[Programação] Filmes em Destaque no Canal Brasil de 16 a 22 de setembro

QUERIDA MAMÃE (2018)(95’) 


Horário: Segunda, dia 16, às 18h50
Direção: Jeremias Moreira Filho
Classificação: 14 anos

Sinopse: O filme coloca em contraposição a mãe durona, Ruth (Selma Egrei), sofrendo de uma grave doença e decidida a não realizar tratamento, e sua filha, Heloísa (Letícia Sabatella), médica bem-sucedida, mas infeliz em todos os âmbitos da vida e em vias de terminar um casamento. Ela responsabiliza a mãe por dar preferência a sua irmã mais nova, Beth (Fernanda Viacava), e provocar o seu fracasso pessoal. O cenário muda de figura quando Helô vive um tórrido romance e retoma a vontade de cuidar de si. A felicidade não dura por muito tempo, pois o relacionamento não é aceito por sua família, deflagrando uma série de acontecimentos.
 
SUEÑO FLORIANÓPOLIS (2018) (106’) 


Horário: Terça, dia 17, às 20h30

INÉDITO e EXCLUSIVO

Direção: Ana Katz
Classificação: 14 anos

Sinopse: No verão de 1990 o casal Lucrecia (Mercedes Morán) e Pedro (Gustavo Garzón) tem 22 anos de casamento e estão prestes a se divorciar. Porém, antes de tomar essa decisão, eles resolvem viajar com seus dois filhos adolescentes de Buenos Aires para Florianópolis em um velho carro sem ar condicionado. Eles se hospedam na casa de Marco (Marco Ricca), um tipo com ares de bonachão que lhes oferece um quarto e passa a conviver com a família durante a passagem pelo Brasil. 

AMAZÔNIA – O DESPERTAR DA FLORESTANIA (2019) (106’)


Horário: Quarta, dia 18, às 20h

INÉDITO E EXCLUSIVO 


Direção:
Christiane Torloni e Miguel Przewodowski
Classificação: Livre

Sinopse: Christiane Torloni passou uma temporada no norte do país para gravar a série Amazônia – de Galvez a Chico Mendes, exibida em 2007 pela TV Globo. O tempo passado na região abriu os olhos da atriz para a necessidade de preservação do meio ambiente, as muitas atividades ilegais de grileiros e extrativistas sem qualquer respeito às leis e a importância da cultura indígena para a manutenção das características locais. Em sua estreia na direção – ao lado de Miguel Przewodowski –, a atriz conversa com biólogos, políticos e jornalistas para entender como o Brasil vem tratando seus recursos naturais desde o início do século 20. O documentário propõe a discussão sobre o conceito de florestania, ou seja, a cidadania da floresta. A partir de uma reflexão histórica, o roteiro discorre sobre iniciativas importantes para a preservação da Floresta Amazônica e do meio ambiente no Brasil, como a criação do Parque do Xingu e o trabalho indígena para manter os ecossistemas locais.

BIO – CONSTRUINDO UMA VIDA (2019)(105’) 



Horário: Quinta, dia 19, às 20h25

INÉDITO e EXCLUSIVO

Direção:
Carlos Gerbase
Classificação: 14 anos

Sinopse: O cineasta gaúcho Carlos Gerbase convocou um grande elenco, com 39 atores – entre eles, Marco Ricca, Maitê Proença, Maria Fernanda Cândido e Rosanne Mulholland – para, em um falso documentário, contar a biografia de um homem desconhecido, cujo nome não é mencionado. Tudo o que se sabe, de início, é tratar-se de uma pessoa incapaz de mentir. Como em um documentário tradicional, cada entrevistado conta um pouco de sua história com o misterioso protagonista. Os pais falam sobre a gravidez indesejada e surpreendente, os irmãos mais velhos lembram os casos engraçados ao cuidarem do então bebê e colegas de infância e professores primários mergulham nas memórias ao lado do personagem nas salas de aula.
 

ESTÔMAGO (2008) (112’) 


Horário: Sexta, dia 20, às 23h10
Direção: Marcos Jorge
Classificação: 16 anos

Sinopse: Raimundo Nonato (João Miguel) mudou-se para São Paulo na esperança de ter uma vida melhor. Trabalhando como faxineiro em um bar, ele descobre que seu talento é mesmo na cozinha. Raimundo transforma o bar em um sucesso e acaba sendo contratado para trabalhar em um restaurante italiano da região como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que agora tem uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor, a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).
 

CARAMURU, A INVENÇÃO DO BRASIL (2001) (89’) 


Horário: Sábado, dia 21, às 20h15
Direção: Guel Arraes
Classificação: Livre

Sinopse: Às vésperas da histórica expedição de Pedro Álvares Cabral, o jovem Diogo Álvares (Selton Mello) é contratado pelo cartógrafo do rei de Portugal para ilustrar os mapas a serem usados na viagem. As gravuras, no entanto, são roubadas pela sedutora francesa Isabelle (Débora Bloch) e, como punição, o rapaz é deportado na caravela comandada por Vasco de Athayde (Luís Mello). Com o naufrágio da embarcação, Diogo chega à costa brasileira, onde é salvo pelo cacique Itaparica (Tonico Pereira) e suas belas filhas, Paraguaçu (Camila Pitanga) e Moema (Deborah Secco). Apelidado de Caramuru, o português vive um harmônico triângulo amoroso com as duas irmãs.

CIDADE DE DEUS (2002) (130’) 



Horário: Domingo, dia 22, às 21h25
Direção: Fernando Meirelles
Classificação: 16 anos

Sinopse: Cidade de Deus é um bairro surgido na década de 1960 na zona oeste do Rio de Janeiro após um projeto governamental que visava a remoção de favelas. Duas décadas após sua criação, já era um dos locais mais violentos da cidade. Para contar a trajetória deste lugar, o título mostra a vida de diversos personagens, vistos sob a ótica de Buscapé (Alexandre Rodrigues), menino sonhador atormentado pela possibilidade de se tornar um bandido. No comando das ações criminosas da comunidade estão seus colegas de infância Zé Pequeno (Leandro Firmino) e Bené (Phellipe Haagensen), cuja ascensão e queda são tão rápidas quanto trágicas. Mesmo diante de raras e escassas oportunidades de sobrevivência em seu meio, Buscapé descobre que pode usar o talento para a fotografia para conquistar respeito e dignidade. 


















Nenhum comentário