[News] La Cama, produção internacional com estreia dia 25 de abril,divulga trailer e cartaz


“La Cama”, com direção de Mónica Lairana, com estreia dia 25 de abril em circuito nacional, divulga trailer e cartaz. Esta coprodução internacional (Argentina, Alemanha, Brasil, Holanda) estreou internacionalmente no Festival de Berlim, e fez sua première brasileira no Festival do Rio, em 2018. Mónica Lairana também assina o roteiro deste filme intimista que trata sobre o amor, do ponto de vista do doloroso processo de dissolução. O longa conta os atores argentinos Sandra Sandrini e Alejo Mango.

   Jorge (60) e Mabel (59) decidem se divorciar após 30 anos de casamento. A casa onde viveram acaba de ser vendida e eles passam as últimas 24 horas debaixo do mesmo teto e vivenciam a nostalgia, a cumplicidade e a sexualidade remanescente desta relação. A separação deste casal sexagenário revela o processo de luto e de redescoberta de si mesma da personagem Mabel. “Por detrás do drama sentimental, lidamos também com outras subjetividades: o medo de envelhecer, o medo da solidão, o declínio do corpo, a nudez. ”, declara a diretora e roteirista Mónica Lairana.

   “La Cama” ganhou os prêmios de Melhor Diretora Argentina e Melhor Atriz Argentina no Mar Del Plata International Film Festival de 2018 e foi elogiado pela imprensa argentina. Este é o primeiro longa da diretora que já participou de mais de 20 filmes como atriz.

  Esta coprodução internacional também fez parte da seleção da Competição Internacional do Kerala International Film Festival na Índia. O filme ainda participou, em 2018, do Forum do Festival de Berlim. Entre outros festivais internacionais: Espoo Ciné International Film Festival, na Finlândia; do New Horizons International Film Festival, na Polônia; do Festival Black Canvas, no México; no Femcine – Festival De Cine De Mujeres, no Chile, e do Filmmor Women's Film Festiva,l na Turquia.

No Brasil, “La Cama” participou do Festival Do Rio / Première Latina e também do Festival Juiz De Fora / Primeiras Películas.

   As produtoras Rioabajo (Argentina) Gema Films (Argentina), 3 Moinhos (Brasil), Topkapi (Holanda) e Sutor Kolonko (Alemanha) assinam a produção do longa. Livres Filmes é a distribuidora no Brasil.

SINOPSE

Jorge (60) e Mabel (59) decidem se divorciar após 30 anos de casamento. A casa onde viveram todos esses anos acaba de ser vendida e eles passam as últimas 24 horas de convivência debaixo do mesmo teto. Enquanto desmantelam a casa, esvaziam também um baú de memórias afetivas e deixam-se levar pelo vai e vem das emoções e recordações, da despedida.

                                                                 Trailer:



NOTA DA DIRETORA:
“La Cama” é um filme intimista sobre o amor, mas do ponto de vista do doloroso processo de dissolução. Por detrás do drama sentimental, lidamos também com outras subjetividades: o medo de envelhecer, o medo da solidão, o declínio do corpo, a nudez. A narrativa é guiada por esses corpos já velhos e enrugados – a proximidade, distância e vibração que ainda existe entre eles.

FILMOGRAFIA DA DIRETORA

Atriz e cineasta, Mónica Lairana dirigiu o curta "Rosa" (Festival de Cannes – Competição Oficial), "Maria" (Festival de Rotterdam, Festival de Mar del Plata - Competição) e "Emilia" (Bafici, Viennale). Como atriz, trabalhou em mais de 20 filmes e ganhou o Prêmio Condor de Prata por sua atuação em El patrón, radiografía de un crimen (2014).   "La Cama", seu primeiro longa-metragem teve sua première no Festival de Berlim em 2018.

FILMOGRAFIA como diretora, roteirista e produtora:
2018 La Cama (HD, 94’)
2014 Emilia (Found footage, 4’)
2012  María (HD, 13’)
2010  Rosa (35mm, 10’)

FILMOGRAFIA  como atriz:
2016 Maracaibo, dirigida por Miguel Angel Rocca (ARG)
2014 El aprendiz, dirigida por Tomás de Leone (ARG)
2014 Veredas, dirigida por Fernando Cricenti (ARG)
2013 El patrón, radiografía de un crimen dirigida por Sebastian Schindel (ARG)
2013 Mujer lobo, dirigida por Tamae Garateguy (ARG)
2013 Marea baja, dirigida por Paulo Pécora (ARG)
2010 A la deriva, dirigida por Fernando Pacheco (ARG)
2009 Agua y sal, dirigida por Alejo Taube.(ARG)
2008 El desierto negro, dirigida por Gaspar Scheuer. (ARG)
2007 Mentiras piadosas, dirigida por Diego Sabanés(COPR. ARG/ ESP)
2007 El sueño del perro, dirigida por Paulo Pécora.(ARG)
2006 El niño de barro, dirigida por Jorge Algora. (COPR. ESP/ ARG)
2005 Cruzaron el disco, dirigida por Fernando Cricenti (ARG)
2004 El cielito, dirigida por Maria Victoria Menis. (COPR. ARG/ FRANC) /
1996 Evita, dirigida por Alan Parker. / (EEUU)
  
SOBRE O ELENCO

SANDRA SANDRINI / Protagonista
Nasceu em Buenos Aires em 1957. É atriz e escritora. Filha do renomado ator argentino Luis Sandrini e da atriz Malvina Pastorino, Sandra cresceu com a influência direta do teatro e cinema.
No cinema, atuou nos longas-metragens Paisajes devorados; Pequeños milagros; Las aventuras de Dios y No te mueras sin decirme adónde vas  de Eliseo Subiela, e Nuovomondo de Emanuele Crialese.
No teatro, ele co-estrelou com Leonardo Favio Parecido a un hombre, dirigido por Zhuair Juri. Ela também estrelou em Riendo a Chejov e Las preciosas ridículas de Molière dirigido por Fernando Bracalenti. Sandra também produziu e estrelou duas obras de sua autoria: María María e Any.
Como um diretor de cinema em 2017 fez o filme Sandrini, documentário sobre a vida de seu pai Luis Sandrini, que foi exibido no Festival de Havana em 2018, e terá seu lançamento comercial em 2019
Filmografia:
1975- No hay que aflojarle a la vida. Direção: Enrique Carreras
1977- Así es la vida. Direção: Enrique Carreras
1980- Crucero de placer. Direção: Carlos F. Borcosque
1991- Delito de corrupción. Direção: Enrique Carreras
1995- No te mueras sin decirme a dónde vas. Direção:: Eliseo Subiela
1997- Pequeños milagros. Direção: Eliseo Subiela
2000- Las aventuras de Dios. Direção: Eliseo Subiela
2001- Todas las azafatas van al cielo. Direção: Daniel Burman
2004- El 48. Direção: Alejandra Marino
2004- Ay Juancito. Direção: Hector Olivera
2005- Al borde del tiempo. Direção: Jorge Rocca
2006- Nuovomondo. Direção: Emanuele Crialese
2012- Paisajes devorados. Direção: Eliseo Subiela
2018- La Cama. Direção: Mónica Lairana

ALEJO MANGO / Ator protagonista
Nasceu em Buenos Aires em 1943. Formou-se como ator com o mestre Conrado Ramonet no IFT Theatre, depois com Franklin Caicedo, Beatriz Matar e Agustín Alezzo.
Em 1976, estreou no Teatro Payró com a peça Una pareja, de Eduardo Rovner. Desde então, ele participou de mais de 30 peças, sendo seus últimos trabalhos Por culpa de la nieve, dirigido por Alfredo Staffolani; En tren de soñar y Kalvkot, ambos dirigidos por Corina Fiorillo. Por este último ele recebeu o Prêmio ACE 2011 como Melhor Ator de Teatro Alternativo.
No cinema, Alejo estrelou o filme El Perseguidor, de Víctor Cruz. E ele estrelou em La niña santa de Lucrecia Martel, Las manos de Alejandro Doria; Lluvia de Paula Hernández; Solos, de Toti Glusman e Mientras tanto entretanto, de Diego Lerman.
Filmografia:
2004- La niña santa. Direção: Lucrecia Martel
2006- Mientras tanto. Direção: Diego Lerman
2008- Lluvia Direção: Paula Hernandez
2010- El perseguidor Direção:Victor Cruz
2018- La cama Direção: Mónica Lairana

LA CAMA 
Drama  | 110 min | Espanhol| HD | Cor | 2017 | Argentina, Alemanha, Brasil, Holanda

FICHA TÉCNICA

Direção e Roteiro: Mónica Lairana

Produtores: Adriana Yurcovich, Paulo Pecora, Monica Lairana, Gema Juarez Allen, Ana Alice de Morais, Laurette Schillings, Ingmar Trost

Atores: Sandra Sandrini, Alejo Mango.

Fotografia: Flavio Dragoset

Montagem: Eduardo Serrano

Direção de Arte: Maru Tomé, Renata Gelosi

Desenho sonoro: Germán Chiodi

Música: Petrônio Lorena, Pierre Leite

Empresas Produtoras: Rioabajo (Argentina) Gema Films( Argentina), 3 Moinhos (Brasil),  Topkapi (Holanda) and Sutor Kolonko (Alemanha)


Distribuidora no Brasil: Livres


Nenhum comentário