[Dança] Encontro Angel Vianna e Tápias nos dias 6 e 7 de abril

 



www.dancaemtransito.com.br



Festival Dança em Trânsito ocupa o Centro Cultural Espaço Tápias, na Barra da Tijuca, com o projeto Palco Carioca Carlos Laerte


Em abril, será a vez do Encontro Angel Vianna e Tápias - Voando com os Pés no Chão: dança e pensamento do corpo, nos dias 6 e 7 (sábado e domingo)


(foto: Renato Mangolin)

O Festival Dança em Trânsito ocupa o Centro Cultural Espaço Tápias, na Barra da Tijuca, com o projeto Palco Carioca Carlos Laerte. Em fevereiro, o primeiro circuito nos brindou com os espetáculos "Suíte Rock – The Dark Side", da Renato Vieira Cia de Dança e “Jovens Coreógrafos”, com Márcio Jahú, Clara da Costa e Hugo Lopes. Em março, foi a vez do coreógrafo João Saldanha com “Solo de Cana”, seguido da Companhia Urbana de Dança / Sonia Destri Lie mostrando “Dança de 9”, da Esther Weitzman Companhia de Dança com “Breve“, da Márcia Milhazes Companhia de Dança apresentando Guarde-me” e fechando o mês, o coreógrafo Bruno Cezario com 22:22.


Em abril, no Palco Carioca Carlos Laerte, dois nomes fundamentais da dança no país: um Encontro entre Angel Vianna e Tápias com o título: “Voando com os Pés no Chão: dança e pensamento do corpo”.

Ao longo de dois dias, o Espaço Tápias será ocupado com uma programação variada entre oficina, palestra dançada, mesa temática e apresentações artísticas, possibilitando um amplo e múltiplo diálogo entre Angel Vianna e Tápias, a partir das diversas perspectivas que atravessam a existência de um corpo expressivo, sua formação e difusão da dança. O intento é dialogar, através das experiências propostas a partir das abordagens em estado de criação e formação de saberes nas variadas pesquisas que são germinadas, tanto no fazer profissional quanto nos cursos de formação da instituição Angel Vianna. Profissionais da dança, das artes cênicas e da educação somática que são diretamente atravessados em suas práxis pela Metodologia Angel Vianna de Conscientização do Movimento e Jogos Corporais, trarão atualizações para um amplo debate.


(foto: Sandra Seixas)

Sobre Angel Vianna

Angel Vianna (1928) – Mestra da dança, pedagoga do corpo e eterna pesquisadora do movimento, foi a responsável por desenvolver o que hoje se conhece como Conscientização do Movimento, uma das precursoras do diálogo entre dança e teatro no Brasil. A Metodologia Angel Vianna é o seu trabalho investigativo e somático na dança, conscientizando e abrindo espaços para que cada corpo possa dançar e aprender novas perspectivas a partir do movimento. É válido ressaltar o caráter formativo e investigativo dessa Metodologia, que reforça constantemente o eixo de Ensino-Pesquisa-Extensão sempre prezado por Angel nas formações oferecidas pela sua Escola e Faculdade de Dança – Curso Técnico, Graduação, Pós-Graduação lato Sensu e Mestrado Profissional em Dança PPGPDAN.


PROGRAMAÇÃO:

Dia 6/4/2024

Oficina MAV – Metodologia Angel Vianna: 15h – 16h30

Coffee-break: 16h30 – 17h

Mesa Temática: Voando com os Pés no Chão: 17h – 18h30

Apresentações Artísticas: 19h – 20h30

Dia 7/4/2024

Palestra Dançada: Dança e Pensamento do Corpo: 15h30 -17h30

Coffee-break: 17h30 – 18h

Proposições Artísticas: 18h – 19h30


Homenagem a Carlos Laerte 

O longevo Festival Dança em Trânsito (22 anos) faz homenagem a Carlos Laerte, coreógrafo, bailarino, cineasta, professor e ator falecido em 2023. O projeto Palco Carioca Carlos Laerte faz parte do primeiro circuito do Festival, e até o fim de abril levará grandes nomes da dança carioca para o palco da Sala Maria Thereza Tápias, do Centro Cultural Espaço Tápias. "Carlinhos foi para além de um grande artista, um grande amigo e faz parte tanto na nossa história quanto da história da dança carioca. Artista incansável e ímpar", diz Flávia Tápias, diretora do Centro Cultural.



Programação Palco Carioca Carlos Laerte – Dança em Trânsito


 Abril 

- 6 e 7/4: Angel Vianna Faculdade de Dança - Encontro Angel Vianna e Tápias em “Voando com os Pés no Chão: dança e pensamento do corpo”

- 13 e 14/4: Coletivo Toni Rodrigues, Paula Aguas e Betina Guelmann - “Antes de Tudo “

- 20 e 21/4: Grupo Tápias 

- 27 e 28/4: Cia Étnica de Dança/ Carmen Luz


 Sobre o Centro Cultural Espaço Tápias 

Sala Maria Thereza Tápias (foto: Acervo Centro Cultural Espaço Tápias)

  

O Centro Cultural Espaço Tápias, inaugurado em 30 de abril de 2022, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos. 

 

Além da programação artística com espetáculos para todos os públicos, sob a curadoria da Direção do Espaço Tápias, a Sala Maria Thereza Tápias é palco, durante o ano inteiro, das mais diferentes ações ligadas às artes cênicas. O foco principal é o intercâmbio entre culturas, linguagens, expressões e técnicas, em suas diferentes formas de traduzir múltiplas visões de mundo – sem “pré”conceitos, com liberdade para a inovação e oferecendo o máximo de apoio para a criação de novos conceitos. Ou seja, um lugar perfeito para fortalecer e divulgar a dança contemporânea e todas as suas vertentes.

Serviço:

Dança em Trânsito – Palco Carioca Carlos Laerte 

[Dança] – Encontro Angel Vianna e Tápias – Voando com os Pés no Chão: dança e pensamento do corpo

Dia 06/04 - 15h às 20h30

Dia 07/04 - 15h30 às 19h30

Classificação etária: Livre

Ingressos: R$20,00 inteira, R$10,00 meia-entrada – na bilheteria ou pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/espacotapias

Local: Centro Cultural Espaço Tápias (Sala Maria Thereza Tápias) - Rua Armando Lombardi, 175 - Barra da Tijuca

Nenhum comentário