[Resenha] O Mágico de Oz


Sinopse:
Considerado por seu autor um “conto de fadas modernizado”, O Mágico de Oz tornou-se um clássico da literatura infantil. Dorothy é órfã e mora com seus tios em uma casa modesta da zona rural dos Estados Unidos. Um dia, é carregada por um ciclone que a leva a um reino encantado: a Terra de Oz. Durante sua aventura, a garota encontra três grandes amigos – o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde – e faz grandes descobertas. Com esta turma, aprendemos o verdadeiro valor da amizade e que a inteligência, o amor e a coragem são dons a serem desenvolvidos por todos nós!

O que eu achei?
Como um apaixonado por clássicos mundiais que eu sou, um dos meus sonhos de consumo sempre foi ler O Mágico de Oz, de L. Frank Baum. E eis que esse dia chegou. E infelimente passou; passou rápido demais, mas não digo isso de forma negativa. Jamais.

Mesmo eu já conhecendo a trajetoria de Dorothy, Espantalho, Homem de Lata e o Leão Covarde, e também do fofo Totó, ler O Mágico de Oz me proporcionou uma nostalgia deliciosa, que há tempos não experimento.
A línguagem é extremamente infantil, sem muitos enfeites nem diálogos complexos. Não firulas desnecessárias, nem muitas questões morais e filosóficas que necessitam de reflexões longas. A trajetória das nossas personagens refletem a vida comum: ora um campo florido num dia ensolarado, ora uma floresta sombria cheia de feras a espreita. Mas é aquele velho ditado: não é o destino que importa, mas sim, o trajeto - ou algo assim.

A escrita simples e doce de Baum torna a leitura extremamente agradável e fluída, fazendo com que você leia grande parte do livro - se não todo ele - sem nem perceber. A pureza e a gentileza de cada protagonista dessa história mostra o quão importante é cada um de seus desejos, não somente para eles, mas para todos.
Um cérebro para pensar.
Um coração para amar.
Coragem para lutar.
E o que podemos entender de todo esse trajeto cheio de problemas e confusões que eles precisam atravessar? O que podemos compreender dessa trajetória em busca dos nossos maiores desejos?
Bem, para mim foi que sempre temos em nós a força, a coragem e a capacidade de fazer tudo o que quisermos e sonharmos. Mas, às vezes, só precisamos de um empurrãozinho.

Então, deixo essa indicação maravilhosa para quem ainda não se aventurou pelo mundo de Oz. Essa edição está absolutamente linda, repleta de ilustrações que enriquecem muito a leitura - e o que mais achei interessante nelas foi o uso de traços quase infantis, o que combina perfeitamente com a história. E essa capa! Uma das mais linda que já vi - LeYa, vocês arrasaram nessa edição!!!
Mais uma terra incrível visitada através da leitura, e mais um clássico apaixonante lido.

8 comentários:

  1. Estou numa vibe de livros clássicos,e esse não me vai escapar, que edição linda e bem trabalhada, essa capa então...
    Conheço a história por filmes, ou seja, já está mais do que na hora de ler o livro propriamente, essa resenha me incentivou bastante!! Amei! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também conhecia a história já por causa dos filmes e tal, mas ler foi uma experiência maravilhosa ❤ e eu amo os clássicos :3

      Excluir
  2. Olá! Clássico é clássico, e com ele não tem erro, faz um tempo que li o livro, mas resenha despertou meu desejo de ler novamente, afinal nunca é demais me aventurar na terra de Oz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudooo! Não tem erro! E leia - sempre bom revisitar uma boa história como essa

      Excluir
  3. Nunca nem peguei no livro do O Mágico de Oz, conhecia mais ou menos a história pela boca das pessoas, mas sua resenha está belíssima e passa todo o encanto dessa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro sempre esteve na minha lista de desejados, mas sempre passava outros na frente. Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de ler ❤ e amei forte

      Excluir
  4. Oi Irlan.
    Eu conheço a história por alto, mas nunca cheguei a ler o livro.
    Ainda vou ler esse livro. Ainda mais por ser um clássico. Preciso ler mais livros assim.
    Adorei essa capa e ter ilustrações bonitas só me fazem querer ainda mais esse livro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. É um clássico, né? Clássico faz a gente meio babar. Acho que na próxima vez que estiver numa livraria, vou procurar o livro e dar uma olhada.

    ResponderExcluir