[Nerds & Geeks] Tudo o que você precisa saber sobe Shazam

Ilustração de Alex Ross na HQ Reino do Amanhã

O novo longa da DC estreia hoje. Shazam chega 4 meses após Aquaman e tem o ator Zachary Levi conhecido por sua participação na série Chuck no papel principal. Ele é um dos personagens mais antigos da DC. Aqui está um guia com tudo o que você precisa saber antes de assistir:

1) Shazam é um acrônimo


Shazam não é apenas um nome de super-herói, é o acrônimo. Cada letra é uma referência à uma das habilidades e poderes que Billy Batson irá adquirir uma vez que se transforme em seu alter-ego.Quando Billy grita a palavra,é atingido por um raio e ele vira um adulto com a sabedoria de Salomão,a força de Hércules,a energia de Atlas,o poder de Zeus,a coragem de Aquiles e a velocidade de Mércurio.
 
2)Ele foi o primeiro Capitão Marvel


Antes de Carol Danvers ficar conhecida como a penúltima Capitã Marvel, o título pertencia ao Shazam. Originalmente publicado pela Fawcett Comics,o Capitão Marvel apareceu pela primeira vez em Whiz Comics #2 em 1940 e se tornou ainda mais popular do que o Super-Homem.Talvez tenha sido essa popularidade que motivou a DC a processar a Fawcett por infração de copyright em 1953,insistindo que as habilidades sobre-humanas do personagem eram similares demais para ser uma coincidência.
Foi só em 1973 que a DC comprou os direitos do Capitão Marvel e voltou a publicá-lo. Só havia um detalhe: nessa época, a Marvel já tinha criado seu personagem Capitão Marvel, o que forçou a DC a alterar o nome dele para Shazam.

3) Ele já enfrentou o Super-Homem de igual para igual


Apesar de ter uma relação profissional saudável e de serem membros da Liga da Justiça, Super-Homem e Shazam já tiveram atritos. Quando um Lex Luthor envelhecido tentou usar um Shazam com a mente controlada para acabar com o Super-Homem em O reino do amanhã (1996) os fãs viram o tamanho do estrago de que ele é capaz.
Em circunstâncias normais, o alter-ego de Shazam, Billy Batson, admira o Super-Homem e na forma do herói,ele possui algumas habilidades parecidas com as dele.Mas o Super-Homem sempre foi cuidadoso com um menino que ganhou poderes extraordinários sem saber usá-los da maneira corret, logo tenta evitar conflito sendo um mentor para ele.

4)E o Batman também


Apesar de ambos serem membros da Liga da Justiça, assim como o Super-Homem, Shazam também já se desentendeu com o Cruzado Encapuzado. Bruce desconfia de indivíduos com poder demais, nunca confia que eles tomem as melhores decisões para outras pessoas que não sejam elas mesmas. Assim como Clark, Bruce acredita que Billy Batson não usa seus poderes de maneira responsável.Batman tem pouca chance contra ele,já que conta apenas com sua inteligência, tecnologia e treinamento. O único recurso dele é lidar com a imaturidade de Shazam, graças ao seu alter-ego, que tem a maturidade de um garoto.

5)Seu mentor é um mago


Originalmente, Shazam não era o nome do super-herói em que Billy Batson se transformava mas sim do mago que lhe deu os poderes. O velho mago se chamava Shazam e ele observara o garoto órfão protegendo crianças oprimidas na escola e acreditava que ele era uma substituição digna para ele uma vez que sua hora de partir desse mundo chegasse.
Shazam tem 3.000 anos de idade e é originário do Egito, onde ele usou seus poderes místicos para lutar contra as forças do mal. Seu nome verdadeiro é Mamaragan e apesar dele morrer pouco tempo após dar os poderes para Billy,pode ser invocado para orientá-lo como um espírito acendendo um braseiro na caverna de Shazam.

6) Seu maior inimigo é o Dr.Sivana


A primeira aparição do Shazam/Capitão Marvel também foi a primeira aparição de seu arqui-inimigo Dr.Sivana em Whiz Comics #2. Ele é um cientista louco,que depois de ter sido exilado de seus colegas por realizar experimentos perigosos e instáveis, leva sua família para Vênus até que ¨a Terra esteja pronta para a ciência dele.¨
Não é explicado exatamente o motivo do Dr.Sivana odiar tanto o Shazam, exceto pelo fato do herói ter impedido sua tentativa de sabotar todas as estações de rádio do mundo e frustrado sua tentativa de ganhar 50.000 dólares para financiar suas experiências. Ele será interpretado por Mark Strong, conhecido por ter aparecido em franquias como Sherlock e Kingsman.

7) Ele conhece um tigre falante


Nos quadrinhos originais,um tigre de pelúcia que pertencia à Billy ganhou vida após ele ter recebido os poderes e adotou o nome de Tawky Tawny.Ele adquiriu consciência e o desejo de viver entre os humanos e fazer parte da sociedade civilizada. Ele usava um traje de tweed, adotou uma conduta decorosa e passou a gostar de martínis.
No início, Tawny era visível apenas para Shazam e o resto de sua família mas Íbis, o invencível o tornou visível para todos. Ele se torna capaz de mudar de um tigre de aparência ¨normal¨ para um tigre-de-dentes-de-sabre em tempos perigosos. Ele pode não aparecer no filem mas há uma homenagem à ele no traje:a capa do Shazam é presa com duas fivelas de cabeça de tigre. 

8) Ele teve a primeira família de super-heróis


Antes de maioria das outras famílias de super-heróis se tornarem conhecidas,o Capitão Marvel/Shazam era parte da família Marvel.Apesar de Billy Batson ser o portador mais notável dos poderes dados pelo mago, há outros membros de sua família com poderes. Seus irmãos adotivos e sua irmã biológica adquiriram as mesmas habilidades que ele.
Seu irmão Freddy Freeman aparece no trailer mas não se sabe se ele será mostrado com poderes ou não.Nos quadrinhos, ele se tornou conhecido como Capitão Marvel Jr. e permaneceu na forma de criança mesmo quando se transformou em super-herói. Sua irmã Mary Watson se tornou a Mary Marvel e também permaneceu criança. Quando a DC desenvolveu um multiverso,as histórias da família Marvel foram extendidas.

9) Já teve duas séries na TV


Shazam começou sua carreira televisiva como um programa especial no sábado matutino. A primeira começou em 1974 como parte da programação de sábado da CBS e em 1976 se tornaria parte da The Shazam/Isis hora,que tinha a heroína Ísis a deusa egípcia reencarnada como uma professora de escola. Na série, Billy Batson (Michael Gray) é um adolescente que se transforma no Capitão Marvel (John Davey) ao gritar Shazam. Ele atravessa os EUA em um Dodge 1973 procurando injustiças para resolver, guiado pelos espíritos de heróis imortais como Hércules e Zeus. Infelizmente, a programação infantil era mais direcionada a ser mais educacional do que ter ação então foi cancelada.

10) Uma trilogia é planejada


Esse filme de 2019 é o primeiro de uma trilogia planejada com o personagem. Zachary Levi será a forma adulta e Asher Angel será o garoto. A origem do personagem será mostrada, como o bruxo deu os poderes para ele e como ele aprende a usá-los para combater o crime.Um segundo filme em 2020 terá o Adão Negro, um dos principais inimigos do Shazam


Nenhum comentário