[News] Terminam as filmagens de Maior que o mundo, com Eriberto Leão, Luana Piovani, Maria Flor e grande elenco


Depois de três semanas e meia intensas, as filmagens de Maior que o Mundochegam ao final nesta quinta-feira (05/07), em São Paulo, cidade onde a produção da Popcon foi inteiramente rodada para dar vida à história escrita por Reinaldo Moraes, autor conhecido por romances que marcaram a literatura marginal dos anos 1980 e se tornaram cults, como “Tanto faz” (1981) e “Abacaxi” (1985). Grande admirador de seu trabalho, o diretor Roberto Marquez fez questão de que seu primeiro longa tivesse a marca e este cenário que o escritor descreve tão bem. “Entrei em contato com ele e fiquei horas conversando pelo Skype”, recorda o cineasta sobre a primeira conversa com Moraes, que depois viria a ter a ideia do filme.
Na trama, Eriberto Leão (O Outro Lado do Paraíso, Assalto ao Banco Centrale De Pernas pro Ar 2) vive o protagonista Kbeto, um escritor em crise criativa e moral. “Foi sensacional voltar às minhas origens através de um roteiro do Reinaldo Moraes e da Ana Reber, que retrata a minha cidade natal de uma forma tão singular. Mergulhamos na boemia do Baixo Augusta e adentramos nesse universo da contracultura com muita vontade”, declara o ator que encarna este “autor de um sucesso só”, que há 20 anos sofre um bloqueio criativo e abastece sua vida com sexo, drogas e rock and roll nesta região da capital paulista.
Se a intérprete da nova musa de seu personagem, a atriz Gabi Lopes (O Último Virgem, Internet – O Filmee Malhação), diz igualmente que “foi um sonho” filmar em terras paulistanas, “no quintal de casa”, este também era um desejo antigo de Tatiana Quintella (A Mulher Invisível, O Homem do Futuroe Serra Pelada), que produz o longa. “Além de ser fã do Reinaldo Moraes, sempre quis produzir um filme mostrando e referenciando a nossa cidade de São Paulo e uma homenagem à Boca do Lixo. Ele percorre por um universo lúdico e ao mesmo tempo real; isso foi o que atraiu nosso grande elenco”, revela a produtora. As três semanas e meia de filmagem em mais de vinte locações, contando com as externas nas ruas, encerradas com a participação especial da escritora e roteirista Fernanda Young (Os Normais, Vade Retroe Edifício Paraíso) foram outro desafio inédito para ela. “Foi o longa-metragem mais curto que já produzi, mas foi intenso e prazeroso. Essa equipe é muito competente e unida. Trabalhar pela primeira vez com Eriberto Leão foi maravilhoso, além da querida Maria Flor, Giovanni Venturini, Carolina Dias, Gabi Lopes, Lucas Miagusuku, Gabriel Godoy, entre outros; do Otto e Fernanda Young, que fazem uma linda participação; e da Luana Piovani que é uma parceira de longa data”, destaca Tatiana, lembrando também da presença do cantor Otto no elenco como Zulu.
Eriberto, que também elogia a conexão e paixão do elenco, da direção de Marquez, da fotografia de Pedro Farkas (Paraíso Perdido, Desmundoe Zuzu Angel) e de toda a equipe, afirma que Kbeto o desafiou a encarnar “o peso de um artista contracultural com a leveza do humor de um bon vivant, que se contenta com a vida boêmia, apesar de sofrer um bloqueio criativo do qual anseia se livrar”. Giovanni Venturini (Cúmplices de um Resgatee Família Imperial), que interpreta o anão que é dono do diário encontrado pelo escritor, ressalta que este “é um projeto que está acreditando em cada ator que está participando; cada personagem ali, tem seu desafio”.
O de viver a Mina foi o que trouxe Luana Piovani (A Mulher Invisível, A Noite da Viradae o futuro longa O Homem Perfeito) para o longa: “Eu li o roteiro e fiquei completamente apaixonada pela história” relembra a atriz, que viu na amiga baladeira do protagonista uma chance de fazer uma personagem diferente em sua carreira, não só pela transformação física a que se submeteu para o papel.
Isso também levou a colega Gabi a mergulhar no processo de criação de Audra: “me joguei em um universo novo, fui investigar, fazer laboratório... Nunca tinha feito antes uma personagem baladeira. E me sinto honrada em poder contar a história dessa menina jovem e compartilhar isso com o público mais novo que me acompanha desde a Malhação”. Para Maria Flor, que interpreta a filha do autor em crise, a mistura de tons da história a torna especial. “É um trabalho ao mesmo tempo dramático e cômico, sério e uma fábula contemporânea. Nunca tinha feito algo assim. Foi muito legal também fazer uma personagem cheia de nuances, que tem uma questão com o pai séria, de inveja, de admiração e repulsa” pontua a intérprete de Maria João.
Giovanni destaca outro diferencial da produção, no cuidado do retrato de Altair, papel que encara como uma oportunidade única de ousar e se desafiar. “Está sendo interessantíssimo poder mostrar que as pessoas com nanismo são pessoas como outra qualquer: podem ir para o caminho do bem, podem ir para o caminho do mal. E poder desmistificar, sair desse lugar de enxergar o ator com nanismo somente na comédia... Apesar de Maior que o Mundoter humor, é uma comédia mais fora desse lugar físico, de estereotipar o anão”, declara o ator que também frisa a ajuda do preparador de elenco Sergio Penna (Bicho de Sete Cabeças, Carandirue Faroeste Caboclo) neste processo de construção do personagem.
Produzido pela Popcon e com distribuição da Imagem Filmes,Maior que o Mundotem a direção de Roberto Marquez, que cursou cinemana New York Film Academy, onde filmou os curtas Earnie and the Moon, Mannu,Pretty Girlse o clip “Freak”, que foram exibidos e premiados em diversos festivais internacionais.

Sinopse
Kbeto, um escritor cinquentão que sofre de bloqueio criativo há 20 anos vive atrás de inspiração para escrever seu segundo romance e dar continuidade a uma interrompida carreira literária. Em intermináveis sessões de boemia explícita no Baixo Augusta, em São Paulo, Kbeto leva uma vida cuja única preocupação é onde irá beber ou transar a seguir. Certa noite, por absoluto acaso, topa com um diário jogado numa caçamba. Entusiasmado pela história do anão Altair, transcreve o bombástico manuscrito e vende como uma história sua. É aí que seus problemas começam: o verdadeiro autor da história não demora a aparecer com um uma ira criminosa que faz seu dedo coçar de vontade de apertar o gatilho.

EQUIPE CRIATIVA
DIREÇÃO – ROBERTO MARQUEZ
Estudou por quatro anos em Nova York, onde cursou cinema na New York Film Academy e teve a oportunidade de trabalhar em diversas produções, algumas menores e outras maiores, e de filmar seus curtas e clipes. Destes se destacaram a animação Earnie and the Moon,Mannu, Pretty Girlse o clip “Freak”, que foram exibidos em diversos festivais, dentre eles Firtsglance Film Festival, Denver Underground Film Festival, Williamsburg Film Festival e Los Angels Indie Film Festival. “Freak” foi premiado como clip no Firstglance Film Festival e Earnie and the Mooncomo melhor curta no Los Angeles Indie Film Festival. Antes disto, estudou Rádio e TV na Fundação Armando Penteado e, ao mesmo tempo em que cursava a faculdade, estudou técnicas de atuação com o prestigiado Beto Silveira e com a preparadora de elenco Fátima Toledo (Cidade de Deus, Tropa de Elite, Central do Brasil, entre outros).

ROTEIRO – REINALDO MORAES
Estreou na literatura em 1981, com o romance Tanto Faz(ed. Brasiliense). Em 1985, publicou o romance Abacaxi(ed. L&PM). Depois de 17 anos sem publicar nada, voltou em 2003, com o romance de aventuras Órbita dos Caracóis(Companhia das Letras). Seguiram: Estrangeiros em casa(narrativa de viagem pela cidade de São Paulo, National Geographic-Abril, 2004, com fotos de Roberto Linsker); Umidade(contos, Companhia das Letras, 2005), Barata!(novela infantil, Companhia das Letras, 2007), Pornopopéia(romance, Objetiva, 2009) e O Cheirinho do Amor(crônicas, Alfaguara, 2014). É também tradutor e roteirista.

COLABORAÇÃO DE ROTEIRO – ANA REBER
Ana Reber já colaborou com as maiores produtoras do país e participou de séries de sucesso como Sessão de Terapia, dirigida por Selton Mello, cujas três temporadas triplicaram a audiência do canal GNT. Na TV ainda, foi roteirista da série Rua Augusta, produção da O2 para o canal TNT. Foi também integrante da equipe do Sítio do Pica Pau Amarelo, desenho animado exibido na Globo e Cartoon Network e adaptou a premiada série de Cao Hambúrguer e Teodoro Poppovic Que Monstro te Mordeu. No cinema, colaborou com o o roteiro do próximo longa de Tati Bernardi e assina o roteiro de A Dupla, longa-metragem com Tatá Werneck e Cauã Reymond, que tem estreia prevista para julho de 2018.

PRODUÇÃO – TATIANA QUINTELLA
Tatiana trabalhou como executiva de marketing por seis anos na Warner Bros. e cinco anos na Columbia TriStar/Sony Pictures. Em 2005, foi nomeada secretária da Cultura da cidade de Paulínia, onde idealizou e implementou o “Polo Cinematográfico de Paulínia”. Em 2009, produziu o documentário Top Models - Um Conto de Fadas Brasileiro, que conta a trajetória de sucesso das maiores modelos brasileiras. O projeto teve direção de Richard Luiz e produção executiva de Paulo Borges. Na sequência produziu os longas-metragens A Mulher Invisívele O Homem do Futuro, ambos do cineasta Cláudio Torres. Em 2010, fundou a produtora Paranoid, onde produziu mais de 300 filmes publicitários, diversos videoclipes e o longa-metragem Serra Pelada, com direção de Heitor Dhalia. Para TV, assinou os documentários Passage, de Brenno Castro, para a TV Cultura; Brilho Imenso - A História de Cláudio Kano, de Denis Cisma para a ESPN; e duas temporadas da série Elmiro Miranda Show,de Rafael Queiroga, Brenno Castro e Pedro Coutinho, para o canal TBS, além da animação Annabee.log, de Daniel Semanas, para a MTV.
Em 2015, Tatiana fundou a Popcon onde, até o momento, produziu mais de 40 comerciais e diversos clipes musicais, além da série 50 Grandes Filmes Brasileiros, para o canal HBO/Max e o aclamado documentário Waiting for B.dirigido por Paulo Cesar Toledo. Lançou, em 2017, o especial de comédia Tamo Junto,de Marco Luque, para a Netflix e a série O Nome dela é Gal, para o canal HBO. Em fase de finalização, estão o longa-metragem O Homem Perfeito, de Marcus Baldini, e Amigas de Sorte, de Homero Olivetto.
SOBRE OS PRODUTORES & DISTRIBUIDORES
POPCON – POP CONTENT FILMS
Fundada por Tatiana Quintella em 2015, a Popcon promove a interação de projetos para Cinema, TV e Novas Mídias. Já desenvolveu campanhas para Toyota, Motorola, Canon e CCAA. Produziu o último trabalho do rapper Emicida, o clipe da música “Mãe”. Para a TV, produziu recentemente a série 50 Grandes Filmes Brasileiros, que foi ao ar pelo canal Max, e a série de quatro episódios da vida da cantora Gal Costa, O nome dela é Gal, feita com exclusividade para o canal HBO, além do aclamado documentário Waiting For B, de Paulo Cesar Toledo. Atualmente, em fase de finalização, estão o longa de Marcus Baldini, O Homem Perfeito, que será lançado em setembro deste ano, e o longa-metragem Amigas de Sorte, de Homero Olivetto, com estreia prevista para segundo semestre de 2018.

IMAGEM FILMES
Imagem Filmes é uma empresa nacional que atua no mercado de entretenimento do país como uma distribuidora de filmes independentes. Oferece grande variedade e produções com qualidade, vindas dos quatro cantos do mundo, atuando nos segmentos de cinema, TV e home video. Entre os últimos lançamentos da Imagem Filmes, destacam-seSoundtrack, O Rastro, Antes que Eu Me Esqueça, Nise – O Coração da Loucurae Reza a Lenda, além de produções internacionais como Roda Gigante, Paddington 2e O Passageiro.


Nenhum comentário