[News] SESC RJ organiza Caminhada do Idoso em Copacabana com ações sociais gratuitas


RIO DE JANEIRO - Promover uma reflexão sobre o envelhecimento, a defesa, o respeito e a valorização dos idosos, levando ao público ponderações sobre os diversos tipos de violência sofrida pela população idosa e suas formas de combate. Este é o objetivo do Sesc RJ, que convida o público a participar da Caminhada Pela Defesa Dos Direitos Da Pessoa Idosa, no próximo dia 05 de agosto, em Copacabana.
 A inscrição contará com ingressos solidário: basta levar 1 kg de alimento não-perecível, que serão revertidos para o Mesa Brasil, programa de Assistência Sesc RJ que visa a minimizar os efeitos da fome e do desperdício, recolhendo produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo e entregando-os às mais de 300 instituições sociais parceiras.
Com concentração marcada para às 9h, na praia, altura da Rua Santa Clara, a caminhada será realizada das 9h30 às 11h, até próximo ao cruzamento com a Rua Xavier da Silveira, quando o público retorna para o ponto inicial. O percurso promete ser animado, com Trio Elétrico acompanhando o público com músicas e frases de mobilização e incentivo, bloco de carnaval com pernas de pau e muitas faixas e estandartes sobre a campanha.
 Além das atividades do percurso, o Sesc RJ leva para a caminhada o melhor da sua programação para promover ao público e participantes entretenimento, prática esportiva, oficinas de promoção da saúde, além de uma série de atividades educacionais e recreativas a partir das 9h até as 16h.
 Em 2018, a principal lei de defesa do idoso, o Estatuto do Idoso, celebra 15 anos. Na ocasião, de acordo com os dados do IBGE, 8,5% da população tinha 60 anos ou mais — cerca de 15 milhões de brasileiros. Atualmente, o grupo soma cerca de 13% da população, mais de 27 milhões de pessoas.
Como missão, a entidade visa estimular práticas sociais, educativas e ambientais para indivíduos e comunidades, partindo de crianças a idosos, passando por jovens e população adulta. Ao todo, a instituição contará com mais de 30 atividades das áreas de Assistência, Cultura, Educação, Esporte, Saúde e Turismo. A programação completa poderá ser conferida no site http://www.sescrio.org.br.

Atividades de Educação e Assistência
Quem for à Copacabana no próximo domingo poderá conferir oficinas de plantio, exposição sobre o meio ambiente, Oficina de bolsa para squeeze, customização de faixas de cabelo, tecidos e cangas, oficina de customização de alça para garrafinha de água, oficina de chaveiros e marcadores de livro com dizeres em respeito a pessoa idosa, todas apresentam uma possibilidade de geração alternativa de renda. Haverá também exposição e venda de produtos artesanais e oficina de brinquedos e jogos, organizada a partir das produções dos alunos da Educação Infantil e do Sesc+ Infância.
Ao longo do percurso, atores e idosos da unidade Copacabana estarão distribuindo abraços e afeto às pessoas presentes na Caminhada. Um abraço pode transmitir conforto, alegria, amor e respeito. Nos estandartes e faixas não mãos dos idosos estarão representando as memórias, reinvindicações, direitos e desejos de uma vida com mais respeito. Para os saudosistas, haverá resgate e valorização das brincadeiras antigas, tais como carrinho de rolimã, pezão equilibrista, corda, pião, elástico e muito mais.

Cultura e Esporte
Os fãs de esportes também têm espaço na programação do Sesc RJ. Na chegada do evento, estão programadas atividade de Ritmos, de pintura facial, de bola mania e de badminton. Na largada, haverá aulas de ritmos e alongamento para entreter o público e contribuir para um melhor condicionamento físico. Durante todo o percurso, um trio elétrico vai entreter os participantes com muita música e frases de mobilização.

Saúde e Turismo
Na área de saúde, serão disponibilizadas consultas para orientação nutricional com profissionais de nutrição do Sesc RJ. Também haverá orientação sobre escovação e fluoretação adequada. O público presente também poderá receber sessões de shiatsu e outras dicas de saúde. A área de Turismo organizou grupos de idosos de locais distantes, como Campos, que vão receber hospedagem além de transporte, ação dentro do projeto Com o SESC Por Aí.
 O Sesc RJ também tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida do comerciário, da sua família e da sociedade. Oferece acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e assistência. Possui 21 Unidades de serviço, quatro Unidades hoteleiras (Copacabana, Nogueira (Petrópolis), Nova Friburgo e Teresópolis), em 12 municípios do estado do Rio de Janeiro, e 11 unidades itinerantes (4 - BliblioSesc, 6 - OdontoSesc, 1 - CineSesc). O Sesc RJ também mantém atividades no Parque Radical de Deodoro e na Arena Carioca 3, que ajudam a alavancar e resgatar o legado olímpico.

Mesa Brasil Sesc
Criado há 18 anos, o Mesa Brasil Sesc no estado do Rio de Janeiro recolhe doações de produtos alimentícios em condições de consumo, ainda que eventualmente com baixo valor comercial, e os distribui a instituições de assistência social previamente cadastradas. Nos primeiros três meses deste ano, foram arrecadadas e distribuídas mais de154 toneladas de produtos alimentícios. Além das doações, as entidades também recebem mensalmente ações educativas com o objetivo de ensinar o aproveitamento integral de alimentos, com a utilização de cascas, sementes e talos, na elaboração de receitas nutritivas e saborosas.
 Atualmente, são beneficiadas pelo Mesa Brasil Sesc mais de 50 mil pessoas de 308 instituições entre asilos, creches, orfanatos e outros, em 33 municípios fluminenses.  O programa conta com mais de 265 parceiros sistemáticos entre indústrias, estabelecimentos comerciais, redes de supermercados, pessoas físicas, que doam serviço e produtos. Para realizar esse trabalho, o Mesa Brasil também conta com mais de 100 voluntários que se revezam diariamente doando seu tempo e talento por pelo menos 4 horas semanais.

Serviço
Caminhada Pela Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
Local: Copacabana
Inscrição Solidária: 1 kg de alimento não-perecível.
Dia: 05/08
Concentração: 9h.
Caminhada: 9h30 às 11h
Percurso: Rua Santa Clara à Rua Xavier da Silveira (ida e volta).
Atividades: 9h às 16h, com atrações culturais, ações de saúde, educação, desenvolvimento comunitário, atividades esportivas, oficinas e muito mais.


Nenhum comentário