[News] Festival da juventude-Shows e programação


RIO DE JANEIRO - Desde 1999, celebra-se no dia 12 de agosto, por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Internacional da Juventude, celebrado em todo o mundo como o momento de afirmar as políticas públicas destinadas aos jovens. O Sesc RJ busca constantemente aliar sua programação com os temas em debate na sociedade contemporânea e, do dia 11 de agosto até o dia 1 de setembro, contará com ampla programação dedicada a refletir sobre o futuro da juventude, com atividades que vão de diálogos entre autoridades, organizações juvenis e especialistas, apresentações culturais, oficinas e muitas outras ações que nortearão debates sobre a realidade desse grupo.
 No sábado, dia 11 de agosto, o Sesc Tijuca será o ponto inicial dessa discussão, com o evento de abertura do Festival da Juventude. Estarão presentes, às 10h, na mesa de abertura “Sesc+ Futuro: O trabalho do Sesc junto ao público adolescente e jovem”. Às 11h30, haverá uma intervenção poética com Junior Dantas, ator da peça “O Pequeno Príncipe Preto”.

Uma série de discussões com temáticas específicas serão promovidas a partir das 14h. Os jovens presentes serão divididos em quatro grupos e a cada 40 minutos serão convidados a trocarem de mesa, garantindo que todos discutam sobre os temas propostos, com a presença de especialistas em cada área. Entre os convidados está Joelson Santiago, Diretor Executivo da Educafro; Bruno Cândido, Presidente Comissão de Equidade Racial, Intolerância Religiosa e Formas Correlatas na empresa OAB Nilópolis; Nina Silva, Criadora do Movimento Black Money, Janaína Re.Fem., rapper e cineasta (detalhes no serviço abaixo).

O encerramento das atividades do dia será às 18h com Baile Charme comandado pelo DJ Michell. Falou em Charme, falou em DJ Michell. Ele é praticamente uma sumidade no assunto com mais de 20 anos realizando bailes megaconcorridos, incluindo o Baile Charme de Madureira.

Grandes Shows Solidários
 O Sesc RJ organiza ações voltadas para a promoção do bem-estar da sociedade, tanto oferecendo atividades de entretenimento quanto angariando recursos para entidades parceiras. Para aliar estes objetivos, a entidade promoverá, no dia 17 de agosto, show da cantora Iza no estacionamento do Shopping Grande Rio. A entrada solidária será 3 quilos de alimentos. As vendas começaram a quinta-feira, 9 de agosto.

Para fazer a troca, o interessado deverá se dirigir à unidade do Sesc São João de Meriti ou à loja 112 do próprio shopping. Toda a arrecadação do evento será destinada ao Mesa Brasil Sesc, programa de Assistência do Sesc RJ que visa a minimizar os efeitos da fome e do desperdício, recolhendo produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo e entregando-os às mais de 300 instituições sociais parceiras.

Curso Planejando o Futuro
Pensando em criar oportunidades de olho no futuro dos jovens brasileiros, o Senac RJ desenvolveu o curso ‘Planejando o Futuro”, voltado para esse grupo. A ideia é que os alunos interessados possam cursar o Planejando o Futuro gratuitamente em diversas Unidades Senac. A idade mínima é 14 anos e a escolaridade é Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) completo.  O curso o Planejando o Futuro propõe uma revisão da rotina diária, permitindo priorizar tarefas mais importantes, analisando o cenário atual de sua vida e estabelecendo metas para atingir objetivos e desejos com foco num planejamento de vida ou de carreira. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.sescrio.org.br.

Encontro da Juventude no Planetário
Na sexta-feira (31 de agosto e no sábado dia 01/09), o Planetário do Rio, em parceria com o Sesc RJ, será palco do Encontro de Juventude. Com ingresso solidário de 1 quilo de alimento, jovens dos projetos Portal do Futuro, Jovem Aprendiz, Educafro, Escoteiros, Ongs parceiras e Prefeitura do Rio de Janeiro participarão de programação gratuita oferecida pelo Sesc RJ em toda infraestrutura do Planetário da Gávea, dedicada à educação científica, em um ambiente lúdico e acolhedor. São esperados mais de 2 mil jovens nesses dois dias.

 Mesa Brasil Sesc
Criado há 18 anos, o Mesa Brasil Sesc no estado do Rio de Janeiro recolhe doações de produtos alimentícios em condições de consumo, ainda que eventualmente com baixo valor comercial, e os distribui a instituições de assistência social previamente cadastradas. Além das doações, as entidades também recebem mensalmente ações educativas com o objetivo de ensinar o aproveitamento integral de alimentos, com a utilização de cascas, sementes e talos, na elaboração de receitas nutritivas e saborosas.

Atualmente, são beneficiadas pelo Mesa Brasil Sesc mais de 50 mil pessoas de 308 instituições entre asilos, creches, orfanatos e outros, em 33 municípios fluminenses.  O programa conta com mais de 265 parceiros sistemáticos entre indústrias, estabelecimentos comerciais, redes de supermercados, pessoas físicas, que doam serviço e produtos. Para realizar esse trabalho, o Mesa Brasil também conta com mais de 100 voluntários que se revezam diariamente doando seu tempo e talento por pelo menos 4 horas semanais.

Serviço
Sesc Tijuca
Sábado, 11 de agosto
10h: Mesa de abertura -  Sesc+ Futuro: O trabalho do Sesc junto ao público adolescente e jovem
11h: Participação: Giovane Gávio
11:30h: Intervenção Poética: Junior Dantas – Ator da Peça “O Pequeno Príncipe Preto”
14: 14: Mesas de Discussão

Grupo 1: Transleituras: juventude, projetos sociais e linguagens urbanas
Participantes: - Janaína Re.Fem – Rapper, Cineasta e curadora do  Festival de Cinema Negro Zózimo Bulbul
- Slam das Minas e Poetas Favelados: Ativismo cultural
- Coletivo Baixada Grita Arte: A experiência de criação do coletivo, oriundo do projeto Sesc+ Futuro  

Grupo 2 - Levante Jovem: protagonismo Juvenil, empreendedorismo e ativismo
- Joelson Santiago– Movimentos sociais e os Pré-Vestibulares Comunitários
- Luciana Barros – Criadora do grupo Ponte para Pretxs – Palestra sobre juventude e ativismo em mídias digitais
- Nina Silva – Juventude, tecnologia e empreendedorismo negro
- Alessandro Oliveira
A experiência dos projetos Portal do Futuro e Jovem Aprendiz do Senac
               
Grupo 3: Cartografias Juvenis na Cidade que eu quero
- Bruno Cândido: Juventude e Direitos Humanos
- Fernanda Lopes; Edson Chianca ; Claudia Ferreira: Jovens em Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas
- Dudu do Morro Agudo: Experiência do Instituto Enraizados
-  Taiana Trajano: Pesqusiadora, falará sobre “A Cidade que eu quero e os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável”.            

Grupo 4: Saúde da população adolescente e jovem
- Alan Brum do Instituto Raízes em Movimento
- Arlete Inácio: Prevenção pela autonomia: do uso de álcool e outras drogas entre jovens
- Jaqueline Alves: Saúde mental da juventude periférica    
       
Sábado, 17 de agosto
Show da cantora Iza
Horário: 19:30 às 20:30h
Local: estacionamento do Shopping Grande Rio  
Entrada solidária: 3 quilos de alimentos não perecível

Sexta, 31 de agosto a 1 de setembro
Encontro da Juventude
Horário: 9 às 20h
Local: Planetário
Atividades: Slam, Ataques Poéticos, Mentorias de empreendedorismo, economia criativa e protagonismo juvenil, teatro, dança, moda, etc



Nenhum comentário