[News] Luzes de Niterói, novo livro de Marcelo Quintanilha, chega às livrarias


Novo romance gráfico do prestigioso quadrinista brasileiro Marcello Quintanilha, Luzes de Niterói chega às livrarias brasileiras no dia 27 de fevereiro. O livro já foi lançado na França, com recepção entusiasmada da imprensa europeia. Nesta nova obra, o artista volta à cidade onde nasceu e cresceu, Niterói, e apresenta uma trama baseada em fatos reais, que ocorreram nos anos 1950: uma aventura que envolve pescadores, futebol, a vedete Luz del Fuego e o primeiro campo naturista do Brasil.
A HQ narra as aventuras do jovem Hélcio, inconsequente e promissor "beque" direito (equivalente ao que hoje conhecemos como lateral direito), e seu amigo Noel, portador de uma severa deformidade física. A história é inspirada em passagens da vida do pai de Quintanilha, que foi jogador do time de futebol Manufatora Atlético Clube, emblemática equipe operária do bairro Barreto, em Niterói.
Lançamento em São Paulo, com a presença do autor: 27/03, na Monstra (Praça Benedito Calixto, 158, 1º andar). Em breve anunciaremos datas em outras cidades.
Na imprensa internacional:
“Filho de um ex-jogador profissional de futebol, o autor conhece esse universo com intimidade e faz um impressionante afresco social, mais próximo de Balzac que da crônica esportiva. Mas Luzes de Niterói vale especialmente pela aventura humana e marítima vivida por seus protagonistas, Hélcio e Noel, numa verve tragicômica digna do cinema de Dino Risi, e que revela uma enorme e pungente amizade. Com Quintanilha, o quadrinho brasileiro tem seu Homero!” Télérama

“A figura de proa da nova história em quadrinhos brasileira” – Livres Hebdo

“Marcello Quintanilha emprega aqui todo seu talento de desenhista e, acima de tudo, de contador de histórias” - Books

“Formidável!” - Europe 1

“Marcello Quintanilha é o rei do suspense” – Les Cahiers de la Bande Dessinée

“A arte de Marcello Quintanilha está na combinação de folhetim cheio de emoção e história vibrante, suspense e picaresco” -  Le Monde

Sobre o autor: Marcello Quintanilha nasceu em 1971, em Niterói, e mora atualmente em Barcelona. Autodidata, tornou-se quadrinista profissional ainda adolescente, nos anos 1980, desenhando gibis de terror e artes marciais para a editora Bloch. Já publicou seus trabalhos em veículos como O Estado de São Paulo, Bravo, Le Monde, Internazionale,  Art Review, Heavy Metal, Trip, TPM, Playboy, La Vanguardia e El País. É autor de Fealdade de Fabiano Gorilla (Conrad, 1999), Sábado dos Meus Amores (Conrad, 2009), Almas Públicas (Conrad, 2011), Tungstênio (Veneta, 2014), vencedor dos prêmios Angoulême e o Rudolph Dirks e adaptado para os cinemas pelo diretor Heitor Dhalia em 2018, Talco de Vidro (Veneta, 2015), Hinário Nacional (Veneta, 2016), ganhador de um Jabuti, e Todos os Santos (Veneta, 2018).

Título: Luzes de Niterói
Autor: Marcello Quintanilha
ISBN: 978-85-9571-041-2
17x24 cm
R$ 109,90
232 pp.
Capa Dura / Colorido



Nenhum comentário