[News] Festival Varilux promove sessões gratuitas ou a preço popular em sete estados brasileiros


Além da exibição nos cinemas e unidades do SESC de mais de 80 cidades entre 6 e 19 de junho, o Festival Varilux de Cinema Francês realiza sessões de democratização com títulos que integram à mostra. Nessa décima edição as cidades contempladas são: Belo Horizonte (Cine Humberto Mauro), em Minas Gerais; região de Cariri: Juazeiro do Norte (Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, Universidade Federal do Cariri – UFCA e Centros de Convivência e Referência) e Crato, no Ceará; Triunfo (Cine-teatro Guarany), Caruraru (Armazém da Criatividade (Porto Digital), Afogados da Ingazeira (Cine Rio Branco), em Pernambuco; Lumiar (Cineclube Lumiar), Rio de Janeiro (Arenas Carioca Dicró e Centro Cultural da UERJ - COART), no Rio de Janeiro; em Porto Alegre (Sala Redenção), no Rio Grande do Sul; em Maringá (Universidade Estadual de Maringá), no Paraná e São Carlos, em São Paulo.

As sessões têm como objetivo democratizar a experiência do cinema e muitas vezes recebe um público que nunca assistiu a um filme em tela grande. Algumas delas acontecem ainda em junho, durante a realização do festival e outras em julho, conforme tabela abaixo. No ano passado foram realizadas 628 sessões de democratização em diversos pontos do país. Mais informações em: http://variluxcinefrances.com

O evento é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura; a Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro; a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

PROGRAMAÇÃO DAS SESSÕES DE DEMOCRATIZAÇÃO:
RIO DE JANEIRO - RJ
COART –UERJ
Sessão Gratuita
Dia 4/07, às 10h00 - Astérix – o Segredo da Poção Mágica – sessão com acessibilidade – janela de libras, legenda descrita e audiodescrição

NOVA FRIBURGO
CINECLUBE LUMIAR - Lumiar
Tribuna Livre Cultural, Lago Lumiar 
Sessão Gratuita
Dia 20/07, às 18h - Quem você Pensa Que Sou
Às 20h - A Revolução em Paris

Dia 21/07, às 18h – Amor à Segunda Vista
às 20h - Cyrano Mon Amour

Dia 23/07, às 18h - O Mistério de Henri Pick
Às 20h - Filhas do Sol 

BELO HORIZONTE - MG
CINE HUMBERTO MAURO
Palácio das Artes - Av. Afonso Pena, 1537 - Centro
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)
Dia 20/06, às 19h15m  - Os Dois Filhos de Joseph
às 21h- Amor à Segunda Vista

Dia 21/06, às 16h30m - Graças a Deus
às 19h - Através do Fogo,
às 21h15m - Boas Intenções

Dia 22/06, às 16h - Amor à Segunda Vista - Sessão com acessibilidade: janela de libras e legenda descritiva
às 18h15m - Astérix e o Segredo da Poção Mágica
às 20h - Filhas do Sol

Dia 23/06, às 18h - Finalmente Livres
às 20h Inocência Roubada

Dia 24/06, às 17h - Cyrano Mon Amour
às 19h15m - Cyrano de Bergerac
às 21h30m - Um Homem Fiel

Dia 25/06, às 9h30m - Astérix e o Segredo da Poção Mágica - Sessão com acessibilidade: audiodescrição
às 17h - Graças a Deus -  Sessão com acessibilidade: janela libras
às 19h30m - Meu Bebê, de Lisa Azuelos
às 21h15m - Quem Você Pensa que Sou

Dia 26/06, às 17h - O Professor Substituto 
às 19h - O Mistério de Henri Pick
às 21h - A Revolução em Paris

PORTO ALEGRE - RS
SALA REDENÇÃO
Sessão Gratuita
Dia 17/06, às 14h - Quem Você Pensa que Sou
Dia 18/06, às 14h - Cyrano de Bergerac
Dia 19/06, às 14h - Finalmente Livres
Dia 20/06, às 14h - O Mistério de Henri Pick
Dia 21/06, às 14h - Astérix e o Segredo da Poção

SÃO PAULO - SP
SÃO CARLOS
CineUFSCar - Universidade Federal de São Carlos - Campus São Carlos
Teatro Florestan Fernandes
Sessão Gratuita
Dia 19/06, às 19h - Filhas do Sol
Haverá debate após a sessão (sobre representação feminina no audiovisual)

JUAZEIRO DO NORTE - CE
SESC JUAZEIRO DO NORTE
Sessão Gratuita
18/06, 18h30m – Através do Fogo

CCBNB CARIRI
Sessão Gratuita
15/06, às 15h - Boas Intenções
18/06, às 15h - Astérix e o Segredo da Poção Mágica
19/06, às 18h30m - Graças a Deus

CENTRO DE REFERÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS JOÃO CABRAL
Sessão Gratuita
16/06, às 18h30m - Meu Bebê

CENTRO DE CONVIVÊNCIA SOCIAL DRA. ROSIANE LIMAVERDE
Sessão Gratuita
17/06, às 18h30m - Um Homem Fiel

CENTRO DE REFERÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS HORTO
Sessão Gratuita
18/06, às 18h30m – Um Homem Fiel

CENTRO DE ARTES E ESPORTES UNIFICADOS BAIRRO VILA NOVA
Sessão Gratuita
18/06, às 18h30m - Astérix e o Segredo da Poção Mágica

MARINGÁ – PR
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Auditório Valter Pelegrini
Dia 17/06, às 19h30m - Astérix e o Segredo da Poção Mágica
Dia 18/06, às 19h30m - Cyrano Mon Amour
Dia 19/06, às 19h30m – Revolução em Paris

FILMES EM DESTAQUE NO FESTIVAL ATÉ 19 DE JUNHO

Comédia, animação, drama, ação e filmes históricos são algumas opções desta edição. O público terá a oportunidade de assistir aos mais novos trabalhos de cineastas, astros e estrelas consagradas e também de premiados jovens talentos que imprimem diversidade e originalidade ao cinema francês.

A premiada Juliette Binoche interpreta a personagem principal de “Quem Você Pensa que Sou” (Celle que vous croyez/California Filmes), de Safy Nebbou, ao lado de François Civil, ator em ascensão que prestigiará o Festival e representará também a comédia romântica “Amor à segunda vista” (Mon Inconnue/Bonfilm), onde divide a cena com Joséphine Japy, também presente esse ano. Em “Finalmente Livres” (En Liberté/California Filmes), Pio Marmai e Damien Bonnard dividem a cena com Adèle Haenel. Pierre Niney, conhecido pelo público brasileiro por sua atuação em “Yves Saint Laurent”, “Frantz” e “Promessa ao Amanhecer”, está em “Através do Fogo”( Sauver ou périr/California Filmes). Já a prestigiada Camille Cottin participa de “O Mistério de Henri Pick” ao lado do consagrado Fabrice Luchini (Le mystère de Henri Pick/A2Filmes).

O cinema francês, mais do que qualquer outro no mundo, faz questão de abordar questões sociais. Assim, dois filmes encenam o tema escaldante do abuso sexual este ano. O premiado “Graças a Deus” (Grâce à Dieu/California Filmes), de François Ozon, retrata a história real do padre acusado de molestar dezenas de meninos entre os anos 1980 e 1990. A produção foi vencedora do Urso de Prata no Festival de Berlim esse ano – prêmio do júri. O premiado Swann Arlaud, vencedor do César de Melhor Interpretação Masculina em 2018, interpreta um dos três personagens principais desse filme e estará presente no Festival.

Também vencedor de vários prêmios, “Inocência Roubada” ((Les Chatouilles/A2 Filmes), de Andrea Bescond e Eric Metayer, é baseado na história real vivida pela diretora e mostra a dança como um importante meio de superar traumas sofridos a partir de abusos sexuais na infância. O longa integrou a seleção do Festival de Cannes em 2018 na mostra “Un Certain Regard” e garantiu dois prêmios César em 2019 nas categorias Melhor Adaptação e Melhor Atriz Coadjuvante (atriz Karin Viard).

A história da luta dos franceses por seus direitos também será uma das temáticas apresentadas pelo festival. Em julho deste ano comemoram-se 230 anos da Tomada da Bastilha e o longa “A Revolução em Paris” (Un peuple et son roi/Bonfilm), de Pierre Schoeller, revisita parte desta história. Na ocasião, o povo francês uniu-se contra a monarquia de Luís XVI exigindo uma transformação na sociedade. Sob os ideais de “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, o movimento derrubou o Antigo Regime.

Outro aniversário é o de 30 anos do clássico “Cyrano de Bergerac” de Jean-Paul Rappeneau, com o consagrado Gérard Depardieu, baseado na comédia heroica de Edmond Rostand, cuja criação em 1897 é objeto de outro filme da seleção, a cinebiografia “Cyrano Mon Amour” (Edmond/A2Filmes), de Alexis Michalik, que virá ao festival. Esse filme mostra o processo criativo do dramaturgo francês ao escrever a aclamada peça “Cyrano de Bergerac”, sua obra de sucesso traduzida em mais de 40 línguas e tendo seu personagem considerado arquétipo humano como Hamlet e Don Quixote.

Rebelde e tipicamente francês, um dos personagens mais icônicos do país, marca presença no festival: o invencível Asterix. Na programação, seu mais novo filme e, como os outros, dedicado a toda a família: “Asterix e o Segredo da Poção Mágica” (Astérix – Le Secret de la Potion Magique/Bonfilm), de Louis Clichy e Alexandre Astier. A animação tem roteiro original e  a trama conta a aventura da dupla Asterix e Obelix na busca de um novo guardião para a poção mágica da Gália e na tentativa de impedir que a receita caia nas mãos erradas. O filme levou mais de quatro milhões de pessoas aos cinemas na França. “Asterix e o Segredo da Poção Mágica” também será projetado no âmbito das várias sessões educativas organizadas por todo país.

Pierre Niney, reconhecido especialmente por sua interpretação em “Yves Saint-Laurent”, poderá ser visto protagonizando o longa “Através do Fogo” (Sauver ou périr/California Filmes), de Frédéric Tellier. A história retrata o drama do bombeiro Frank que, durante um chamado de incêndio, se sacrifica para salvar seus homens. Ao acordar do coma num centro de tratamento, percebe que seu rosto foi totalmente queimado. Ele terá de reaprender a viver e entender que, desta vez, ele é quem precisa ser salvo.
Uma das mais populares atrizes francesas, Juliette Binoche está no filme “Quem Você Pensa Que Sou” (Celle que vous croyez/California Filmes), dirigido por Safy Nebbou. A obra retrata o caso de “catfishing” de uma mulher que, para espionar seu marido, cria um perfil falso nas redes sociais forjando ser muito mais nova do que realmente é.

O CLÁSSICO – “Cyrano de Bergerac”, de Jean-Paul Rappeneau

O clássico do Festival Varilux 2019 é um marco da cinematografia francesa: “Cyrano de Bergerac”, de Jean-Paul Rappeneau. Inspirado na famosa peça de Edmond Rostand, a versão apresentada tem Gérard Depardieu como protagonista e completa 30 anos de lançamento. O filme, de 1990, já foi visto por cerca de 4,8 milhões de espectadores na França e por 1,7 milhão no estrangeiro. No Festival Varilux serão exibidas cópias em 2K.

“Cyrano de Bergerac” acumulou diversos prêmios pelos festivais onde passou. Ganhou o Oscar de Melhor Figurino, em 1991, além das indicações para Melhor Ator (Depardieu), Melhor Filme Estrangeiro, Direção de Arte e Maquiagem. Em Cannes, o protagonista levou o troféu de Melhor Ator em 1990. No Globo de Ouro, em 1991, a produção venceu na categoria Melhor Filme Estrangeiro. E recebeu dez estatuetas do César, prêmio mais importante francês, entre elas as de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Diretor. 

FILMES NA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL ATÉ 19 DE JULHO
Marcados com (*) serão projetados GRATUITAMENTE nas unidades culturais do SESC Nacional

AMOR À SEGUNDA VISTA*
Mon inconnue
De Hugo Gélin
Com François Civil, Joséphine Japy, Benjamin Lavernhe
2019 – Comédia – 1h58
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Da noite para o dia, Raphaël se vê mergulhado num mundo no qual nunca encontrou Olivia, mulher da sua vida. Como ele vai fazer para reconquistar sua mulher, que se tornou uma perfeita desconhecida?

François Civil obteve o Prêmio de Interpretação Masculina no Festival Internacional do Filme de Comédia de Alpe d’Huez

ASTERIX E O SEGREDO DA POÇÃO MÁGICA*
Astérix – Le Secret de la Potion Magique
De Louis Clichy, Alexandre Astier
Versão dublada com a voz de Gregório Duvivier (Asterix) e versão legenda
2019 - Animação – 1h25
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Asterix e Obelix precisam ajudar o velho druida Panoramix a encontrar um novo guardião para a poção mágica da Gália. Durante a viagem pela região, eles devem impedir que a receita mágica caia em mãos erradas, dando início a uma inesperada aventura.

ATRAVÉS DO FOGO*
Sauver ou périr
De Frédéric Tellier
Com Pierre Niney, Anaïs Demoustier, Chloé Stefani
2018 - Drama – 1h56
Distribuição no Brasil: California Filmes
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Franck é bombeiro de Paris. Ele salva pessoas, é feliz. Durante uma intervenção num incêndio, ele se sacrifica para salvar seus homens. Ao acordar num centro de tratamento de queimaduras graves, ele entende que seu rosto se derreteu nas chamas. Ele terá que reaprender a viver e aceitar a ser salvo agora.

BOAS INTENÇÕES*
Les Bonnes Intentions
De Gilles Legrand
Com Agnès Jaoui, Alban Ivanov, Tim Seyfi
2018 – Comédia dramática – 1h40
Distribuição no Brasil: Pandora Filmes
Classificação indicativa : 12 anos
Sinopse: Sempre envolvida em uma série de trabalhos humanitários, Isabelle, professora de francês, vê-se em concorrência no centro social no qual trabalha. Ela vai então levar seus alunos a fazerem um curso inusitado de alfabetização.

CYRANO MON AMOUR*
Edmond
De Alexis Michalik
Com Thomas Solivérès, Olivier Gourmet, Mathilde Seigner
2019 – Comédia dramática – 1h49
Distribuição no Brasil: A2 Filmes
Classificação indicativa : 12 anos
Sinopse: Dezembro de 1897, Paris. Edmond Rostand ainda não completou 30 anos, mas já tem dois filhos e muitas angústias. Ele não escreve nada há dois anos. Desesperado por trabalho e há dois anos sem conseguir escrever, ele propõe ao renomado ator Constant Coquelin uma nova peça, uma comédia heroica, em verso. Ele começa a escrever essa peça na qual ninguém acredita. Por enquanto, ele só tem o título: Cyrano de Bergerac.

OS DOIS FILHOS DE JOSEPH
Deux Fils
De Félix Moati
Com Vincent Lacoste, Benoît Poelvoorde, Mathieu Capella
2018 – Comédia dramática – 1h30
Distribuição no Brasil: Pandora Filmes
Classificação indicativa : 12 anos
Sinopse: Para Ivan, um menino de 13 anos, seu pai Joseph e seu irmão mais velho Joachim são os seus principais modelos de vida. Porém, em determinado momento os dois falham e o jovem percebe como pode ser ruim conhecê-los.

FILHAS DO SOL*
Les filles du soleil
De Eva Husson
Com Golshifteh Farahani, Emmanuelle Bercot
2018 - Drama – 1h55
Distribuição no Brasil: California Filmes
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Bahar é a comandante das Filhas do Sol, um batalhão composto apenas por mulheres curdas que atua ofensivamente na guerra do país. Ela e as suas soldadas estão prestes a entrar na cidade de Gordyene, local onde Bahar foi capturada uma vez no passado. Mathilde é uma jornalista francesa que está acompanhando o batalhão durante o ataque. O encontro entre as duas mulheres, dentro do cenário caótico que as cercam, irá mudar a vida de ambas permanentemente.

FINALMENTE LIVRES*
En Liberté
De Pierre Salvadori
Com Adèle Haenel, Pio Marmai, Damien Bonnard
2018- Comédia – 1h47
Distribuição no Brasil: California Filmes
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Yvonne, jovem inspetora de polícia, descobre que o marido, o capitão Santi, herói local morto em combate, não era o policial corajoso e íntegro que ela pensava, mas um verdadeiro bandido. Determinada a reparar os erros cometidos por ele, Yvonne cruza o caminho de Antoine, injustamente preso por Santi durante oito longos anos.

GRAÇAS A DEUS
Grâce à Dieu
De François Ozon
Com Melvil Poupaud, Denis Ménochet, Swann Arlaud
2019 - Drama –  2h17
Distribuição no Brasil: California Filmes
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Alexandre vive em Lyon com a esposa e os filhos. Um dia, ele descobre, por acaso, que o padre que abusou dele enquanto era escoteiro ainda prega junto às crianças. Ele inicia, então, um combate, ao qual se juntam, rapidamente, François e Emmanuel, também vítimas do padre, para “liberar a palavra” sobre o que sofreram e criam um grupo de apoio para aumentar a pressão na justiça por providências. Mas, eles terão que enfrentar todo o poder da cúpula da Igreja.

Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim neste ano, o filme tem como base a história real que conduziu à condenação do cardeal francês Philippe Barbarin.

UM HOMEM FIEL
L’homme fidèle
De Louis Garrel
Com Laetitia Casta, Louis Garrel, Lily-Rose Depp
2018 – Comédia romântica – 1h15
Distribuição no Brasil: Supo Mungam
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Marianne deixa Abel por Paul, seu melhor amigo e pai de seu futuro filho. Oito anos depois, Paul morre. Abel e Marianne voltam a namorar, despertando sentimentos de ciúmes tanto no filho de Marianne, Joseph, quanto na irmã de Paul, Eva, que secretamente ama Abel desde a infância.

INOCÊNCIA ROUBADA
Les Chatouilles
De Andrea Bescond e Eric Metayer
Com Andrea Bescond, Karin Viard, Clovis Cornillac, Pierre Deladonchamps
2018 - Drama – 1h43
Distribuição no Brasil: A2 Filmes
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Aos oito anos, Odette gostava de pintar e desenhar, como toda criança inocente. Eventualmente, ela também brincava com os adultos, por isso não recusou participar de uma "guerra de cócegas" com um homem mais velho, amigo de seus pais. Anos depois, Odette é uma adulta assombrada pelos traumas da infância, algo que ela vem tentando esquecer através da dança, sua profissão.

Vencedor do César de melhor atriz coadjuvante para Karin Viard e prêmio César de Melhor Roteiro Adaptado

MEU BEBÊ*
Mon Bébé
De Lisa Azuelos
Com Sandrine Kiberlain, Thaïs Alessandrin, Victor Belmondo
2019 – Comédia dramática – 1h27
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Héloïse é mãe de três filhos. Jade, sua "caçulinha", acabou de fazer 18 anos e vai sair do ninho para continuar seus estudos no Canadá. Ela se lembra dos momentos compartilhados, de uma terna e profunda relação mãe-filha e antecipa tanto a partida que vai se esquecer de viver o presente.

Grand Prix de direção para Lisa Azuelos e de melhor atriz para Sandrine Kiberlain no Festival Internacional do Filme de Comédia de L'Alpe d'Huez em 2019.

O MISTÉRIO DE HENRI PICK*
Le Mystère Henri Pick
De Rémi Bezançon
Com Fabrice Luchini, Camille Cottin, Alice Isaaz
2019 - Comédia – 1h40
Distribuição no Brasil: A2 Filmes
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Em uma estranha biblioteca no coração da Bretanha, uma jovem editora descobre um manuscrito extraordinário que imediatamente decide publicar. O romance se torna um best-seller. Mas seu autor, Henri Pick, um fabricante de pizza bretão que morreu dois anos antes, nunca teria escrito nada além de suas listas de compras, segunda a viúva. Convencido de que se trata de uma fraude, um famoso crítico literário decide liderar a investigação.

O PROFESSOR SUBSTITUTO*
L’heure de la sortie
De Sébastien Marnier
Com Laurent Lafitte, Emmanuelle Bercot, Pascal Greggory
2019 – Drama/Thriller – 1h43
Distribuição no Brasil: Supo Mungam
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um professor, de um respeitado colégio, se joga da janela sob os olhares assustados de seus alunos. Seis deles não demonstram sentimento algum. Pierre, o professor substituto de francês, rapidamente nota o comportamento estranho deste grupo de seis alunos, que são extraordinariamente inteligentes e admirados por todos os professores. Da curiosidade à obsessão, Pierre tentará descobrir o segredo destes jovens.

QUEM VOCÊ PENSA QUE SOU*
Celle que vous croyez
De Safy Nebbou
Com Juliette Binoche, François Civil, Nicole Garcia
2019 - Drama – 1h41
Distribuição no Brasil: California Filmes
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Desconfiada de seu marido Ludo, Claire Millaud, de 50 anos, decide criar um perfil falso em uma rede social. Lá, ela atende por Clara, uma bela jovem de 24 anos. Alex, amigo do seu marido, é uma das pessoas com a qual o avatar interage. O homem acaba se apaixonando por Clara, enquanto Claire, por trás das telas, também nutre um sentimento de amor por Alex. Apesar de tudo se desenrolar no mundo virtual, as emoções evocadas são bastante reais, e podem trazer complicações para ambos.

A REVOLUÇÃO EM PARIS*
Un peuple et son roi
De Pierre Schoeller
Com Gaspard Ulliel, Adèle Haenel, Olivier Gourmet, Louis Garrel, Izïa Higelin, Noémie Lvovsky, Laurent Lafitte
2018 – Drama histórico – 2h01
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Em 1789, sob o reinado de Luís XVI, o povo francês rebela-se contra a monarquia e exige uma transformação na sociedade baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. Un Peuple et Son Roi cruza os destinos de homens e de mulheres comuns com figuras históricas. No meio da história, há o destino do rei e o surgimento da República.

CYRANO DE BERGERAC (Clássico)*
Cyrano
De Jean-Paul Rappeneau
Com Gérard Depardieu, Anne Brochet, Vincent Perez, Jacques Weber
1990 – Comédia dramática – 2h15
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Poeta sentimental, filósofo emotivo e dualista hábil, Cyrano é apaixonado pela bela Roxanne, mas não a paquera por vergonha do seu grande nariz. Ao invés disso, ele escreve cartas de amor para o lento, mas charmoso Christian para que ele conquiste a mão da donzela. Ela acaba se apaixonando perdidamente pelo autor, mas não sabe que foram escritas por Cyrano.


SESSÃO ESPECIAL GRATUITA NO RIO DE JANEIRO
O Chamado do Lobo
Le Chant du Loup
De Antonin Baudry
Com François Civil, Omar Sy, Reda Kateb, Mathieu Kassovitz
2019 – Drama – 1h55
Distribuição no Brasil: Bonfilm
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Um jovem tem um raro dom de reconhecer todos os sons que escuta. A bordo de um submarino nuclear francês, tudo depende dele. Conhecido por ser infalível, ele comete um erro que coloca a tripulação em perigo. Ele quer recuperar a confiança de seus superiores, mas sua busca leva todos para a engrenagem incontrolável da dissuasão nuclear.


PARCEIROS DO FESTIVAL
Patrocínio
Varilux/Essilor
Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS
Copatrocínio
Air France, Naval Group
Apoio institucional
Embaixada da França, Instituto Francês do Brasil, Aliança Francesa
Apoio
Edenred, Ticket, ETC Filmes, Fairmont
Apoio de Midia
Adoro Cinema, Canal Curta, Folha de SP, Ingresso.com, JC Decaux, Telecine
Apoio Cultural
CCFB, CEEA, Cinemaison, Digitevent, Dispositiva, Cine Odeon Net Claro, SESC
Distribuição
A2 Filmes, Bonfilm, California Filmes, Pandora Filmes, Supo Mungam Films
Promoção
Carta Capital, Filme B, Le Monde Diplomatique, Piaui

Realização
Bonfilm
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania
Governo Federal

SERVIÇO
Festival Varilux de Cinema Francês 2019
Datas: 6 a 19 de junho em mais de 80 cidades brasileiras. (esse número poderá ser alterado até o início do festival)
Exibições pagas nos cinemas. Os valores dos ingressos são os mesmos praticados em cada unidade.
Exibições GRATUITAS em 20 Unidades Culturais do SESC

Cidades: Ananindeua – PA; Aracaju – SE; Araçatuba – SP; Araraquara – SP; Balneário Camboriú – SC; Barueri – SP; Belém – PA; Belo Horizonte – MG; Blumenau – SC; Botucatu – SP; Brasília – DF; Búzios – RJ; Cambuí –MG; Campinas – SP; Campo Grande – MS; Caxias do Sul – RS; Caxambu – MG; Cotia – SP; Curitiba – PR; Florianópolis – SC; Fortaleza – CE; Foz do Iguaçu – PR; Goiânia – GO; Jaboatão dos Guararapes – PE; João Pessoa – PB; Joinville – SC; Juiz de Fora – MG; Jundiaí – SP; Londrina – PR; Macaé – RJ; Maceió – AL; Manaus – AM; Maringá – PR; Natal – RN; Niterói – RJ; Nova Friburgo – RJ; Ouro Preto – MG; Palmas – TO; Paraty – RJ; Paulista – PE; Pelotas – RS; Petrópolis – RJ; Poços de Caldas – MG; Ponta Grossa – PR; Porto Alegre – RS; Recife – PE; Ribeirão Preto – SP; Rio de Janeiro – RJ; Rio Grande – RS; Salvador – BA; Santa Maria – RS; Santos – SP; São Carlos – SP; São José dos Campos – SP; São Leopoldo – RS; São Luís – MA; São Paulo – SP; Sorocaba – SP; Taubaté – SP; Teresina – PI; Vitória – ES; Volta Redonda – RJ.

Unidades do SESC: Barra Mansa – RJ; Barreiras – BA; Belo Horizonte - MG
Corumbá – MS; Cuiabá – MT; Januária – MG; Jataí – GO; Juiz de Fora – MG; Londrina – PR; Marabá – PA; Nova Iguaçu – RJ; Paracatu – MG; Paranavaí – PR; Parnaíba – PI; Piracicaba – SP; Pouso Alegre – MG; Rio de Janeiro – RJ; Rondonópolis – MT; São Gonçalo – RJ; Vitória – ES.


Vinheta do festival: https://youtu.be/AzsPZqWVtRo
Facebook: Festival Varilux de Cinema Francês ([/variluxcinefrancês]/variluxcinefrancês)
Instagram: @variluxcinefrances
Youtube: Festival Varilux de Cinema Francês.



Nenhum comentário