[News]Produtor musical Mystical e o consultor musical Helton Lucas dão dicas sobre como entrar na indústria e se tornar um profissional de sucesso

 Quero viver de música! Por onde começo?


Produtor musical Mystical e o consultor musical Helton Lucas dão dicas sobre como entrar na indústria e se tornar um profissional de sucesso


Mystical


“O principal medo, acho que no geral, é o medo da falha. Um artista no início da carreira não pode se dar o luxo de falhar com frequência, já que o trabalho dele é o tempo todo exposto e as pessoas estão o tempo todo julgando”, desabafa Rafael Frota, conhecido como o DJ Driving Saturn, artista novo que está dando os primeiros passos para a realização do sonho de trabalhar com música. Driving Saturn conta ainda, que ao cometer um erro no início da carreira é necessário ‘provar’ que aquilo não representa o artista e isso pode ser uma batalha árdua.



DJ Driving Saturn


“O medo acaba sendo um dos principais motivos que acabam fazendo com que diversos artistas desistam de seus sonhos”, afirma o consultor musical Helton Lucas. Por isso, ele acredita na importância do trabalho de equipe para o alcance de metas. “Através de um trabalho focado feito por uma empresa séria, o cliente musical terá a confiança, irá aumentar cada vez mais seus investimentos e também obterá melhores resultados. O que você precisa ter é foco, nada mais que isso”, aconselha.



Para o produtor musical Mystical, é necessário moldar a carreira de uma forma tranquila e leve. “ ‘Eu não sou bom o bastante e existem vários outros artistas fazendo isso melhor que eu’. Jogamos pro universo essa crença limitante sempre que nos espelhamos em artistas já consagrado

Helton Lucas

s e com uma base sólida”, explica. “O mais importante disso é não se preocupar em sua obra ou estilo se pareça com x ou y, e sim fazer o trabalho com a alma. Aplique suas características e se reinvente sempre”, aconselha.


O DJ afirma ainda que o alto nível da indústria musical é um pouco intimidador para quem está tentando entrar. “Estudei produção por 4 anos pra finalmente poder lançar uma música por uma gravadora grande. Além disso, para você entrar na indústria, é necessário fazer parte de um grupo, tentar se entrosar com as pessoas desse grupo, é uma dificuldade também”, explica. Mystical afirma que o networking é essencial para construção de uma carreira sólida. “Estudar muito é sempre importante. Porém, temos dezenas e dezenas de exemplos de artistas que entraram por influência e QI [Quem indicou]. Por isso acredito que, no mercado fonográfico, existe muito mais gente entrando através de um bom networking do que até pelo talento, infelizmente”, detalha.


Helton Lucas defende que a autenticidade é o caminho certo para manter uma carreira consolidada. “A originalidade e a inovação são fatores extremamente importantes. A forma como o público se relaciona com o artista também conta bastante”, afirma. Para ele, o primeiro passo é definir o nicho “Não adianta você querer abranger todos os públicos e não ter aquele público fiel para consumir o teu trabalho. Além disso, é necessário começar a trabalhar músicas autorais. Como você quer ser um artista reconhecido cantando músicas de outro?”, afirma.


Por fim, Mystical alerta para os perigos existentes por trás das dores presentes no caminho de quem quer se tornar artista. “Existe um perigo oculto que pode levar ao uso de drogas e depressão como fuga da nossa realidade. Por isso é importante valorizar sua arte e as tuas ideias, evitando assim, a procrastinação e a falta de atitude, muitas vezes, sugestionadas de forma indevida por nosso inconsciente”, conta.


Sobre o DJ Mystical


Augusto Mystical é DJ e produtor musical. Atua no mercado fonográfico desde 1999 e em 2004 conquistou o prêmio DJ Sound Awards como Destaque Nacional.

Em Março de 2022 lança o álbum “Quarentine”, pela Universal Music, através do selo DJ Sound Music em todas plataformas digitais. Toda a renda advinda de direitos autorais será doada para a caridade em uma campanha de doação liderada  por mais de 100 influenciadores digitais. O repertório inclui músicas que vão desde ideais para lounge e happy hour até temas mais dançantes. Suas produções já alcançaram 35 países. Três composições remixadas estão na trilha de Cidade de Deus, filme indicado ao Oscar. 

Em relação ao álbum “Quarentine”, Mystical revela que o projeto teve como inspiração a pandemia da Covid-19 e o distanciamento social, e buscou uma sonoridade mais orgânica, tranquila, leve e marcante, para ouvir em casa ou no trabalho durante esse período delicado. Ainda fazem parte do portfólio musical os remixes Foge-me ao Controle de Fernanda Young, Menina Solta de Giulia Be e Primeira Vez  da cantora Clau, Menino Mulato de Ana John e Nega Malaka de Ivo Meirelles.


Sobre Helton Lucas


Nascido na cidade cearense de Sobral, Helton Lucas começou a trabalhar com o rádio em 2011, apresentando um programa infantil na Rádio Pitombeiras FM 98.7, originária da cidade de Senador Sá no Ceará. Com apenas 1 ano de trabalho, ele conseguiu ser promovido e ganhou experiência apresentando programas como o Show de Sábado e o Show da Tarde.


Em 2014, o radialista voou mais alto e fundou o programa Domingão Musical, que na época era apenas regional e transmitido pela Rádio Pitombeiras FM 98.7. Porém, após 5 anos de trabalho, o Domingão Musical cresceu e chegou às rádios de todo o Brasil. Atualmente, o programa já alcançou mais de 200 emissoras de rádio, mais de 10 milhões de ouvintes, é considerado o maior programa dos domingos do rádio brasileiro e apresenta artistas de diversos estilos musicais pelo país inteiro, já tendo contado, inclusive, com nomes como Cláudia Leitte, Vini Vercillo e Bravana. No instagram, Helton Lucas já conta com mais de 13 mil seguidores no perfil @heltonlucasoficial.

Nenhum comentário