[News] Espetáculo O Preço- SESC Copacabana


RIO DE JANEIRO - A CiaTeatro Epigenia trará como um dos seus principais projetos em seu 19º ano de fundação a peça: “O PREÇO”, de Arthur Miller. Em 2017, esteve na Broadway com Deni DeVito, Mark Rufalo, Jessica Hecht e Tony Shalhoub no elenco e em 1968, quando estreou, ganhou o PREMIO TONY DE MELHOR TEXTO.
Depois de um mergulho de 3 anos sobre as obras de David Mamet, com a premiadíssima Trilogia Mamet (Oleanna, Race e Hollywood), que rendeu mais de 10 indicações e prêmios teatrais, entre eles Shell/RJ e SP, APCA e Aplauso Brasil, e o não menos aclamado espetáculo infantil da Cia. Casa Caramujo, com mais de 25 indicações aos prêmios Zilka Salaberry, Botequim Cultural e CBTIJ, vencendo em diversas categorias, a Cia agora mergulha em um novo estudo, sobre as obras do autor Arthur Miller, para uma nova trilogia.
“Talvez tudo o que podemos fazer é ter a esperança
de acabar com o arrependimento certo.”

Arthur Miller
  
“O PREÇO” abre a Trilogia Miller, projeto em parceria com a THE ATHUR MILLER SOCIETY, no qual estão previstas diversas ações e publicações nos próximos três anos. A tradução do texto está a cargo do mais novo integrante da Cia., o teórico Thiago Russo, Mestre e Doutorando pela USP, onde leciona, além ser membro da The Arthur Miller Society USA.
Em “O PREÇO”, que estreia dia 14 de março no Sesc Copacabana, o espectador tem a oportunidade de ver como dois irmãos que viveram sob o mesmo teto (Erom Cordeiro e Romulo Estrela) possuemversões diferentes sobre os mesmos fatos e têm opiniões diferentes sobre os mesmos conflitos e visões tão antagônicas do mesmo pai, que chegam a parecer dois estranhos. A relação familiar mais parecem ser peças de quebra-cabeças de caixas diferentes, tudo parece estar fora do lugar, não só as peças não se encaixam, realmente as peças parecem ser de caixas diferentes, os irmãos ainda tentam juntar as histórias para chegar a um ponto de interseção, mas ficam à deriva.
Miller é genial ao colocar os mistérios familiares, seus segredos e a incomparável estética dramatúrgica deste que é um dos maiores dramaturgos americanos. Os contrapontos da peça estão de um lado Glaucio Gomes, que representa o comprador e ajuda em respirações mais leves, com seu tom engraçado e, de outro lado, Ester, representada por Luciana Fávero, esposa de Vitor (Romulo Estrela), costura toda a dramaturgia, tentando de fato facilitar o contato entre os irmãos.
O PREÇO é uma peça sobre o hiato na relação de dois irmãos e o reencontro em meio a dissolução de móveis e bens da família, com segredos e mágoas que os anos não souberam desfazer, a peça é de uma atualidade voraz. São muitos os paralelos com a situação econômica e social que atravessamos. Com enorme habilidade e talento, Miller desenvolve diálogos potentes e emocionantes sobre a família e a forma como as relações se deterioram quando os problemas não são resolvidos e criando ressentimentos que se acumulam ao longo dos anos. São os Fantasmas que nos atormentam com seus mistérios familiares: O que você fez? O que não fez? O que você poderia ter feito? O que era um dever, para quem, para quê e porquê?
Se tudo tem um preço, tudo é fruto de escolhas. Arthur Miller é ágil na sua construção dramática, revelando pouco a pouco, num rodopio de palavras, que guardam memórias em busca do confronto final. Pontuado por várias cenas cômicas, costuradas pelo personagem do comprador, a peça tem suas doses de ‘’respiro’’ e pausa. Nos climas de suspense, que são gerados a cada novo segredo revelado, estão muito da preciosidade e magnetismo do texto.
Por toda situação que estamos passando, uma reforma social, inclusiva e transformadora só é possível com dialogo e visão sobre diferentes pontos de vista acerca da variedade de situações. Em “O PREÇO” discute-se a crise da consciência em escolhas impostas por uma sociedade, a repressão do que realmente somos, o consumo e o capitalismo, e em meio a tudo isso, as relações familiares com seus conflitos. (sugiro verificar uso de ponto e vírgula).
Pode se apagar mágoa de anos e anos em prol de uma tomada de nova consciência? E o perdão, tem um preço? Tudo, realmente tem um preço? Neste caso, Arthur Miller explora o modo como as dependências familiares nos fazem preferir a rotina à verdade e como podemos empenhar a nossa vida ao acreditarmos que não tivemos escolha.

SINOPSE
Dois irmãos voltam a se encontrar anos depois da morte do pai, com objetivo de desocuparem a casa que deixaram intacta ao longo de todos aqueles anos. Um velho vendedor vem dar-lhes um preço pelos móveis e objetos que querem se desfazer. No entanto, a transação não é tão simples como imaginavam: todas aquelas coisas fazem parte da história da família, estão repletas de memórias e os obrigam a se confrontarem com o passado e as escolhas que fizeram na vida. É quando descobrem que um acontecimento pode ter duas verdades. Qual foi o preço dessas escolhas? Qual é o preço das contas que ficaram sem pagamento? O que se perde e o que se ganha? Neste encontro cheio de emoções, debatem-se as grandes questões da vida, com a esperança latente de uma maior compreensão do que é profundamente humano.

SERVIÇOS:
Estreia dia 14 de março

Temporada de 14 a 31 de março – quinta a domingo – sempre às 19:00

Local: Arena do Sesc Copacabana

Endereço: Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ

Ingressos: R$ 7,50 (associado do Sesc), R$ 15 (meia), R$ 30 (inteira). Todas as categorias de ingresso (inteira, meia e habilitados Sesc) têm 50% de desconto com a doação de 1kg de alimento não perecível, a ser repassado para o Mesa Brasil do Sesc RJ.

Informações: (21) 2547-0156 - Bilheteria
Horário de funcionamento:

Bilheteria - Horário de funcionamento:

Terça a Sexta - de 9h às 20h;

Sábados, domingos e feriados - das 12h às 20h

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 90 minutos

Lotação: 200 lugares
Gênero: drama

Sobre o Diretor
Direção e Cenário: Gustavo Paso – É hoje um dos principais diretores do teatro de sua geração, com sucessos sucessivos, ano a ano, alia Arte com Entretenimento, tendo, nesses últimos anos, peças que sempre figuraram entre as Melhores do Ano. Há 18 anos, a frente da Cia, neste período vem mesclando renomados textos teatrais com projetos autorais, alcançando imenso sucesso nos dois caminhos. Alguns espetáculos: 2018: - HOLLYWOOD, de David Mamet, que  lhe rendeu a indicação ao Premio Shell e APCA 2018, como Melhor Diretor; 2017 – RACE, de David Mamet, concorreu a 6 indicações nos prêmios Shell, APCA e ganhou Melhor Espetáculo de Cia- Aplauso Brasil SP; Casa Caramujo, seu texto e direção, 21 Indicações em três Prêmios: Zilka Salaberry,  CBTIJ e Botequim Cultural;  A Festa de Aniversário, de Pinter,  indicado a prêmios no RJ e com excelentes críticas; 2016 – Oleanna, 4 anos de temporadas e turnês - 06 indicações e 02 prêmios - APCA e Aplauso Brasil SP - melhor espetáculo de SP;  Jogo Fatal de Antony Shaffer, com Marcos Caruso e Erom Cordeiro - 02 indicações a prêmios - APTR e Contigo; Garagem texto e direção Gustavo Paso- com grande elenco e participações, 9 carros em cena. Posteriormente, a peça foi roteirizada, filmada e esta em fase de edição; Bodocongó – poema dramático cinematográfico – texto e direção Gustavo Paso, Premio PRONAC Ministério da Cultura;  dentre outros trabalhos.

Sobre a Cia 
A Companhia possui 19 anos de atividade com espetáculos premiados e com reconhecimento de público e crítica. Alguns projetos, nos últimos cinco  anos, sempre com a direção artística de Gustavo Paso, fundador e idealizador dos projetos junto a produtora e atriz, Luciana Fávero: Em Nome do Jogo, com Marcos Caruso e Erom Cordeiro (2012 a 2014 - 02 anos de temporadas e turnês - 02 indicações a prêmios - APTR e Contigo); Oleanna, com Marcos Breda e Luciana Fávero (2014 a 2017 - 03 anos de temporadas e turnês - 06 indicações e 02 prêmios - APCA e Aplauso Brasil - melhor espetáculo de SP e melhor ator); Race, com Gustavo Falcão, Heloísa Jorge, Luciano Quirino, Leandro Vieira e Clovis Gonçalves (2015 a 2017 – 02 anos de temporadas - concorrendo a 6 indicações - Shell, APCA e acaba de ganhar o Premio Aplauso Brasil melhor espetáculo de cia ); Hollywood, com excelentes críticas e indicada aos prêmios Shell e APCA, categoria melhor direção, melhor elenco, no Prêmio APLAUSO BRASIL 2018 e Prêmio Tony de melhor texto; Garagem, com grande elenco e participações, 9 carros em cena. Posteriormente a peça foi roteirizada, filmada e esta em fase de edição. E o mais recente, CASA CARAMUJO, foi indicado nos Prêmios CBTIJ, Zilka Salaberry e Botequim Cultural, nas categorias de Melhor Espetáculo, Direção, Autor, Ator (Marcio Nascimento - vencedor nos três prêmios), Trabalho de Formas Animadas (Gustavo Paso e Eduardo Andrade Vencedores do Prêmio CBTIJ), seguindo as indicações de Figurino, Iluminação, fotografia de Cena e Trilha Sonora Original.

Ficha Técnica

Texto: Arthur Miller

Tradução: Thiago Russo e Gustavo Paso

Direção: Gustavo Paso

Elenco: Romulo Estrela, Erom Cordeiro, Glaucio Gomes e Luciana Fávero

Figurinos: Luciana Fávero

Iluminação: Bernardo Lorga

Cenário: Gustavo Paso

Direção Musical: André Poyart

Direção de Produção: Luciana Fávero

Assistente de Ensaio: Vinicius Cattani

Administração da Temporada: Andre Roman

Designer: Paso D´Arte Eventos

Assessoria de Imprensa: Duetto Comunicação

Realização: CiaTeatro Epigenia




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