[News]Festival do Rio 2021 tem docs sobre música, orginais do CINEBRASiLTV

 


 

Quatro produções originais e exclusivas do CINEBRASiLTV foram selecionadas para as principais competitivas do Festival do Rio 2021, que acontece até o dia 19 de dezembro (http://www.festivaldorio.com.br/), domingo.

Os documentários em longa-metragem, Manguebit, de Jura Capela e Rolê – Histórias de Rolezinhos, de Vladmir Seixas, estão na Première Brasil Longa DocumentárioBarragem, de Eduardo Ades concorre na Première Brasil Novos Rumos Longas e, Chico Mário – A melodia da Liberdade, de Silvio Tendler, está na Première Brasil Especial.

O canal, criado há dezessete anos pela cineasta Tereza Trautman, é exclusivo para produções do audiovisual nacional, acolhendo cineastas e produtores de todo o país, os renomados e os iniciantes. “Nossa história em quase duas décadas é de muito trabalho, mas também de muito orgulho das nossas produções e conquistas em festivais no Brasil e no exterior. Até 2025 já temos mais de 150 projetos em produção”, reflete Tereza.

Abaixo, sinopse e fotos/cartazes dos filmes.

 

SINOPSES DOS FILMES:

Sinopse “Barragem” (Eduardo Ades), na Première Brasil Novos Rumos Longas: Documentário a luta dos atingidos pelo maior desastre ambiental do Brasil para obter reparação. Após o rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Samarco, em 2015, os moradores de Bento Rodrigues ficaram sem casa e sem fonte de renda. Desilusão, desinformação, desunião e protelações marcarão o caminho de resistência dos atingidos ao longo dos anos.

 

Sinopse “Chico Mário, a Melodia da Liberdade”, Silvio Tendler, na Première Brasil Especial: Lembra a trajetória de um músico reconhecido por seus pares como um dos mais talentosos do seu tempo e que precisa ser descoberto por quem gosta de música de qualidade. Em nove anos, o compositor e violonista, irmão de Henfil e Betinho, produziu material para oito discos autorais. Precursor do financiamento coletivo e da música independente, transitou por toda a riqueza dos sons brasileiros, do erudito ao choro. O filme conta com a participação da Orquestra Ouro Preto, de violonistas mineiros e é narrado por Lenine e Bárbara Paz.

 

 

Sinopse “Manguebit", Jura Capela, na Première Brasil Longa DocumentárioDocumentário sobre a origem do Mangue Bit, movimento musical surgido em Pernambuco no início dos Anos 90 que tem como influência os ritmos regionais tradicionais e música pop e alternativa internacional (rap, punk rock, eletrônico) - considerado renovador no cenário musical brasileiro - reverberando nas artes plásticas, audiovisual, moda e cibernética em todo o brasil.

 

 

 

 

 


Sinopse "Rolê – Histórias de Rolezinhos", Vladmir Seixas, na Première Brasil Longa Documentário: Os Rolezinhos em shoppings no Brasil mobilizaram milhares de pessoas nos últimos anos. Essa forma inusitada de manifestação escancarou as barreiras impostas pela discriminação racial e exclusão social. Acompanhe neste documentário a vida e as lembranças de três personagens negras que enfrentaram situações traumáticas de racismo e participaram das ocupações em shoppings. Descubra os sonhos, a beleza, a poesia, a arte e a política de uma geração que encontrou novas maneiras de lidar com a violência vivida promovendo um intenso debate pelo país.


Nenhum comentário