[News] Ithamara Koorax celebra 30 anos de carreira e lança seu 25º disco, “All Around The World”


Ithamara Koorax vai fazer show no dia 4/9 no SESC 24 de Maio. Fará 2 shows também em Campinas e Santo André.

Seguem as datas:

04/09 – Sesc 24 De Maio

05/09 – Sesc Campinas

07/09 – Sesc Santo Andre

Eleita uma das três melhores cantoras de jazz do mundo – ao lado de Diana Krall e Casandra Wilson – pela revista DownBeat, Ithamara Koorax celebra 30 anos de carreira com um novo show e o lançamento do seu 25º CD, “All Around The World”. Com direção musical e arranjos de Arnaldo DeSouteiro (que trabalhou por duas décadas com João Gilberto), o piano de Paula Faour, o baixo de Jorge Pescara e a bateria de Cesar Machado, irá também comemorar os 60 anos da Bossa Nova relembrando suas colaborações com os maiores expoentes do estilo: Tom Jobim (que fez sua última gravação ao lado de Ithamara, em 1994), Luiz Bonfá (que dividiu um álbum com a cantora em 1996), João Gilberto (de quem gravou a obra completa em 2009, em CD aclamado pelo jornal The New York Times e lançado em dois concertos lotados no Auditório Ibirapuera), Marcos Valle (que já participou de três discos de Ithamara e com quem excursionou por dois anos), Dom Um Romão (seu baterista durante cinco anos, inclusive em memoráveis shows no SESC-SP) e João Donato (parceiro em shows no Bourbon Street, Blue Note-RJ e também no SESC-SP). Além deles, Ithamara também trabalhou com Edu Lobo, Baden Powell, Milton Banana, Paulo Moura, Eumir Deodato, Raul de Souza, João Palma, o grupo Os Cariocas e outros grandes mestres da Bossa Nova.

Eleita já 12 vezes uma das melhores cantoras de jazz do mundo pela DownBeat e outras revistas, Ithamara gravou 10 temas para trilhas sonoras da TV Globo, 5 trilhas para filmes, e trabalhou com os maiores nomes da MPB (Tom Jobim, Elizeth Cardoso, Tim Maia, Tito Madi, Guinga, Martinho da Vila, Hermeto Pascoal, Paulo Cesar Pinheiro) e do jazz mundial -Ron Carter, Larry Coryell, Dave Brubeck, John McLaughlin, Gonzalo Rubalcaba, Claus Ogerman, Sadao Watanabe, Jay Berliner, Eumir Deodato, o grupo Azymuth e muitos outros. Já se apresentou em mais de 20 países: EUA, França, Inglaterra, Suiça, Alemanha, Japão, Coréia do Sul, Sérvia, Bulgaria, Portugal, Chipre, República Tcheca, Finlândia etc.

Iniciou a carreira fazendo backing vocal para Tim Maia e Bebeto, em 1988, e dividindo o palco em shows com Tito Madi. Logo depois começou a trabalhar com a dupla Guinga e Aldir Blanc. Amadrinhada por Elizeth Cardoso, que a assistiu num show com Guinga & Paulo Cesar Pinheiro na casa noturna “Vou Vivendo” em São Paulo, partiu em 1990 para a carreira-solo. Naquele ano, emplacou seu primeiro sucesso nas rádios: "Iluminada", tema da série Riacho Doce, da TV Globo, e recebeu o Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Em seguida viajou para shows no Japão (a primeira de sete turnês) e gravações nos Estados Unidos. O primeiro CD, "Ithamara Koorax Ao Vivo", ganhou o Prêmio Sharp (hoje Prêmio da Música Brasileira) em 1994.

A cantora já se apresentou em alguns dos principais palcos do planeta em mais de 20 países – do Teatro Municipal (Rio) ao Jazz Café (Londres), do Auditório Ibirapuera (São Paulo) ao Carreau du Temple (Paris), passando também pelo Blue Note, CUNY – City University of New York (NY), Martinus Concert Hall (Helsinki), EBS Space (Seoul), Sanyo Hall (Tokyo), U Stare Pani (Praga), Mahoganny Hall (Berna), Moods (Zurich), Unterfahrt (Munich), além de festivais de jazz em toda a Europa, e sete excursões pela Ásia. “Será uma alegria voltar a cantar em São Paulo, uma cidade tão especial na minha vida, onde fiz meu primeiro show (!!!) e que sempre me recebe com tanto carinho”, comenta Ithamara. O show incluirá músicas de João Gilberto, Tom Jobim, Miles Davis, Cole Porter e Johann Sebastian Bach, entre outros mestres. 
 
 


Nenhum comentário