[News] Carnaval também nos livros infantis



Assim como o Carnaval, o universo dos livros também é repleto de fantasias. Por isso, pulando ou não sob confetes e serpentinas, uma boa opção para apresentar o tema às crianças é a leitura, que favorece ainda o vínculo familiar e amplia o repertório da garotada.

“Ao apresentar às crianças a fantasia, por meio das histórias e dos personagens, a literatura exerce um papel fundamental na construção do significado. Elas passam a usar a imaginação e a criatividade para lidar com sentimentos e emoções”, explica a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

Como o ritmo de vida atual é preenchido por TVs, celulares, tablets e computadores, incentivar a leitura pode apresentar um universo até então pouco explorado pela criança. “A literatura oferece um novo vocabulário e histórias de outros lugares, perspectivas e possibilidades”, aponta Dianne.

Segundo a curadora do Clube de Leitores A Taba, Denise Guilherme, para escolher os livros, o ideal é conhecer a criança que irá lê-los, seus gostos, desafios e necessidades. Ela explica ainda que outro critério importante é a diversidade. “É preciso que a oferta de autores, ilustradores, temáticas, gêneros literários, técnicas de ilustração, formatos e projetos gráficos seja variada. Só assim se constrói repertório”, orienta.

Conheça seis títulos infantis que irão garantir a diversão com a criançada mesmo longe da folia:

Título: Carnaval
Autores: Carla Gullo, Rita Gullo, Camilo Vannuchi
Ilustração: Thiago Lopes
Editora: Moderna

Em formato de almanaque, neste livro é possível descobrir várias curiosidades sobre o carnaval. Quando surgiu a primeira escola de samba? Por que usamos máscaras? Quais as músicas mais antigas? E muito mais.

Título: Os ibejis e o carnaval
Autora: Helena Theodoro
Ilustradora: Luciana Justiniani Hees
Editora: Pallas

Nesta obra, a autora narra aos seus netos uma história sobre uma das festas mais tradicionais do Brasil. As ilustrações coloridas, trazem muitas referências ao carnaval. E no final do livro, há um glossário com muitas informações sobre essa festa.

Título: O rapto do galo
Autora: Fabiana Karla
Ilustradora: Rosinha Campos
Editora: Rocco

Neste livro, o rapto do animal símbolo de um dos maiores blocos de carnaval do Brasil - o galo da madrugada - serve como mote para a autora apresente todos os personagens e elementos do folclore do carnaval nordestino, como o frevo, o maracatu, o coco, os bonecos de Mestre Vitalino, o Cirandeiro e muito mais. O texto ágil e bem humorado, torna a experiência de leitura ainda mais prazerosa.



Título: O carnaval dos bichos aloprados
Autora: Januária Cristina Alves
Ilustradora: Joana Lira
Editora: Nova Fronteira

Aqui, mais uma vez, o foco é o carnaval pernambucano. Com um texto divertido e ilustrações coloridas, as autoras apresentam diferentes personagens do tradicional folclore de Recife e Olinda, convidando os leitores a participarem de um curioso jogo de esconde-esconde.



Título: Aula de carnaval e outros poemas
Autor e ilustrador: Ricardo Azevedo
Editora: Ática

Um dos mais renomados autores de livros para a infância e também folclorista, Ricardo Azevedo se dedica nesta obra a homenagear a alegria do carnaval. Nos textos, o ritmo e a sonoridade das palavras se destacam, mostrando toda a musicalidade e energia desta festa.



Título: Chiquinha Gonzaga
Autora: Edinha Diniz
Ilustrador: Angelo Bonito
Editora: Callis

Neste livro, os pequenos leitores podem conhecer sobre a infância de Chiquinha Gonzaga: autora de algumas das mais famosas marchinhas de carnaval. Uma mulher apaixonada por música, desde cedo, e que se tornou uma das compositoras mais conhecidas de sua época.


Nenhum comentário