[News] “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil”, de Carol Benjamin, é selecionado para Festival na Suíça e na Suécia

“Fico te devendo uma carta sobre o Brasil”, de Carol Benjamin, foi selecionado para a mostra competitiva do FIFDH - Festival Internacional de Cinema e Fórum de Direitos Humanos, na Suíça, que acontece junto com a convenção de direitos humanos da ONU, e para a mostra competitiva do Festival Tempo de Documentário, na Suécia. O filme estreou mundialmente no 32ª IDFA - Festival Internacional de Documentários de Amsterdã e conquistou a menção especial do júri.

Em sua estreia na direção de longas, a cineasta revela a história das três gerações de sua família, que foi atravessada pela Ditadura Militar que se instalou no Brasil entre 1964 e 1985. Seu avô era coronel do Exército. Seu pai, César Benjamin, foi preso ilegalmente aos 17 anos, em 1971, e permaneceu por três anos e meio em uma cela solitária, além de mais dois anos em prisão comum. Mas a prisão e tortura do filho mais novo transformou a dona de casa Iramaya Benjamin, avó da diretora, em uma militante incansável pela anistia.

Para resgatar a história do pai, Carol inicia o filme em Estocolmo (Suécia), onde Benjamin ficou exilado por dois anos após sair da prisão. É lá também que a diretora reencontra Marianne Eyre, membro da Anistia Internacional desde 1966, com quem Iramaya trocava cartas regularmente e de quem se tornou amiga e confidente. O filme, narrado pela diretora, é entremeado, sobretudo, pelas leituras dessas cartas, depoimentos de Iramaya captados em diferentes momentos, fotografias, e imagens raras de arquivo (incluindo a emocionante chegada de César à Suécia e de seu encontro com o irmão Cid, também um exilado político).

No Festival Tempo de Documentário o filme será exibido dia 07 de março, às 12h45, no Victoria 2. A segunda sessão acontece no domingo, dia 08, às 15h00, no Filmstaden Söder. Já no Festival Internacional de Direitos Humanos o longa será exibido dia 09 de março às 19h30 no Grütli – Simon e no dia 11 às 20h45 no Grütli – Langlois. A diretora estará presente nas sessões.

A produção é da Daza Filmes, com coprodução do Canal Brasil, VideoFilmes e Muiraquitã Filmes. A distribuição é da Bretz Filmes com previsão de estreia para o primeiro semestre de 2020.

 Sinopse:

FICO TE DEVENDO UMA CARTA SOBRE O BRASIL revela três gerações de uma família atravessada pela Ditadura Militar Brasileira (1964-1985). Ao mergulhar em uma história pessoal e a entrelaçar com a história do país – entre passado e presente – o filme investiga a persistência do silêncio como ferramenta de apagamento da memória.



Ficha Técnica:

Direção: Carol Benjamin

Produção: Carol Benjamin, Leandra Leal e Rita Toledo

Coprodução: João Moreira Salles, Eliane Ferreira, Maria Carlota Bruno e Pablo Iraola

Produção Associada: Fernando Fraiha e Maria Barreto

Produção Executiva: Danielle Villanova, Eliane Ferreira e Maria Flor Brazil

Montagem: Marília Moraes, edt e Isabel Castro, edt

Fotografia: Mauro Pinheiro Jr., ABC

Som: Edson Secco

Roteiro: Carol Benjamin e Rita Toledo

Id. Visual: Tatiana C. Bond

Pesquisa: Patricia Machado

Produção: Daza Filmes

Coprodução: Canal Brasil, VideoFilmes e Muiraquitã Filmes

Apoio: Sonideria, Psycho n’ Look e Histórias que Ficam

Distribuição: Bretz Filmes

Duração: 88’

Classificação: 12 anos

Idioma: Português e Inglês

Sobre a diretora:
Carol Benjamin é sócia da Daza Filmes, onde produz, escreve e dirige seus projetos autorais. Seu primeiro longa FICO TE DEVENDO UMA CARTA SOBRE O BRASIL foi premiado com Menção Especial do Júri do IDFA, principal festival de documentários do mundo, onde estreou na mostra First Appearance Competition. Junto com as sócias Leandra Leal e Rita Toledo, Carol é criadora, produtora e roteirista da série de ficção A VIDA PELA FRENTE, com estreia prevista na plataforma Globoplay em março de 2021. Como produtora e roteirista, Carol já lançou quatro longas-metragens – entre eles DIVINAS DIVAS, de Leandra Leal, documentário de maior bilheteria no Brasil em 2017.

Sobre a Daza Filmes:

Daza Filmes é uma produtora independente fundada em 2010 no Rio de Janeiro por Carol Benjamin, Leandra Leal e Rita Toledo. Nossa maior motivação é contribuir para o desenvolvimento de um imaginário social que apoie e celebre a diversidade. Como realizadoras, nos sentimos inspiradas por vozes dissonantes e buscamos explorar a complexidade humana em narrativas sensíveis e contestadoras. A Daza produz filmes de arte, programas de TV e documentários: no nosso catálogo, temos sete longas-metragens e dois curtas, todos com boas carreiras em festivais de cinema. Atualmente, a Daza produz sua primeira série de ficção para plataformas VOD, enquanto se prepara para desbravar o mercado infantil.

Sobre a Muiraquitã Filmes:
A Muiraquitã Filmes foi fundada pela produtora Eliane Ferreira e por Pablo Iraola - coprodutor de filmes como “The man who killed Don Quixote / O Homem que Matou Dom Quixote” de Terry Gilliam. A mais recente produção da Muiraquitã Filmes é o longa ficcional “Querência” de Helvécio Marins Jr., que teve sua estreia mundial na seção Forum do Festival de Berlim (Berlinale). No ano passado o documentário "Cine Morrocos" de Ricardo Calil, estreou mundialmente no Festival Internacional Dok Leipizig 2018, e foi o vencedor do Golden Dove na Competição Next Masters. Os últimos longas lançados nos cinemas foram: “Vermelho Russo”, de Charly Braun, e “A Luta do Século”, de Sérgio Machado, que estrearam no Festival do Rio, conquistando prêmios de melhor roteiro e melhor documentário, respectivamente..

Sobre a VideoFilmes:
Criada pelos irmãos Walter e João Moreira Salles em 1986, a VideoFilmes é uma produtora independente com 30 anos de trajetória no mercado audiovisual, considerada referência pelo valor artístico de seus trabalhos. A produtora já realizou mais de 100 projetos de filmes de ficção, documentários, séries, programas para Tv, coproduções nacionais e internacionais. Dentre suas produções estão os filmes de ficção: Central do Brasil e Linha de Passe, de Walter Salles; Santiago e No Intenso Agora de João Moreira Salles; filmes de renomados diretores como Karim Ainouz, Sérgio Machado e Eryk Rocha, além dos documentários do grande mestre Eduardo Coutinho como Edifício Master e Jogo de Cena, entre outros. Suas produções são distribuídas em diversos países. A trajetória da VideoFilmes é marcada pela conquista de mais de 400 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Globo de Ouro, BAFTA, Urso de Ouro e Urso de Prata no Festival de Berlim e Palma de Ouro em Cannes, e conta ainda com 8 indicações ao Oscar® por suas produções e coproduções.

Sobre o Canal Brasil:
O Canal Brasil é, hoje, o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com 322 longas-metragens coproduzidos só nos últimos 10 anos. No ar há duas décadas, apresenta uma programação composta por muitos discursos, que se traduzem em filmes dos mais importantes cineastas brasileiros, e de várias fases do nosso cinema, além de programas de entrevista e séries de ficção e documentais. O que pauta o canal é a diversidade e a palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.

Sobre a Bretz Filmes:
A Bretz Filmes iniciou as atividades em 1990, atuando no mercado de vídeo como distribuidora e representante das principais empresas. Em 2011, a Bretz Filmes iniciou sua atuação nacional e internacional, passando a adquirir filmes nacionais e estrangeiros para distribuição própria em cinema, vídeo, televisão e VOD, especializando-se na distribuição de documentários e filmes de autor. A partir de 2015, a Bretz Filmes se voltou para o mercado de cinema independente, nacional e internacional, lançando títulos como: Woody Allen, O Cavalo de Turim, Nostalgia da Luz e Another Year. Mais recentemente, foram lançados os filmes brasileiros e independentes Gabriel e a Montanha, On Yoga, Cézanne e eu, dentre outros.


Nenhum comentário