[News] Celebrando a pluralidade do viver de arte, Hub Cultural Porto Dragão realiza lançamento da nova temporada da websérie Nós no Batente em Quixadá e Quixeramobim

 Celebrando a pluralidade do viver de arte, Hub Cultural Porto Dragão realiza lançamento da nova temporada da websérie Nós no Batente em Quixadá e Quixeramobim




Com 8 episódios, a temporada faz parte da ação Circuito Sertão Central e narra as diferentes trajetórias de artistas de sete municípios da macrorregião. Os episódios serão lançados simultaneamente no Youtube



A websérie Nós no Batente chega à sua 5ª temporada com uma nova proposta: descentralizar a circulação da arte produzida no Ceará e fortalecer iniciativas culturais que acontecem fora da capital do estado, mais especificamente na macrorregião do Sertão Central. Com isso, o Hub Cultural Porto Dragão - equipamento da Rede de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) - convida o público para acompanhar o lançamento da nova temporada nos dias 27 e 28 de março, a partir das 19h


Na quarta-feira (27/3), a estreia acontece em Quixadá, na Casa de Saberes Cego Aderaldo. Já na quinta-feira (28/3), é a Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, que recebe o evento. 


Sete municípios da região foram palco das gravações da série documental que busca celebrar e refletir sobre a pluralidade do viver de arte, apresentando grupos de arte e cultura do Ceará, suas histórias, perspectivas e trajetórias. 


Em 8 episódios, conhecemos melhor os trabalhos desenvolvidos por Mestra Dadá (Quixeramobim), Coletivo Cotinha de Teatro (Banabuiú), Mestre Vamirez (Senador Pompeu), Família Rabelo (Quixeramobim), João Capoeira e Mestre Edvaldo (Quixadá), além dos festivais de rock do território, como o Festival Madarock (Madalena), Humaitá Festival (Senador Pompeu), o PedraRock (Pedra Branca), o  Backwoodsrock (Solonópole) e o Praça é Rock (Quixadá).


Os episódios também serão lançados, a partir das 19h, no Youtube do Porto Dragão.


Descentralizar e fortalecer


A nova temporada do Nós no Batente faz parte do Circuito Sertão Central, uma ação do Hub Cultural Porto Dragão, que compõe uma série de atividades voltadas para a descentralização da cultura no Ceará e para o fortalecimento da cena artística e da economia criativa da macrorregião do Sertão Central cearense.


A iniciativa fortalece a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Casa de Saberes Cego Aderaldo e a Casa de Antônio Conselheiro, equipamentos culturais geridos pelo Instituto Dragão do Mar no território.


Durante o ano de 2023, além da gravação da websérie, foram realizados cursos do Faz a Cena, programa de formação em áreas técnicas, sobre Elaboração de Projetos Culturais e Prestação de Contas. A atividade aconteceu em Quixadá, com as facilitadoras Juliana Tavares e Ivina Passos. Também foi realizada a 4ª edição do Seminário Jornada de Pensamento, em Quixeramobim, com o tema "Sertões Criativos: Territórios e circuitos culturais". Com curadoria da Profa. Dra. Luciana Guilherme, a edição buscou debater, entre rodas de conversa e grupos de trabalho, sobre caminhos e possibilidades de desenvolvimento a partir da cultura e da criatividade na região. 


PROGRAMAÇÃO

*sujeita a alterações


27 de março (quarta-feira)


EP01: Capoeira Arte Liberdade


EP02: Alexandre Targino


EP03: Mestre Vamirez


EP04: Circuito de Festivais de Rock | Parte 1


28 de março (quinta-feira)


EP05: Coletivo Cotinha de Teatro


EP06: Mestra Dada


EP07: Familia Rabelo


EP08: Circuito de Festivais de Rock | Parte 2



SERVIÇO


Lançamento 5ª temporada Nós no Batente

Dia 27 de março (quarta-feira), às 19h, na Casa de Saberes Cego Aderaldo

Dia 28 de março (quinta-feira), às 19h, na Casa de Antônio Conselheiro

Estreia simultânea no Youtube do Porto Dragão


 
Thayná Facó
Coordenação de Comunicação - Hub Cultural Porto Dragão 

Nenhum comentário