[Nerds & Geeks] Série sobre Oz está sendo desenvolvida pela Legendary



O universo de Oz criado por Frank L. Baum é tão mais rico do que uma pessoa que assiste O mágico de Oz pode perceber. 
De acordo com o site Variety, a Legendary Entertainment está desenvolvendo uma série para a TV baseada na série de livros Land of Oz (Terra de Oz). O projeto ainda não recebeu título mas considerando que a coleção consista de 14 livros que cobrem a história do reino fictício de Oz, há bastante material a ser explorado- incluindo histórias e personagens de Oz que nunca foram apresentados ao público que só viu o filme. E tudo está no domínio público:esse ano completará 100 anos da morte do autor.
Há uma breve descrição da série no site:
¨Quando o retorno de uma bruxa há muito exilada traz medo, divisão e guerra à Oz, a última esperança é uma jovem criada que pode se tornar a mulher mais poderosa e perigosa de todo o reino de Oz.¨

Ed Ricourt, produtor de Jessica Jones e roteirista de ambos os Truques de Mestre e da série Wayward Pines e do reboot de Twilight Zone, será responsável pelo roteiro. Ele declarou:
-Estou empolgado de ter fechado uma parceria com a Legendary TV e a dj2 Entertainment para adaptar minha visão de uma série e tão rica e tão complexa quanto a de Baum, que tem me influenciado desde criança.

Ainda falta encontrar um diretor para assumir o projeto mas a Variety alega que a Legendary já está em processo de negociações com alguém. 

Frank L. Baum escreveu 14 livros, dos quais apenas os três primeiros foram traduzidos e lançados no Brasil. Apenas esses formam o cânone oficial. Ele também escreveu 6 contos, conhecidos como Little Wizard Stories of Oz:The Cowardly Lion and the hungry tiger, Little Dorothy and Toto,Tiktok and the Nome King, Ozma and the little wizard, Jack Pumpkinhead and the sawhorse e The Scarecrown and the Tin Man.
Após a morte do autor, em maio de 1919, podemos classificar as obras seguintes em duas categorias: os livros que tem como base o cânone oficial de Baum. 19 foram escritos por Ruth Plumly Thompson, 3 por John R. Neill (que era o ilustrador dos originais e dos escritos por Ruth), 2 por Jack Snow (um fã da obra de Baum, tinha apenas doze anos quando o autor morreu e se ofereceu para continuar escrevendo a história. Foi rejeitado mas acabou escrevendo duas obras quando era um pouco mais velho), 1 por Rachel Cosgrove, The Hidden Valley of Oz e 1 por Eloise Jarvis, Merry Go Round in Oz. Esse foi o último lançada pela editora original de Baum, Reilly & Lee, anteriormente conhecida como Reilly & Britton. Ela também escreveu The Forbidden Fountain of Oz e The Rundelstone of Oz, publicados por outras editoras. 
Sherwood Smith escreveu 3 livros autorizados pelo espólio do autor: The Emerald Wand of Oz, Troube under Oz e Sky Pyrates over Oz. Eles são reconhecidos como parte do cânone.

A segunda categoria são as obras de autores que não seguem o cânone oficial mas criam uma Oz alternativa: o mais famoso é Wicked, de Gregory Maguire. 

Como podem ver, há bastante história a ser contada. Aguardemos o que vem por aí! 


Nenhum comentário