[News] Diretores e elenco de 'Bacurau" retornam ao povoado Barra, em Parelhas, onde o longa foi rodado

Os diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles e grande parte do elenco do premiado longa “Bacurau” se reuniram novamente com os moradores na localidade de Barra, em Parelhas, onde o filme foi rodado há pouco mais de um ano, para uma sessão especial ao ar livre na última quinta, 22 de agosto. Os atores se juntaram às 2 mil pessoas presentes: Sonia Braga, Fabiola Líper, Edilson Silva, Jamila Facury, Buda Lira, Danny Barbosa, Clebia Sousa, Eduarda Samara, Marcio Fecher, Ingrid Trigueiro e Luciana Souza.

“Foi muito especial trazer uma festa de cultura, de cinema, em Barra. O Brasil hoje precisa de cultura, de educação. Esse filme é sobre o Nordeste, sobre o país, sobre o mundo; É por isso que ‘Bacurau’ teve uma repercussão internacional tão grande e agora estamos vivenciando o mesmo impacto nas pré-estreias nacionais”, conta Kleber Mendonça Filho.

“O filme pra mim ultrapassou o que a gente chama de missão cumprida. Os filmes precisam ser vistos e este está sendo visto. Além de ser selecionado para os principais festivais ainda teve ótima resposta de público, com essa energia forte rolando em torno do filme”, afirma Juliano Dornelles.

A equipe do filme percorreu mais de 10 mil quilômetros passando por quatro estados do Nordeste até encontrar a localidade de Barra, em Parelhas, Rio Grande do Norte. O pequeno povoado com cerca de 30 casas e apenas uma rua, serviu como uma cidade cenográfica e na tela grande se tornou Bacurau, a comunidade que dá nome ao longa.

O longa conquistou três prêmios importantes no 23º Festival de Cine de Lima, no Peru: Melhor Filme, Melhor Direção (para Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles) e Prêmio da Crítica Internacional. Com estreia marcada no Brasil para 29 de agosto, Bacurau também conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes e o prêmio de Melhor Filme na principal mostra do Festival de Cinema de Munique. O filme também também foi selecionado para o Festival de Toronto (TIFF 2019) onde será exibido na prestigiosa Mostra Contemporary World Cinema, e foi escolhido para representar o Brasil nos prêmios Goya, o equivalente ao Oscar na Espanha, concorrendo a uma vaga na disputa pelo prêmio de melhor filme ibero-americano.

Ação, suspense e western permeiam a trama de Bacurau, o pequeno povoado some do mapa misteriosamente e seus moradores começam a presenciar estranhos acontecimentos e uma série de assassinatos inexplicáveis. O elenco principal é composto por Sonia Braga, Udo Kier, Karine Teles, Barbara Colen, Silvero Pereira, Thomas Aquino, Antonio Saboia, entre outros.

“Bacurau” é a segunda coprodução Brasil-França, com a CinemaScopio do Recife (“O Som ao Redor”, “Aquarius”) e a SBS em Paris (“Synonymes”, de Navad Lapid, vencedor do urso de ouro em Berlim, “Elle”, de Paul Verhoeven, “Mapas Para as Estrelas”, de David Cronenberg). “Bacurau” também é uma coprodução com a Globo Filmes, Simio Filmes, Arte France Cinema, Telecine e Canal Brasil.

Produzido por Emilie Lesclaux, Said Ben Said e Michel Merkt, tem patrocínio da Petrobras, Fundo Setorial do Audiovisual, Funcultura (Governo de Pernambuco) e do CNC (Centre National de la Cinematographie, France).

SINOPSE: 
Num futuro recente, Bacurau, um povoado do sertão de Pernambuco, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade tentam reagir. Mas como se defender de um inimigo desconhecido e implacável?

ELENCO:
Sonia Braga: Domingas

Udo Kier: Michael

Bárbara Colen: Teresa

Thomás Aquino: Pacote

Silvero Pereira: Lunga

Wilson Rabelo: Plinio

Carlos Francisco: Damiano  

Karine Teles: Forasteira

Antonio Saboia: Forasteiro

Rubens Santos: Erivaldo

Luciana Souza: Isa

Eduarda Samara: Madalena

Lia de Itamaracá: Carmelita

Jonny Mars: Terry

Alli Willow: Kate

James Turpin: Jake 

Julia Marie Peterson: Julia

Charles Hodges: Bob

Chris Doubek: Willy

Brian Townes: Joshua

Rodger Rogério: Carranca

Jr. Black: DJ Urso

Zoraide Coleto: Madame

Jamila  Facury: Sandra

Ingrid Trigueiro: Deisy

Edilson Silva: Robson

Thardelly Lima: Tony Jr

Buda Lira: Claudio

Fabiola Liper: Nelinha

Marcio Fecher: Flavio

Val Junior: Maciel

Uirá dos Reis: Raolino

Valmir do Coco: Bidé

Suzy Lopes: Luciene

Clebia Sousa: Angela

Danny Barbosa: Darlene





FICHA TÉCNICA
Roteiro e Direção: Kleber Mendonça Filho & Juliano Dornelles

Produtores: Emilie Lesclaux, Saïd Ben Saïd et Michel Merkt 

Produtora Executiva: Dora Amorim

Produtor Associado: Carlos Diegues

Produção: CinemaScopio, SBS

Coprodução: Globo Filmes, Simio Filmes, Arte France Cinema, Telecine e Canal Brasil

Diretor de Fotografia: Pedro Sotero

Diretor de Arte: Thales Junqueira

Figurino: Rita Azevedo

Montagem: Eduardo Serrano

Som : Nicolas Hallet

Design de som e montagem de som : Ricardo Cutz

Mixagem:  Cyril Holtz e Ricardo Cutz

Casting: Marcelo Caetano

1° assistente de direção : Daniel Lentini

Direção de Produção: Cristina Alves & Dedete Parente

Música Original: Mateus Alves e Tomaz Alves Souza

Caracterização e Efeitos: Tayce Vale


Nenhum comentário