[Resenha] Azeitona

Sinopse: Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que serão pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas. Ian tem 16 anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira. Emília, aos 17 anos, não quer retribuir nada a ninguém pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada. O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas para quem acredita que é fácil inventar a própria história.

O que eu achei?
Azeitona foi um livro que eu criei grande expetativas. Acompanho o trabalho do Bubarim (Bruno Miranda) desde sua era booktuber e pela premissa de Azeitona já me interessei bastante pelo livro, pois então tive a oportunidade de lê-lo e foi uma montanha-russa de altos e baixos.

O livro vai nos contar a história de Ian e Emília, dois jovens que na minha opinião são completam,ente loucos pois se metem numa furada. Ele um dia estava em uma clínica aguardando sua irmã que estava sendo atendida devido a sua gestação, eis que uma mulher aparentemente muito importante se aproxima dele e diz se afeiçoar com Ian e quer incluí-lo num reality show que mostra a vida de jovens pais, daí você percebe que foi tudo um engano e que Ian iria se justificar que estava apenas acompanhando sua irmã, mas não, ele só aceita o cartão da mulher e segue sua vida.

Mas ele de fato não segue como se nada tivesse acontecido. E após entrar em contato com a mesma ele descobre que caso aceite participar do reality show, só pela sua aparição ganharia uma grande quantia em dinheiro, o que no momento viria a calhar, pois Ian mora somente com sua irmã e ela e seu namorado estavam para ter um bebê. Daí Ian tem a missão de achar uma jovem que também tope entrar nessa e participar do programa como a "mãe" de seu bebê. E ele escolhe Emília, uma garota que ele mal teve contato em toda sua vida e para sua sorte (ou seu azar), ela também não tem muito a perder e entra com ele nessa grande mentira pelo cachê da produção do programa.

O livro reflete muito a personalidade do autor, é extremamente divertido e mesmo em diversas enrascadas é tratado de algo muito natural como na cabeça de um jovem. A escrita de Bruno para mim foi um ponto positivo para o livro, pois você consegue se entregar a história co facilidade e como não contém somente momentos engraçados, os momentos que são mais tensos ele transmite todo o sentimento para o leitor.

No decorrer do livro você percebe que a história vai tomando grandes proporções para o lado do drama e que o tom do livro não é completamente o mesmo do começo do mesmo. Com isso o livro nos traz reviravoltas e chegando ao seu desfecho acontecem ainda mais reviravoltas que você se sente numa novela das oito. Um ponto negativo do livro é que, como todo início o autor tem que introduzir todo o contexto da vida dos personagens e ir evoluindo conforme a história vai se desenvolvendo, mas o livro segue o mesmo ritmo calmo até a metade e isso me frustrou bastante.

Azeitona é um livro que vai tratar sobre relacionamentos, principalmente em família e nos mostra uma grande lição. Se você quer ler um livro que queira tratar de um assunto, mas que não seja tão sombrio mas com maturidade, Azeitona é este tipo de livro.



Por Leonardo Alves

Nenhum comentário