[News] SESSÃO VITRINE PETROBRAS LANÇA NADA SERÁ COMO ANTES EM TODO O BRASIL


 
                            Trailer:



 
Um dos formatos mais originais e premiados para lançamento de produções nacionais, a SESSÃO VITRINE PETROBRAS já tem seus dois próximos lançamentos divulgados NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA, de Ana Rieper, que tem codistribuição da Lira Filmes e estreia no próximo dia 28 e o premiado longa SEM CORAÇÃO, de Nara Normande e Tião, que será lançado em 18 abril pelo projeto. 

NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA, mergulha na musicalidade de um excepcional time de músicos para entender como referências musicais diversas, e influências de paisagens, história e poesia refletiram em cada um deles e na música atemporal que criaram.

O Álbum Clube da Esquina é considerado por muitos críticos musicais um dos melhores de todos os tempos. Milton Nascimento, Lô Borges, então com 16 anos, e músicos do porte de Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Beto Guedes, Robertinho Silva, Flavio Venturini, Wagner Tiso, Marcio Borges, criaram uma sonoridade única, que ajudou a revolucionar a música brasileira e mundial. 

A estreia do documentário integra a Sessão Vitrine Petrobras. Criado pela distribuidora Vitrine, o projeto ganhou o patrocínio da Petrobras quando relançado no final do ano passado com o intuito de levar aos cinemas um longa por mês. Desde então, o projeto passou a ser permanente, num circuito diversificado de cinemas, contemplando  20 ou mais cidades no país.

Silvia Cruz, sócia-fundadora da Vitrine Filmes, conta que “é uma alegria ter um documentário musical sobre um dos mais originais e geniais grupos da música brasileira na SESSÃO VITRINE PETROBRAS, contribuindo para honrar o legado do Clube da Esquina e preservar sua contribuição para a história da Música Popular Brasileira e também do cinema nacional”.

Após ter participado da seleção do Festival do Rio e da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, NADA SERÁ COMO ANTES – A MÚSICA DO CLUBE DA ESQUINA chega aos cinemas dia 28 de março em 20 cidades – Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Niterói, Palmas, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.

Como parte da estratégia da SESSÃO VITRINE PETROBRAS de fomentar o interesse do público pelo cinema brasileiro, o documentário terá sessões de pré-estreia com debates em várias capitais nos próximos dias. Confira a agenda de eventos a seguir:

Porto Alegre: 22/03, às 19h30 - Pré-estreia com debate na Cinemateca Paulo Amorim, com a presença da diretora Ana Rieper

São Paulo: 27/03, às 20h - Pré-estreia com debate no Espaço Itaú Frei Caneca, com a presença da diretora Ana Rieper e Toninho Horta

Caxias do Sul: 27/03, às 19h30 - Pré-estreia na sala de cinema Ulysses Geremias

Recife: 28/03, às 19h - Pré-estreia no Cinema da Fundação Porto, com a presença da diretora Ana Rieper

29/03 - Lançamento do novo episódio do Videocast A DOBRA com Ana Rieper e Toninho Horta no canal do youtube da Vitrine Filmes e no Spotify:

https://www.youtube.com/@vitrine_filmes

https://open.spotify.com/show/0irXpuP75ShoH6gyP6jRFS

NADA SERÁ COMO ANTES - A música do Clube da Esquina

Brasil, 2023, 79 min

Sinopse: O filme mergulha na musicalidade de um excepcional time de músicos - Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e outros - para entender como referências musicais diversas, e influências de paisagens, história e poesia refletiram em cada um deles e na música atemporal que criaram.


Ficha técnica

Direção e roteiro: Ana Rieper

Direção de fotografia: Jacques Cheuiche, ABC

Montagem: Pedro Asbeg | André Sampaio

Consultor Musical: Charles Gavin

Produção Artística: José Roberto Borges

Pesquisa de Imagem: Antônio Venâncio

Produção executiva: Suzana Amado

Direção de Produção: Maria Bulcão

Colaboração de roteiro: Marcio Borges

Edição de Som: Maria Muricy, ABC

Som direto: Valéria Ferro

Mixagem: Cristiano Scherer

Elenco: Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso, Toninho Horta, Ronaldo Bastos, Flavio Venturini, Marcio Borges, Murilo Antunes, Tavinho Moura, Nivaldo Ornellas, Robertinho Silva, Novelli, Nelson Ângelo, Luiz Alves, Duca Leal, Telo Borges, Marilton Borges, Paulinho Saturnino, Beto Lopes, Paulo Vilara 

Coprodução: Canal Brasil

Distribuição Lira Filmes e Vitrine Filmes (Sessão Vitrine Petrobras)


Sobre o Patrocínio
A Petrobras é uma empresa que tem como parte de sua história o apoio contínuo à Cultura, iniciado há mais de 40 anos. O Programa Petrobras Cultural contribui ativamente para o desenvolvimento do setor, por meio de seleções públicas e projetos convidados, mantendo presença e diálogo com a sociedade. Nessa trajetória, a retomada da parceria com o projeto Sessão Vitrine Petrobras marca uma nova fase do Programa, de apoio a grandes projetos. Além da Sessão Vitrine, a empresa está também presente no segmento audiovisual em projetos como a Mostra Internacional de Cinema de SP, na Mostra de Cinema de Gostoso no Rio Grande do Norte e no Festival de Cinema de Vitória. O Programa Petrobras Cultural se encontra em reformulação e irá divulgar mais novidades em breve.


Sobre a Vitrine Filmes
​​A Vitrine Filmes, desde 2010, já distribuiu mais de 200 filmes e alcançou milhares de espectadores apenas nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos estão "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2019; "O Processo", de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e "Druk: Mais Uma Rodada", de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021.

Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas, o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas-metragens na Europa; o Vitrine Lab, curso online sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021; a Vitrine Produções, para o desenvolvimento e produção de títulos brasileiros; e, em 2022, a criação do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo. Na produção, o primeiro lançamento, "Amigo Secreto" (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, teve mais de 15 mil espectadores no Brasil. 

Em 2023, a Vitrine Filmes apresenta ainda mais novidades para a produção e distribuição audiovisual. Entre as estreias do ano estão a animação “Perlimps”, de Alê Abreu, “Nosso Sonho”, de Eduardo Albergaria, do selo Manequim Filmes; o vencedor do Festival de Gramado, "Noites Alienígenas", de Sérgio de Carvalho e a indicação brasileira para o Oscar “Retratos Fantasmas”, de Kléber Mendonça Filho, com coprodução Vitrine Filmes.

Sobre a Sessão Vitrine Petrobras

A Sessão Vitrine é um projeto inovador de distribuição coletiva de filmes brasileiros. Com um lançamento mensal, seu principal objetivo é a formação de público, promovendo a democratização do cinema nacional. Com ingressos a preços reduzidos, a Sessão Vitrine já alcançou 250 mil espectadores nos cinemas e conquistou diversos prêmios no Brasil. Possui uma rede de cinemas parceiros com mais de 30 salas em, pelo menos, 15 estados e, através das plataformas digitais. A curadoria da Sessão Vitrine Petrobras é feita pela criadora do projeto e da Vitrine Filmes, Silvia Cruz, em parceria com a curadora Talita Arruda e Débora Butruce, esta responsável pelos filmes de patrimônio. A proposta curatorial do projeto é feita priorizando filmes brasileiros e coproduções internacionais que despertem interesse no público, seja pela inovação do seu processo criativo, pelo seu viés autoral ou pela sua qualidade e originalidade ao se posicionar propositadamente diante de aspectos da nossa cultura. A escolha dos filmes visa também abraçar temáticas, gêneros e propostas estéticas diferentes e produções de diversos estados brasileiros, proporcionando uma programação diversificada para o público em geral. Segundo Silvia Cruz, "depois de seis anos, a Petrobras volta a adotar a Sessão Vitrine. Isso representa a retomada do olhar das políticas públicas para a cultura brasileira. É um indício de um novo capítulo do cinema brasileiro representado pela Sessão Vitrine, um catalisador da diversidade formal e temática do cinema feito no Brasil".




Nenhum comentário