[News] Bianca Gismonti homenageia o pai no Rio Montreux Jazz Festival

 
O percussionista porto-riquenho Frank Cólon será o convidado especial da noite

Fazendo parte da estreia no Rio do Montreux Jazz Festival, o Bianca Gismonti Trio sobe no palco Pixinguinha (Parque Madureira) no dia 07 de junho (sexta) para homenagear os 70 anos de Egberto, em apresentação gratuita. No repertório do show-homenagem “Gismonti 70” ela reuniu muitas composições de seu pai que marcaram a sua história, além de músicas próprias em homenagem a ele. Clássicos como "Palhaço", "Maracatu", "Água e Vinho" e "Lôro" estão no repertório.

A participação especial ficará a cargo de Frank Colón, percussionista porto-riquenho, que viveu nos Estados Unidos, onde tocou com grandes nomes do jazz, como Aretha Franklin, Wayne Shorter, Herbie Hancock e Tânia Maria.

Durante a carreira de Bianca, aliado às suas próprias composições, o repertório de Egberto seguiu fazendo parte de sua alma, estando sempre presente, de alguma forma, em seus shows.

Em 2018 ‘Gismonti 70’ viajou por Europa e Japão, passando pelas cidades de Budapeste, Porto, Kobe e Shiga. Na capital húngara, pelo selo Hunnia Records, o Trio gravou ‘Gismonti 70’, que chega ao formato álbum ano que vem.

História

Desde muito jovem Bianca, assistia aos shows do pai, ao lado de sua mãe - a atriz Rejane Medeiros - e de seu irmão - o violonista Alexandre Gismonti. Sua casa era repleta de influências musicais e convívio com dezenas de artistas. Aos 9 anos, pediu para começar os estudos de piano. Já aos 15, iniciou sua carreira musical acompanhando o seu pai, durante muitos anos em palcos pelo mundo. Os estudos de piano seguiram na UFRJ e, em 2005, iniciou seu trabalho com o Duo Gisbranco (duo de pianos com Claudia Castelo Branco), que possui três discos gravados e um DVD produzido pelo Canal Brasil, aliado a parcerias junto a músicos como Chico César, Jaques Morelenbaum e Mônica Salmaso.

Em todos esses anos, a composição seguiu como um caminho natural, e, em 2013, gravou seu primeiro álbum autoral, "Sonhos de Nascimento" (Biscoito Fino), o qual teve a participação de Naná Vasconcelos. Com este disco, realizou turnês internacionais que percorreram Europa, Ásia e América do Sul.

Ao final de 2015 foi lançado o seu segundo disco autoral, "Primeiro céu" (Fina Flor), com a formação de Trio ao lado de seu marido (também coprodutor) Julio Falavigna, na bateria, e Antonio Porto, no baixo. Em 2016, o Trio teve o disco lançado pela Quinton Records (Áustria) e Impartment Records (Japão), o estreando durante uma nova turnê pela Europa, África e Ásia.

O álbum mais recente do Trio, ‘Desvelando mares’ (Hunnia Records), foi lançado no começo de 2019.

 
Serviço

Bianca Gismonti Trio em "Gismonti 70" Uma homenagem aos 70 anos de Egberto Gismonti

Bianca Gismonti, piano

Julio Falavigna, bateria

Antonio Porto, baixo

Convidado: Frank Colón

Palco Pixinguinha – Parque Madureira

07 de junho – sexta-feira, 19h


Nenhum comentário