[Crítica Musical] Kafé

Kafé, cantor e compositor baiano, foi um artista nacional que me apareceu de repente e, pra ser sincero, não me lembro bem como ou quando foi a primeira vez que ouvi algo dele.
Seu primeiro álbum de estúdio é o homônimo Kafé, lançado de forma independente em 2017, e conta com dez faixas. Eu não conheço muito do material anterior já lançado por ele, visto que só tive contato com esse álbum, mas aqui vai.
O álbum possui uma pegada sonora que mistura R&B e soul, como alguns elementos nacionais, como percussões e batidas que remetem - vagamente - à base do funk carioca e do samba. Mas o álbum é obviamente um registro pop, com uma sonoridade extremamente moderna, que vai do expansivo ao intimista, dando vida a composições extremamente pessoais.

Reprodução: Facebook do artista
As letras tratam de amor, desilusões, e das dificuldades de ser e estar a dois, com uma sensibilidade romântica que dificilmente vemos em um cantor nacional. Os versos são de uma linguagem simples, mas bastante poéticas, e não apresentam a ansiosidade apaixonada; não são letras do amor inquietante e sufocante. São relatos quase tão íntimos quanto a conversa de um casal em momentos à sós.
É difícil não ouvir o álbum e não pensar em artistas como The Weeknd e Justin Bieber, principalmente pela mão pesada do R&B em suas faixas, mas digo isso da forma mais elogiosa possível. O trabalho desse álbum é bem formado e linear, divertido, e mostra um artista com uma visão nova para a música nacional, saindo da zona de conforto que alguns artistas do cenário pop se encontram, mas com DNA brasileiro.
No mais, o álbum é uma experiência muito boa de música nacional com um quê gringo, uma adaptação que se bem pensada e produzida, amadurecida, pode render muitos frutos para o artista que, alias, possui uma das vozes mais gostosas de se ouvir - e eu não sou muito fã de artistas masculinos.
Se você ficou curioso pelo álbum, ele está disponível em todas as plataformas de streaming. Então, clique Aqui, escolha a sua favorita e aproveite!

Kafé - 360 (Official Video)
Copyright KAFÉ © 2017, All Rights Reserved
Powered by Music Video Festival www.musicvideofestival.com.br - Film Technical Specifications: Directed by Rafael CostaKent Executive Production by Hugo Macedo Photography Direction by Murilo Magalhães and Daniel Santi Edited by Rafael CostaKent

Tracklist:
01. 360
02. Confiar
03. Quando Chegar
04. Nós 3
05. Sol
06. A Lei
07. Calma
08. Chances
09. Amanhecer
10. Valeu a Pena

Nenhum comentário