Nas aulas as pessoas criam uma outra relação com os instrumentos, com a história dos instrumentos e os fundamentos do maracatu de baque virado, porque ao longo daquele momento vamos conversando e aprendendo muita coisa para além da confecção dos instrumentos”, explica a mestra Josy Garcia.


O projeto Maracatu Ventos de Ouro foi contemplado pelo edital Gregórios - Ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, e tem o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA.


SERVIÇO:


O QUE: Ciclo de oficinas gratuitas de confecção de instrumentos e adereços 

QUEM: Grupo Maracatu Ventos de Ouro

QUANDO: 01/05 à 15/06 

ONDE:  Instituto Federal da Bahia - IFBA -  Av. Araújo Pinho, nº39, Canela.

QUANTO: Gratuita & R$30,00 para a oficina de agbê.

Nenhum comentário