[Crítica] Uma Outra História do mundo

Sinopse:
A cidade fronteiriça de Mosquitos vive os estertores da ditadura, quando dois amigos íntimos, Milo e Esnal, decidem zombar do explosivo coronel local, sequestrando seu bem mais precioso (uma coleção de anões de jardim) e lendo na rádio uma declaração libertária. A aventura dá errado e as consequências recaem com crueldade sobre a vida dos dois.

O que eu achei?
Confesso que não tenho muito contato com filmes latino-americanos, e isso fez com que eu tivesse que me acostumar com o ritmo da narrativa. Mas a surpresa foi muito boa, o filme faz, de forma quase lúdica, uma crítica à ditadura militar uruguaia (1973 -1985). Apesar de não apresentar nenhuma cena de violência explícita, conseguimos perceber a dor e o medo que esse período causa nas pessoas, ainda assim conseguimos rir, e nos divertir com o desenvolvimento da trama.

Milo e Esnal armam um plano para provocar o novo coronel como apresentado na sinopse, mas o plano não sai como esperado e Milo acaba “sumindo”. Bea, sua filha mais velha, vai atrás de notícias dele em Montevidéu e descobre que ninguém sabe de seu pai e volta para Mosquitos, certa de que seu pai nunca saíra da cidade. Enquanto isso Esnal se isola do mundo, num processo de autopunição.

Quando Bea volta, ela tenta retomar sua vida e seguir em frente, sempre buscando por seu pai. Ela convence Esnal a ajudá-la a descobrir o que aconteceu de fato. Esnal decide enfrentar seus medos e culpa, e resolve propor ao coronel aulas de história do mundo. O coronel aceita, mas com a condição de que Esnal termine suas aulas ao chegar em 12 de outubro de 1942, data do descobrimento da América, para evitar que ele trate de assuntos “perigosos” para os cidadãos.
Esnal inicia suas aulas, tendo como aluna mais dedicada a esposa do coronel, e com uma habilidade de contação de histórias primorosa ele cria a sua versão da história do mundo, fazendo com que seus alunos percebam que estão sendo vítimas de um controle inaceitável.

Se você quer saber como termina essa aventura por uma história do mundo diferente de tudo que você já estudou, fica o convite. Uma Outra história do mundo é uma boa surpresa que vale ser conhecida.
Trailer:

Mel Costa

Nenhum comentário