[Quotes] A jogadora de Go

GO, um jogo típico chinês, estratégico de soma zero e de informação perfeita para tabuleiro, em que duas pessoas posicionam pedras de cores opostas. Sua origem vem da antiga China, há cerca de 5 mil anos. Na história, temos um soldado e uma jovem jogadora de Go que acabam, pelas mãos do acaso, se enfrentando num jogo que explora não só habilidade mental, como características pessoais e psicológicas.
Um romance trágico com a sutileza e a leveza das obras asiáticas fez desse livro um drama envolvente e, por isso, separamos alguns trechos ótimos dele para vocês.

01. “Morrer é tão corriqueiro quanto se surpreender?”

02. “Entre a morte e a covardia, escolha sem hesitar a morte!”

03. “A lua está ausente esta noite, o vento geme como um recém-nascido. Lá em cima, um deus afronta uma deusa desarrumando as estrelas.”

04. “Minha solidão se parece com um rolo de seda carmesim fechado no fundo de um cofre de madeira.”

05. “Meu irmão, depois de minha primeira batalha, não idolatro nada alem do sol. Esse astro representa a constância da morte. Desconfie da lua, espelho deste mundo de beleza. Ela cresce, decresce, traidora e efêmera. Morremos todos um dia. Apenas a nação substituirá.”

06. “Vou matar a dor, abraçando-a”

07. “Será que nossa historia de amor já se aproxima de seu fim e o amor só existe na solidão de minha imaginação?”

08. “A futilidade é fútil, a futilidade da futilidade é duplamente fútil. Ora, a futilidade e a futilidade se anulam. A futilidade da alma é a morte, a futilidade da futilidade é a vida. Entre a vida e a morte, o que somos?”

09. “Sonhar aumenta minha melancolia.”

10. “…No instante mesmo em que eu entrava em seu quarto ele já sabia que faria de mim seu espião. Jogando go, trançou a rede que agora me prende: sou obrigado a deslizar para dentro da pele de um chinês.”


13 comentários:

  1. Que quotes! É de impactar esse livro, pelo tema não tenho muita curiosidade, mas, me parece que envolve muitos outros temas relevantes, me interessei.
    Gostei principalmente dos quotes n.02 e 07, umas baitas reflexões!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gente que só com esses quotes fiquei indecisa se leio ou não leio o livro, achei as passagens muito deprê, mas ao mesmo tempo instigaram minha curiosidade em saber o porque de tanta tristeza. Espero chegar a uma decisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu peguei esse livro as cegas e, olha, não foi de todo ruim. Tem muita tristeza, mas tem muito romance. Mas não é fantástico, só achei "bem-bom" rss

      Excluir
    2. Hahahha que ótimo!! Espere que aproveite a leitura :3

      Excluir
  3. Esses quotes me deixaram bastante instigada. Fiquei bastante curiosa em relação ao livro.
    "Vou matar a dor, abraçando-a." Nossa! Perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa quote é a minha favorita do livro!!! A história é bem legal. Acho que vale a pena, não é um livro grande. Da pra ler num dia de boas

      Excluir
    2. Também gostei muito desse quote, já pensei aqui comigo que dá uma ótima tatuagem na minha costela em latim... já quero.

      Excluir
    3. ELIZETE EU PENSEI O MESMO QUANDO LI ESSA QUOTE! Não em latim, mas como tatuagem hahaha

      Excluir
  4. Oi Irlan.
    Achei a premissa desse livro bem interessante. Go é realmente um jogo muito difícil de se jogar, não aprendi até hoje rs
    Adorei os quotes 6 e 8.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. É sua favorita? Eu amei essa! É impactante. Perfeita.

    ResponderExcluir
  6. Também gostei de: "Sonhar aumenta minha melancolia". É bem assim mesmo que acontece em alguns momentos. É tocante.

    ResponderExcluir