[Nerds & Geeks] Raio Negro-conheça o personagem da nova série da CW!

Nessa semana a Netflix brasileira adicionou o primeiro episódio da nova série da CW (mesma emissora de Supernatural, Riverdale, Supergirl, Flash, Arrow e Legends of Tomorrow) em seu catálogo. O Raio Negro não é um personagem muito conhecido por aqui então vamos aproveitar para saber mais sobre ele.
Seu nome verdadeiro é Jefferson Pierce e ele foi criado pelo roteirista Tony Isabella e pelo desenhista Trevor von Eeden. Sua primeira aparição foi no número 1 de sua revista solo,publicada em abril de 1977:
Capa da primeira edição de Raio Negro
A origem desse super-herói começa como a de tantos outros: após uma tragédia.Jefferson era um professor na escola Garfield High que encontra alguns traficantes de droga que enforcam e matam um adolescente chamado Earl Clifford.
O corpo de Earl na quadra da escola

Essa injustiça motivou Jefferson a assumir seus poderes de manipular a eletricidade para combater o crime.Ele encomenda um traje a um alfaiate chamado Peter Gambi e sai em busca dos responsáveis pelo assassinato de Earl Clifford. Jefferson os elimina um a um até que se depara com Joey Toledo, um dos líderes da gangue The 100. Ele resolve dar uma chance para Toledo: se render ou ter que enfrentá-lo.Mas Joey Toledo não é um cara que se deixa intimidar facilmente e decide armar uma emboscada para Raio Negro.

A série solo do herói durou apenas 11 edições mas desde então o personagem foi um dos membros fundadores do time The Outsiders, do qual também faziam parte Batman,Katana,Halo,Metamorfo e Geoforça.Já foi líder e já saiu do grupo.
Jefferson Pierce é casado com Lynn Stewart e tem duas filhas:Anissa e Jennifer. Na série Black Lightning: Year One publicada em 2009,escrita por Jen Van Meter e ilustrada por Cully Hammer,
sua origem é recontada:
Jefferson Pierce é ex-atleta medalhista Olímpico que retorna à sua cidade natal, Metropolis, após de ter fugido do trauma do assassinato de seu pai e a descoberta de um poder além de sua compreensão. Durante o tempo que ele esteve fora,o bairro que ele morava, Southside, tornou-se conhecido como ´´Suicide Slum´´ (algo como Favela do Suicídio) de tão perigosa. Ele é eleito o novo diretor da escola Garfield High School e não demora a perceber que terá que retomar o manto do Raio Negro, aposentado há nove anos,para deter Tobias Whale, o misterioso Swann e sua organização criminosa, The One Hundred. Nessa HQ, a esposa Lynn e suas filhas Anissa e Jennifer também aparecem, assim como na série (e um pequeno spoiler que é revelado no final do primeiro episódio:elas também têm poderes!)
É nessa HQ que a série da CW é baseada.
Capa da primeira edição da minissérie de 6 edições de Black Lightning:Year One

Agora vamos ver os poderes dele:
-Supervelocidade
-Voo
-Eletrocinese (ser capaz de criar rajadas de energias e canalizá-las através das mãos ou de objetos)
-Manipulação de eletricidade
-Absorção de eletricidade
-Projeção de eleticidade
-Criar e manipular campos magnéticos
-Se transformar em energia pura para se deslocar mais rapidamente

Uma observação importante: apesar do nome em português ter sido traduzido como Raio Negro igual ao dos Inumanos da Marvel, eles não tem nada a ver um com o outro. s nomes originais em inglês até são diferentes: Jefferson Pierce é Black Lightning e o rei dos Inumanos é Black Bolt.

O co-criador da série, Salim Akil, declarou para a imprensa durante uma visita ao set de filmagens:
´´Eu estou fazendo um show sobre um homem que tem uma família e que está tentando mudar sua comunidade. Alguém me perguntou qual era o aspecto mais difícil de fazer a série e a resposta é: ele tentando lidar com a responsabilidade de seus poderes porque eu poderia escrever um script inteiro sem ele usar seus poderes, o que ninguém quer que eu faça.´´

O ator Cress Williams é conhecido por sua participação em filmes como Nunca fui beijada, Possuídos e séries como Prison Break e Grey´s Anatomy.
Ele sempre foi fã de super-heróis e quando soube que uma série sobre o Raio Negro estava nos planos da emissora, foi procurar se informar sobre o papel. Williams falou durante uma entrevista:
´´Eles não me venderam o papel. Eu simplesmente tive que procurá-los, foi basicamente isso. Naquele ponto eu não era poderoso (risos. Eu tinha lido em algum lugar que eles estavam desenvolvendo um script sobre o Raio Negro mas eu não sabia qual era o conteúdo.Sou um grande fã de super-heróis e eu queria realizar esse projeto algum dia, de interpretar um.´´

Um guia dos personagens:

Jefferson Pierce, o Raio Negro
O papel principal interpretado por Cress Williams,é o metahumano Jefferson Pierce. Ele cresceu em Metrópolis e se aposentou da carreira de super-herói 9 anos atrás para se dedicar à sua família. Ele se torna o diretor da escola onde lecionava. Ainda devotado à sua ex-esposa Lynn e suas filhas, ele é forçado a retornar para a vida de herói para salvar sua família, amigos e comunidade. Seu traje na série mantém alguns elementos originais da versão original dos quadrinhos e ao que tudo indica, sua personalidade também.

Jennifer Pierce (futura Raio)
A filha mais nova de Jefferson, Jennifer,é interpretada por China Anne McClain, atriz de Descendentes 2, interpreta Jennifer, uma garota de 16 anos atleta com morais feministas. Já sabemos que ela vai assumir o manto de Raio embora nenhuma foto do uniforme dela tenha sido divulgada ainda.

Anissa Pierce (futura Trovão)

A primogênita Anissa tem 22 anos,é uma estudante de medicina que também trabalha na Garfield High School. Ela pode controlar a densidade, o que significa que tem superforça e é capaz de criar ondas electromagnéticas ao pisar no solo. Seu uniforme foi revelado e é diferente dos quadrinhos.Interpretada por Nafessa Williams, que interpreta Jade na nova temporada de Twin Peaks em 2017.

Lynn Pearce
Uma mulher confiante, Lynn é a ex-mulher de Jefferson e mãe das filhas dele. Enquanto o resto da família tem super-poderes, ela é apenas uma mulher como o resto de nós.Eles se divorciaram devido à dificuldade de Jefferson de deixar de lado suas tendências heróicas.
Interpretada por Christine Adams, a agente Weaver de MARVEL´S Agents of S.H.I.E.L.D.

Peter Gambi
Peter Gambi é um velho amigo que age como uma figura paterna para Jefferson. Trabalhando como seu alfaiate, Gambi vai ajudar Pierce a voltar a ser o Raio Negro.Nas HQs é dito que eles são bem próximos. Ele já foi um assassino de aluguel da máfia mas se regenerou e passou a ajudar os heróis, até mesmo os ajudando a encontrarem os trajes ideais.Ele esteve envolvido no assassinato do pai de Jefferson, o que poderia ser trazido á tona na série.Interpretado por James Remar, que interpretou Frank Gordon em Gotham.

Lady Eve
A cantora vencedora do Grammy Jill Scot interpretará Lady Eve, uma vilã notável por ser a conexão entre Tobias Whale e um grupo secreto de líderes corruptos. Ela será a dona de uma funerária, o que é adequado já que ela pode gerar renda com esse negócio quando estiver com más intenções. Ela será uma adversária poderosa.

Tobias Whale
Tobias é um político que subiu ao poder graças à corrupção (tantos nomes me vêm á cabeça ao escrever isso...) que foi detido pelo pai de Jefferson, Alvin Pierce mas acaba sendo morto pelo criminoso mais tarde. Tobias vira o líder da gangue The 100. O ator Marvin ´´Krondon´´ Jones III não é tão alto e gordo quanto o Tobias das HQs mas isso pode ser contornado se ele for uma ameaça tão grande quanto nos quadrinhos.

The 100
Essa gangue de criminosos vem causando problemas nas histórias da DC há décadas. Nos quadrinhos eles são compostos de 79 homens e mulheres honrando seus 21 companheiros mortos em batalha ao procurar um método de se tornarem imortais. É certo que eles irão aparecer mas como a série está caminhando em uma direção um pouco diferente em relação ao heroísmo ainda não sabemos se suas motivações serão as mesmas.

Obs: A CW anunciou que a série não faz parte do Arrowverso. Mas vale a pena lembrar que Supergirl também não fazia na primeira temporada então essa é uma decisão que pode ser revertida.

Me conte nos comentários suas expectativas, o quê achou do primeiro episódio e se acha que vai fazer sucesso!

Fontes: sites Aficionados, Legião dos Super-Heróis, Comic Book Resources e Den of Geek.






2 comentários:

  1. Clara!
    O que tenho notado é que os livros e quadrinhos mais antigos, tem sido bem explorado para fazer novos filmes.
    É como se resgatassem o que tem de melhor do passado e repaginassem para nos entregar ao 'novo'.
    Desejo uma ótima semana, cheia de luz e paz!
    “Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Gostei de conhecer mais sobre o universo e os personagens de Raio Negro, pois estou querendo assistir à série e tenho certeza que sem esse "guia" eu ficaria totalmente perdida na história! Obrigada!! Agora já posso assistir tranquila!!!

    ResponderExcluir