[News]'Identidade Coletiva II' , de Bere, e 'Abstracionismo Gráfico', de Carlos Formiga, abrem a temporada de exposições do Centro Cultural Correios RJ, em 2022, com curadoria de Carlos Bertão.

'Identidade Coletiva II' , de Bere, e 'Abstracionismo Gráfico', de Carlos Formiga, abrem a temporada de exposições do Centro Cultural Correios RJ, em 2022, com curadoria de Carlos Bertão.


Pintura, fine art e fotografia se misturam para falar das reações e relações na nova realidade


Bere - foto divulgação

As exposições 'Identidade Coletiva II', do artista plástico Bere, e 'Abstracionismo Gráfico', do fotógrafo Carlos Formiga, abrem simultaneamente no dia 20 de janeiro de 2022, no Centro Cultural Correios RJ, sob a curadoria de Carlos Bertão, design expográfico/ iluminação a cargo de Alê Teixeira, e realização da EntreArte Consultoria.


As mostras são individuais, mas conversam entre si, já que Formiga procura o detalhe em um todo, em fotos abstratas marcadas por grafismo, e Bere cria personagens que passeiam pelo todo, pela vida e relações pessoais, baseados na globalização provocada pela nova realidade e avanços tecnológicos.


Os personagens de Bere possuem nomes e características de personalidade que são expressos através dos traços, cores e detalhes de cada obra. Suas pinturas são como filhos: nasceram de Bere, têm nome e fazem parte da história e da passagem do artista por este mundo.  Assim, depois de criados, são apresentados à sociedade e com ela interagem. É impossível ver uma obra de Bere sem uma reação. O espectador sente o poder dos fortes traços e  a delicadeza das obras expostas, criando imediatamente uma conexão. Desta forma, as figuras passam a retratar uma mistura de sentimentos e máscaras usadas em nossa natureza humana. 


Bere utiliza acrílico sobre tela, spray e Caneta Posca.  Em 'Identidade Coletiva II', além das telas, serão expostas reproduções seriadas das mesmas, impressas em Fine Art a jato de tinta mineral sobre canvas Hahnemühle. 

Carlos Formiga - foto divulgação



Já o fotógrafo Carlos Formiga trabalha com composições abstratas, com forte presença de um marcante grafismo. Ele sempre busca captar o detalhe de um todo, utilizando, com propriedade, o elemento da linguagem visual. Fotografa sem um planejamento, em busca do inusitado - um aspecto de uma imagem que lhe chame a atenção. E é esse detalhe que ele fotografa.

Carlos Formiga


Em 'Abstracionismo Gráfico',  são apresentadas fotos abstratas na sua maioria contemporâneas, com clara presença de um grafismo, que refletem a técnica e a sensibilidade que são marcas de seu trabalho.

Bere - foto divulgação



Sobre Bere

Nascido em 1978, Bernardo de Paula Magalhães Bastos começou a pintar em meados do ano 2000, por influência de Marilu Bueno, também artista plástica, assumindo o nome artístico Bere, seu apelido desde a infância. Formado em arquitetura pela Universidade Santa Úrsula, sempre gostou de pintar e, depois da sua primeira exposição individual no ano de 2002, começou a levar a sério a carreira de artista visual, participando de exposições com mais assiduidade. 

Em setembro de 2019, BERE apresentou, no Centro Cultural Correios RJ, a exposição IDENTIDADE COLETIVA, onde mostrou, pela primeira vez, os personagens que cria, que vivem em meio ao excesso de informações e de novas tecnologias. A mostra foi um sucesso de crítica e de público, tendo sido visitada por mais de 51.000 pessoas. 

Passados mais de dois anos, esta nova exposição propõe mostrar uma nova leva de personagens criados por Bere num período em que enfrentamos a pandemia do coronavírus e a exacerbação da utilização das mídias sociais, de uma forma cada vez mais globalizada.


COLETIVAS 

2019 – Salon Art Shopping em Paris, França 
2019 – “Pink October”, na Gallery Art Space, em Nova Iorque, EUA 
2019 – AVA Art Festival, na AVA Galleria, em Helsinki, Finlândia 
2019 – Festival Internacional de Arte no EnoKojima Art Center, em Osaka - Japão 
2019 – Bienal Europeia e Latino Americana de Arte Contemporânea, no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, Brasil 
2019 - Expo Arte SP, Oscar Freire 702, em São Paulo, Brasil 
2019 - Arte e mulher, na Art Lab Gallery, em São Paulo, Brasil 
2018 e 2016 – Mastercasa, em Niterói, Brasil .
2016 - 4º salão de outono da América Latina, na Galeria Marta Traba, em São Paulo, Brasil 

INDIVIDUAIS

2019- BERE, na Trattoria Torna, no Rio de Janeiro 
2019 – Identidade Coletiva no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro .2019 - Think Inside The Box – THB, em Niterói
2018 - Máscaras da Personalidade, no MPRJ (corredor cultural), no Rio de Janeiro 
2004 - Bere, na Sala José Cândido de Carvalho, em Niterói 
2003 – Mastercasa, em Niterói
2002 - Efígie, no Centro Cultural Pascoal Carlos Magno, em Niterói. 


Sobre Carlos Formiga

Engenheiro e fotógrafo, o carioca Carlos Formiga fotografa desde os anos 80, tendo, a partir de 2010, passado a se dedicar integralmente à arte, estudando com o consagrado fotógrafo Walter Firmo, de quem se tornou pupilo.  Participou também  da Oficina de Arte Contemporânea na Escola de Artes Visuais - EAV - do Parque Lage, sob a orientação de David Cury. 


EXPOSIÇÕES/EVENTOS

2016 
➢ Exposição Coletiva da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, curadoria de Lisette Lagnado, Rio de Janeiro. 
2018 
➢ “TOPOGRAFIAS”, exposição no Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, Rio de Janeiro (09/05 a 10/06), seleção por Edital Público, curadoria de Marco Antonio Portela. 
➢ ARTIGO Rio - Feira de Arte Contemporânea, curadoria de Greice Rosa e Marco Antonio Portela 
2019 
➢ “Mostra Livre de Fotografia 6”, em A Casa – Foto Arte, Rio de Janeiro. júri: Ana Paula Albé (SP) e Luiz Baltar (RJ), curadoria de Greice Rosa 
2020 
➢ “SÓS” , ensaio publicado na 3ª edição da revista A CASA EM REVISTA.
➢ Exposição coletiva em EntreArte Consultoria, Rio de Janeiro, curadoria de Carlos Bertão e design expográfico de Alê Teixeira. 
2021 
➢ Exposição coletiva em Casa Carambola, Rio de Janeiro, curadoria de Carlos Bertão e design expográfico de Alê Teixeira.
➢ “PEQUENOS FORMATOS” – FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA”, exposição coletiva no Espaço Cultural Correios, Niterói, Rio de Janeiro (19/06 a 31/07), curadoria de Greice Rosa e Marco Antonio Portela. 


Sobre Carlos Bertão (curador)

Carioca, advogado, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com mestrado na Universidade de Nova Iorque (NYU), trabalhou em escritórios de advocacia no Rio de Janeiro, São Paulo e Nova Iorque.
Em 1980, foi contratado pelo Banco Mundial, em Washington, onde trabalhou por quase vinte anos.
Colecionador de obras de arte há mais de 40 anos, ao se aposentar do Banco Mundial retornou ao Brasil e passou a se dedicar à produção e curadoria de exposições.

Foi curador, entre outras, de exposições no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, em São Paulo, no Museu de Arte Contemporânea do Estado de Mato Grosso do Sul - MARCO.

Hoje divide seu tempo entre o Rio de Janeiro e Bonito, MS, tendo concebido e executado o projeto IMERSÕES MS, que envolveu um trabalho de residência do renomado artista plástico Carlos Vergara na região da Serra da Bodoquena, também com a previsão de  uma exposição no Museu de Arte Contemporânea do Estado de Mato Grosso do Sul - MARCO e a preparação e execução de um livro e de um vídeo do trabalho desenvolvido durante a residência.

Foi, também, Curador da exposição CONSCIÊNCIA, do artista peruano Ivan Ciro Palomino, produzida pela ONU, e realizada no Centro Cultural Correios RJ, no período de 25/09/19 a 19/01/20, que foi visitada por 143.524 pessoas.

Em todas as exposições que curou, nas quais apresentou obras de mais de 40 artistas, Carlos Bertão contou com a participação de Alê Teixeira, que foi responsável pelo design e pela iluminação delas.


Serviço

Exposição: "Identidade Coletiva II" 
Artista: Bere @bere.arte 
Exposição: "Abstracionismo Gráfico"
Artista: Carlos Formiga @carloscformiga

Curador: Carlos Bertão @cbertao
Design Expográfico/Iluminação: Alê Teixeira @aleartale
Realização: EntreArte Consultoria @entrearteconsultoria 
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares

Local: Centro Cultural Correios RJ
Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - RJ
Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h
Abertura: 20 de janeiro de 2022
Visitação: 21 de janeiro a 19 de março de 2022
Censura livre
Gratuito
Acessibilidade

Uso de máscaras e comprovante de vacinação são obrigatórios, conforme determinação dos órgãos competentes.

Apoio: Centro Cultural Correios RJ/ Ministério das Comunicações 

Nenhum comentário