[News] O Impressionismo Francês e as contribuições de Jean Renoir para a sétima arte são tema do Festival 125 Anos de Cinema, no Telecine Cult

O cinema como arte já fazia sentido nos primórdios com o Impressionismo Francês, movimento que devolveu à França o protagonismo que havia sido perdido para os norte-americanos no pós-Primeira Guerra. Entre os responsáveis por esse feito estão a diretora, roteirista, produtora e crítica Germaine Dulac; o cineasta, ator e escritor francês Abel Gance; e Jean Renoir, filho do pintor impressionista Pierre-Auguste Renoir, que deixou um legado com seus filmes que uniam crítica social e humor. Esses nomes ganham destaque no especial Impressionismo Francês e Jean Renoir, que vai ao ar no domingo (10), no Telecine Cult, e faz parte do Festival 125 Anos de Cinema .

O Crime de Monsieur Lange (1936) e O Almoço sobre a Relva (1959) estão entres os títulos dirigidos por Jean Renoir, que ganhou um Oscar Honorário por seu trabalho em 1975. O Cult ainda exibe A Sorridente Madame Beudet (1923), de Germaine Dulac, considerado um dos primeiros filmes feministas da história, e Napoleão (1927), o primeiro da série de seis filmes sobre a vida de Napoleão Bonaparte que acabou se tornando a única produção do ambicioso projeto de Abel Gance.

Essas obras-primas da sétima arte, entre outras, estão disponíveis na cinelist Festival 125 Anos de Cinema no streaming do Telecine, hub de cinema mais completo do país, que reúne mais de dois mil títulos em seu catálogo. Os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filme s são gratuitos para novos usuários.

Festival 125 Anos de Cinema - Impressionismo Francês e Jean Renoir

O Crime de Monsieur Lange (1936)

No Telecine Cult, dia 10, às 15h

O escritor Amédée Lange toma posse de uma editora após o chefe supostamente morrer. Quando ele retorna, Lange faz de tudo para manter o negócio.

Direção: Jean Renoir
Elenco: René Lefèvre, Florelle, Jules Berry
França. 1936. Comédia. 80 min.
Link no Tel ecine

O Almoço sobre a Relva (1959)
No Telecine Cult, dia 10, às 16h30

O cientista Étienne arma um piquenique para comemorar o próprio noivado, mas uma ventania o coloca em uma situação que vai desafiar todas as suas convicções.

Direção: Jean Renoir
Elenco: Paul Meurisse, Charles Blavette, Catherine Rouvel
França. 1959. Comédia. 93 min.
Link no Te lecine

O Cigarro (1919)
No Telecine Cult, dia 10, às 20h20

Pierre Guérande é o diretor de um grande museu em Paris que acredita estar sendo traído pela esposa. Desgostoso, ele planeja um suicídio inusitado: coloca um cigarro envenenado entre outros guardados em sua mesa, deixando para o destino decidir o dia da sua morte. Dirigido por Germaine Dulac, uma das pioneiras do cinema e nome importante do impressionismo francês.

Direção: Germaine Dulac
Elenco: Gabriel Signoret, Andrée Brabant, Jules Raucourt
França. 1919. Drama. 48 min.
Link no Tel ecine

A Sorridente Madame Beudet (1923)
No Telecine Cult, dia 10, às 21h10

Presa em um relacionamento sem amor, o plano de Madame Beudet para se livrar do marido abusivo tem um fim inesperado. A temática tratada pela diretora Germaine Dulac, um dos nomes mais importantes do impressionismo francês, deu ao longa de 1923 a fama de primeiro filme feminista da história do cinema.

Direção: Germaine Dulac
Elenco: Germanie Dermoz, Alexandre Arquillière, Jean D'yd
França. 1923. Drama. 40 min.
Link no Telecine

Napoleão (1927)
No Telecine Cult, dia 10, às 22h

A ascensão militar de Napoleão Bonaparte é destrinchada desde a juventude até sua concretização como grande líder no exército da França. O épico francês é considerado um dos maiores filmes da época do cinema mudo e do impressionismo francês por apresentar técnicas inovadoras, tanto de linguagem cinematográfica como de efeitos visuais. Os movimentos de câmera e conceitos de montagem utilizados no filme são considerados de vanguarda.

Direção: Abel Gance
Elenco: Albert Dieudonné, Vladimir Roudenko, Antonin Artaud, Gina Manès
França. 1927. Biografia. 223 min.
Link no Telecine 
 
 

 


Nenhum comentário