[Programação] Exposição Ex África CCBB

Na próxima quinta-feira, 8 de março, às 11h, refugiados africanos visitarão a exposição Ex África, maior mostra de arte africana contemporânea já realizada no Brasil e que já atraiu 180 mil visitantes, atualmente em cartaz no CCBB RJ.

Segundo dados do Conare de 2016, o Brasil abriga 8.863 refugiados de 79 nacionalidades. Entre os países africanos, o maior número de reconhecimentos envolve angolanos, congolenses, liberianos e serra-leoneses. Ao mesmo tempo, ali perto do CCBB, no Cais do Valongo, recentemente foram encontradas as fundações de um antigo mercado de escravos. Por conta das recentes migrações, nessa mesma área formou-se uma Pequena África, com galerias de arte e centros culturais afro-brasileiros. Também no centro do Rio, foram descobertos o Cemitério dos Pretos Novos e da Pedra do Sal.  Esses são um dos muitos exemplos da ligação Brasil – África, que também se espelha na música, comida e costumes, provas da profunda influência da cultura africana em nosso país.

Neste contexto, a exposição Ex África se propõe a apresentar dezoito artistas da geração mais jovem e intermediária que despertam grande atenção em todo o mundo, mas ainda são pouco conhecidos no Brasil. A visita de refugiados, promovida pela ONG Cáritas Brasileira e o CCBB, vai ser um momento de aprendizado mútuo e conexão entre passado e presente. Será que conseguimos registrar esse momento?

Mais informações em: http://agenciagalo.com/exafrica/
Sobre o Cáritas: http://www.caritas-rj.org.br/


Por Leonardo Alves

Nenhum comentário