[Nerds & Geeks] Pantera Negra: História e poderes




Nessa semana o trailer de Pantera Negra foi divulgado. O personagem não é tão conhecido no Brasil então decidi contar um pouco mais sobre ele para vocês. 

Criado em 1966 por Jack Kirby e Stan Lee, ele é um dos heróis da Marvel com mais forte conotação política dos quadrinhos. Em uma época em que quase todos os super-heróis eram brancos, o Pantera surgiu para mudar o padrão.

Capa da HQ da primeira aparição do Pantera Negra em 1966 numa revista do Quarteto Fantástico quando o grupo o ajudou a lutar contra seu inimigo Garra Sônica

Em primeiro lugar, é necessário entender uma coisa: Pantera Negra é o nome do manto que vem sendo passado por gerações para os membros da família real. O personagem que conhecemos é T´Challa, filho do rei da nação de Wakanda, T´Chaka. Para conquistar o direito de vestir o manto, ele precisa matar o atual usuário da vestimenta.T´Challa o eliminou e passou pelo ritual de ingerir a erva em formato de coração que desperta o espírito do deus Pantera, que lhe confere agilidade sobre-humana e poderes super-aguçados.Após a morte de seu pai, T´Chaka, assassinado por um caçador de marfim que mais tarde viria a se tornar seu inimigo Garra Sônica, ele teve que trabalhar duro para expulsá-lo do reino e derrotar 6 lutadores para finalmente assumir o trono.Sob sua liderança, Wakanda se tornou uma nação próspera e uma das mais avançadas tecnologicamente do mundo.É o único país que contém um depósito de vibranium, um metal extraterrestre que pode absorver vibrações sônicas e é o metal mais forte existente. A armadura do Pantera é feita desse material.

Depois de conhecer o Capitão America, T´Challa resolve passar um tempo nos EUA para aprender sobre o modo como os heróis americanos combatiam o crime. Ele aceita um convite para se unir aos Vingadores
e assumiu o pseudônimo de Luke Charles.

Black Panther 4 volume 18

Um dos relacionamentos amorosos do herói foi a Tempestade dos X-Men, Ororo. Eles se conheceram quando T´Challa ainda era jovem e estudava física e estava em rito de passagem para assumir a liderança de seu país. Durante uma prova, ele perdeu o controle e estava quase morrendo quando Ororo o salvou usando seus poderes de controlar o clima. Eles namoraram e se casaram e a união durou até a saga Avengers vs X-Men onde foram forçados a lutar um contra o outro. Após o ataque do príncipe Namor à Wakanda, ele não vê outra alternativa a não ser expulsar Ororo do país.


Uma questão sempre abordada nas HQs do Pantera Negra é o racismo. Ao longo da década de 70, vários arcos ficaram famosos por abordar um tema tão espinhoso. Uma das mais célebres é do quadrinhista Don MacGregor,pelo título ´´Black Panther vs The Clan´´, inicialmente publicada nas edições bimensais de Jungle Action e só foi retomada anos depois na série Marvel Premiere. Nessa história, o Pantera lutou contra a Ku Klux Klan, famoso grupo do sul dos Estados Unidos que promove o racismo e o ódio às minorias (negros, imigrantes, LGBTs, etc). Considerada uma das melhores HQs do personagem até hoje.

O que esperar do filme

O presidente do universo cinematográfico da Marvel, Kevin Feige, já declarou que o filme do Pantera será essencial para estabelecer uma conexão entre os anteriores e o aguardado Vingadores:Guerra Infinita.Na sinopse divulgada pela Marvel, T´Challa viaja aos EUA após a morte de seu pai e tenta resolver o conflito com a SHIELD, que invade Wakanda para extrair vibranium. Pantera terá que lutar contra seu inimigo Garra Sônica, que apareceu no filme Vingadores:era de Ultron tendo o braço arrancado pelo vilão.Estreia dia 15 de fevereiro aqui no Brasil e o diretor será Ryan Coogler, mesmo de Rocky:Creed.

Conte nos comentários o quê achou do herói e quais são suas expectativas para o filme.


Fontes:Guia dos Quadrinhos, Aficionados, Legião dos Super-Heróis, Comic Book Resources

Nenhum comentário