[News]Duo Babi Jaques e Lassere lançam "Deixa Fluir"

DEIXA FLUIR, DEIXA ROLAR




No clima do verão brasileiro, duo pernambucano de música e artes visuais lança pela Altafonte “DEIXA FLUIR”, um respiro em forma de single e videoclipe, emanando esperança para  novos começos. 
 
Iniciando o ano formando uma tríade de músicas que antecipam o álbum “SÓIS”, o novo single do duo Babi Jaques e Lasserre, com distribuição da Altafonte, estreia no digital dia 14 de janeiro de 2021, e vem acompanhado de um videoclipe solar, gravado em Pernambuco e Minas Gerais. Com uma sonoridade pop, leve e tropical, a música acessa o frescor do litoral nordestino com muita leveza e brasilidade. Soa como um mantra relaxante, que enfatiza “deixa fluir, deixa rolar”, numa mensagem oportuna e esperançosa pra quem tem fé nos novos ares nesse novo ano. 

Uma canção singela com clima praieiro e percussivo, carrega o nordeste no som tropical, e vem cheio de brasilidades, com clara influência do tropicalismo, principalmente de Gilberto Gil. “DEIXA FLUIR” é sol, som de mar, brisa, capoeira e beira do rio. Berimbau e ukulele são os sujeitos, que se misturam a percussões, sintetizadores, órgãos, beats e uma linha grave de baixo, que mira no dub e no reggae. Poderia ser um passeio pela Jamaica, mas os primorosos pífanos do multiinstrumentista Henrique Albino, conduzem com maestria, a viagem sonora para Caruaru. 

Oriundos da Nova Cena Musical Pernambucana, trouxeram além de Albino, a produção musical de Samico, as sementes percussivas de Carlos Amarelo e o reforço vocal da multiinstrumentista Lara Klaus (integrante da LADAMA) no coro. A maior parte da música é conduzida pela voz de Lasserre, que também é o compositor da canção. Assim como no primeiro single da dupla, “SEGUIR A VIDA”, Lasserre canta com uma suavidade ácida, que as vezes lembra o timbre de Caetano Veloso, reforçando ainda mais a influência tropicalista do duo. Já Babi Jaques, que liderou o último lançamento da dupla, “CÃO GUIA", abre a terceira canção com seus vocalizes marcantes e se destaca em um solo angelical de voz, ukulele e synths.
 
Babi e Lasserre são nômades e vivem desde 2019 em um motorhome circulando o Brasil. Trabalhando com música e artes visuais, carregam na van um palco hacker e um estúdio móvel. Durante o segundo semestre fizeram uma residência artística na Serra da Canastra em Minas Gerais, onde captaram a maior parte das imagens.
 
A direção, roteiro, edição, cor e fotografia é assinada pelo próprio duo, com imagens adicionais do paulista Samir Issa, que também aparece em alguma cenas com sua filha. Já em Recife, Lasserre mostra seu lado capoeirista ao lado de Fábio Brown em cenas no parque das esculturas de Francisco Brennand, que foram capturadas por Babi, e também contam com as perfomances de Aishá Lourenço e a artista visual Nathália Queiroz. Para  essa produção, contaram com Alexandre Baros (Ofá Produtora) como assistente de fotografia e produção local.
 
“DEIXA FLUIR” é a terceira música que antecipa o álbum “SÓIS” com lançamento para julho de 2021. Até lá ainda adiantarão mais 3 singles e clipes. O conceito da obra atual do duo é a sincronicidade, a relação entre som e luz, a busca pelo autoconhecimento e resiliência. Batizaram o álbum de “Sóis”, pensando no indivíduo como um ponto de concentração de luz e que todas as coisas estão interligadas e em sincronia. No repertório, uma sequência de 12 músicas influenciadas pelas casas astrais e seus elementos [água, fogo, terra e ar). “DEIXA FLUIR" é o arquétipo do ar. Não por acaso, grande parte das cenas do videoclipe foram gravadas na Serra da Canastra, um cenário de natureza abundante, propício para respiros. Trás a dualidade de viver o caos em uma pandemia, e a partir daí, absorver e aprender coisas novas, permitindo olhar pra frente com esperança e atravessar turbulências que nos levam a novos caminhos. Em outras palavras, acreditar que há luz na escuridão e fé em um novo amanhã

A capoeira foi responsável por inserir Lasserre na música. Compositor e principal intérprete da canção, seu primeiro instrumento foi o berimbau. Assim, "Deixa Fluir" também é sobre enaltecer as nossa raizes, origens, ancestralidade e a essência das coisas. Aliás, a capoeira trás a mandinga, malemolência, em ser mutável e se adaptar aos momentos distintos. Saber cair e se levantar. Seguir a vida com a fluidez e a leveza do ar. No mais, é sobre a simplicidade e natureza das coisas, inclusive, na maneira em que se apresenta, com uma mensagem clara, transparente e singela. Dentro do conceito do álbum, representa a casa astral 3, relativa arquétipo de gêmeos.
Com trabalhos além da música, Babi Jaques e Lasserre são também artistas da imagem. São videomakers, fotógrafos e iluminadores. 

Naturalmente, seu trabalho musical converge música com cinema, fotografia e outras linguagens. Seus shows virtuais durante a pandemia, tem chamado a atenção pela qualidade artística, sonora e visual, com muitos efeitos de luzes, que são controlada pelo duo através de computadores, automações e instrumentos. Causam no público, uma atmosfera, transcendental, mística e ao mesmo tempo futurista. Dentre as principais transmissões do ano estão: Festival Fico em Casa BR, Festival do Conhecimento da UFRJ, Feira da Música e Sesc CE, TV Pernambuco, TV Universitária e Funarte. 

Parceiros de composição desde 2009, esse casal coleciona 18 premiações com suas músicas pelo país. Já circularam mais de 80 cidades brasileiras, em uma tour terrestre com o quarteto Babi Jaques e Os Sicilianos, passando por todas as regiões do Brasil, além do Uruguai e Argentina. Já em formato de duo, estiveram na França, Itália e Suíça.
 


Pré-Save: https://links.altafonte.com/o0xl0yd 

Assista! https://youtu.be/o4TDWhmrcQo *Link privado para assistir o videoclipe com exclusividade. O link do vídeo oficial será enviado uma semana antes e será no canal do youtube do duo.
 
Data do lançamento: 14/01/2021 10h - Video: Canal do Youtube do duo https://www.youtube.com/babijaqueselasserre 0hs - Música: Plataformas digitais (Link Pré Save) https://links.altafonte.com/o0xl0yd 


Videoclipes:  Seguir a vida https://www.youtube.com/watch?v=fadhDcJcHHw  Cão guia https://www.youtube.com/watch?v=CPrzR9U_pi4
  
Spotify https://open.spotify.com/artist/18W14rrNzZgiB3pkY7CDXB?si=6nDd-N-aRzm9hOm_VdrOEw
   
Site Oficial https://www.quanticos.com/babijaqueselasserre 
 
Instagram https://www.instagram.com/babielasserre
  
Ao vivo na Feira da Música https://www.youtube.com/watch?v=-vqZcQL9GHk 

PR/Rhea

Um comentário: