[Resenha] Ed & Lorraine Warren

Sinopse:
Eles enfrentaram os mistérios mais sinistros dos últimos sessenta anos, sempre em busca da verdade. Agora é a sua vez de entrar em contato com o sobrenatural. Você tem coragem? Então leia Ed & Lorraine Warren: Demonologistas, a biografia definitiva dos mais famosos investigadores paranormais do nosso plano astral.

Não é de hoje que os fãs do terror conhecem Ed Warren e sua esposa, Lorraine. O casal foi retratado em filmes de grande sucesso, como Invocação do Mal, Annabelle e Horror em Amityville. Mas basta folhear as páginas de Ed & Lorraine Warren: Demonologistas para constatar que, muitas vezes, a vida pode ser bem mais assustadora que o cinema. No livro, Gerald Brittle desvenda alguns dos principais casos reais vividos pelos Warren. Ed e Lorraine permitiram ao autor acesso exclusivo aos seus arquivos sobrenaturais, que incluem relatos extraordinários de poltergeists, casas mal-assombradas e possessões demoníacas. O resultado é um livro rico em detalhes como nenhum outro.


O que eu achei? 
O livro não é algo além do esperado, pelo contrário me deixou om um desejo enorme de saber muito mais sobre o casal de demonologistas que batalhou uma enorme luta sobre o Mal, seja ele num ser inanimado ou num ser humano.

Sabe aquele casal que nasceu e viveu próximo, sempre teve a ver um com o outro? Então... Ed e Lorraine eram, ele passou por bons bocados no mundo espiritual, assim como sua futura esposa.
Afinal, não basta se amar não é mesmo? Tem que ter o mesmo talento para lidar com o Mal, ou demônio como preferirem.
Eles tinham mais química, amor e encantamento(sem trocadilhos) do que um mero casal, um completava o outro e assim surgiu o famoso casal Warren.

O livro faz relatos impressionantes, mas muitas vezes rasos dos casos de terror e possessão demoníaca, em alguns momentos há detalhes de casos. Mas tudo em formato pedagógico ou por entrevista. 
Senti muita falta dos detalhes aterrorizantes, para quem já o livro 'O Exorcista' saberá do que estou tentando explicar. 
Obviamente o autor quis dar ênfase em casos como Anabelle e Amityville, afinal foram estes casos que levaram de fato a tornar o casal conhecido.

Em nenhum momento o casal fala de uma religião especificamente, apenas informa que existe o Bem e o Mal. Em alguns momentos eles são acompanhados de padres ou pastores em suas sessões de expulsão demoníacas, mas não há vislumbramento de católicos ou evangélicos.
Afinal, o que o autor relata é que o "ser", entidade ou espírito que esteja a agindo no momento está ali por um motivo específico, em algum momento alguém deixou o mal entrar.

Infelizmente, eu que sou louca nas histórias de Invocação do mal e outros casos não consegui ficar muito "presa" a leitura que por muitas vezes parecia arrastada. 
Talvez se o autor se limitasse a seguir uma outra narrativa ficaria mai fácil e não tão didático. Mas eu acredito que tudo o que se passou nos livros e nas histórias vividas pelo casal foi real, então o livro merecia de fato mais detalhamento dos eventos.



5 comentários:

  1. Mai, é meu queridinho. Amo o casal o Warren e a química evidente que há entre eles. Nasceram um para o outro. Ainda não li o livro inteiro, mas amei o que já li e preciso desesperadamente do segundo.

    ResponderExcluir
  2. E preciso de tudo o que fala sobre os Warren. Tem outro livro que gostei bastante, tirei até foto de algumas páginas que me levaram à loucura, acho que é o Invocadores do Mal. Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Confesso que o enredo do livro não me animou para começar a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Não tenho vontade de ler esse livro justamente por não gostar da temática terror, possessão e coisas do tipo.
    Que pena que o livro não te agradou por completo. Acho que o formato do tipo entrevista ou didático não é uma narrativa tão envolvente, deixando os leitores um pouco mais distantes do que está sendo relatado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nenhum livro de terror, mas tenho muita vontade, só não sei se começaria por um livro como esse, que lida diretamente com coisas "sobrenaturais".
    Gostei muito da resenha! Essa edição está linda, amei! Bjs!

    ResponderExcluir