[News] Remake de comédia brasileira lidera as bilheterias na Coreia do Sul

O filme mais visto nesse fim de semana na Coreia do Sul, terra do badalado "Parasita", é um remake da produção brasileira "O Candidato Honesto". "Honest Candidate" estreou em 12 de fevereiro no país de Bong Joon-ho e já vendeu 909.000 ingressos nos primeiros cinco dias, à frente de "Adoráveis Mulheres" com 464.000 ingressos, segundo a revista Variety.

“Parasita”, que foi lançado em maio do ano passado na Coreia do Sul e já vendeu mais de 10 milhões de ingressos no país, ficou apenas no quarto lugar nessa semana. Sonic - O Filme, aguardada produção inspirada na franquia de games japonesa, também estreou em 12 de fevereiro, mas ocupou apenas o quinto lugar no ranking.

Em Honest Candidate, a atriz Ra Mi-Ran faz o papel de Leandro Hassum, de uma política que, depois de receber uma repreenda da avó no leito de morte, não consegue mais mentir. A versão sul-coreana foi adaptada por roteiristas locais, mas segue a estrutura do roteiro original de Paulo Cursino.

Após liderar a bilheteria brasileira de 2014 com 2,3 milhões de ingressos vendidos, o filme dirigido por Roberto Santucci e distribuído pela Downtown Filmes e Paris Filmes chamou a atenção do mercado mundial. André Carreira, CEO da produtora do filme, Camisa Listrada, foi procurado pelo agente de vendas Cinema Republic, empresa especializada na comercialização de remakes no mercado internacional. O primeiro licenciamento foi fechado com a produtora sul-coreana Soo Film e resultou na produção de Honest Candidate.

“As comédias não costumam ‘viajar’ bem, porque nem sempre as piadas são compreendidas numa outra cultura. Mas os remakes, com algumas adaptações e atores e língua locais, podem ter êxito, como é o caso desse filme,” afirma André Carreira. “Estamos em negociações com produtoras de alguns países para outros remakes de O Candidato Honesto.”

Para Roberto Santucci, o sucesso de Honest Candidate na Coreia do Sul mostra a força criativa das comédias brasileiras: “Acho que chegou a hora das nossas comédias serem reconhecidas não só pelo desempenho comercial, mas também pela qualidade das produções. Nos últimos 30 anos formamos roteiristas, produtores, diretores... talentos capazes de disputar a ocupação do nosso mercado interno e também espaço no exterior.”

“O sucesso na Coreia reforça o que sempre defendi, que é a força de um bom conceito,” ressalta Paulo Cursino. “O cinema brasileiro ainda trabalha pouco com bons high-concepts. Está aí a prova de que dá certo. A ideia de O Candidato Honesto tem tudo para funcionar não apenas na Coreia, mas em vários países, há universalidade ali. Sempre digo que o nosso cinema pode fazer muito mais do que ganhar menção honrosa em festival. Basta realmente desejar atingir o público.”

"É muito simbólico ter um remake feito na Coreia, que ganhou visibilidade mundial com a vitória de Parasita no Oscar. O modelo coreano para o audiovisual tem como premissa principal a conquista de mercado, modelo que deveria inspirar nossa política pública para o setor", pontua Bruno Wainer, diretor da distribuidora Downtown Filmes.

Sobre a Camisa Listrada

A produtora Camisa Listrada tem 19 anos de mercado e já lançou dez longas-metragens, vários com grande êxito de bilheteria, como O Candidato Honesto, O Candidato Honesto 2, Um Suburbano Sortudo, Os Farofeiros e Fala Sério, Mãe!. Em 2020, dois outros filmes da produtora chegam aos cinemas: No Gogó do Paulinho e O Palestrante.

Sobre a Downtown Filmes

Fundada em 2006, a Downtown Filmes é a única distribuidora dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro. Desde 2011, ocupa a posição da distribuidora número 1 no ranking de filmes nacionais. De 2006 até hoje, vendeu mais de 50% de todos os ingressos de filmes brasileiros lançados. Até janeiro de 2020, a Downtown Filmes lançou 147 longas nacionais, que acumularam mais de 157 milhões de ingressos vendidos e contando...

Entre os maiores sucessos da distribuidora estão “Minha Mãe É Uma Peça 1, 2 e 3”,este último ainda em cartaz,  estrelados por Paulo Gustavo; “De Pernas Pro Ar 1 e 2”, e “Loucas Pra Casar”, com Ingrid Guimarães; “Chico Xavier”, “Elis”, “Fala Sério, Mãe!” com Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, “Os Farofeiros” com Mauricio Manfrini e Cacau Protásio, “Minha Vida em Marte” com Paulo Gustavo e Monica Martelli, “Cine Holliúdy 1 e 2” e “Simonal”.

Neste primeiro semestre será lançado o “No Gogó do Paulinho”, repetindo a dupla de sucesso Mauricio Manfrini e Cacau Protásio, e “Eduardo e Monica” com Gabriel Leone e Alice Braga.

Downtown Filmes na web: dtfilmes.com.br e nas redes sociais: @dtfilmes (Instagram) e @Downtown Filmes (Facebook)

Sobre a Paris Filmes

A Paris Filmes é uma empresa brasileira que atua no mercado de distribuição e produção de filmes, primando pela alta qualidade cinematográfica. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais, como o premiado “O Lado Bom da Vida”, que rendeu o Globo de Ouro® e o Oscar® de Melhor Atriz a Jennifer Lawrence em 2013 e “Meia-Noite em Paris”, que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen, a distribuidora também possui em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias “De Pernas Pro Ar” e “Até Que a Sorte nos Separe”. Nos últimos anos a empresa esteve à frente de lançamentos como “La La Land – Cantando Estações”; “A Cabana”; “D.P.A: Detetives do Prédio Azul - O Filme”; “D.P.A. 2 - O Mistério Italiano”; “Extraordinário”; “Nada a Perder”, entre outros. Para 2019, a companhia aposta num line-up diversificado, que inclui títulos como “A Cinco Passos de Você”, “De Perna Pro Ar 3”, “John Wick 3 – Parabellum”; “Os Parças 2”; “Playmobil”, entre outros.


Nenhum comentário