[News] Copa dos Refugiados e Imigrantes 2019 chega a etapa regional no Rio de Janeiro

RIO DE JANEIRO - Oitenta atletas de diferentes nacionalidades estarão juntos no próximo sábado, no Clube da Aeronáutica, a partir das 09h, para a etapa classificatória regional da Copa dos Refugiados e Imigrantes 2019. A entrada será gratuita e o tema da competição este ano é “Reserve um minuto para ouvir uma pessoa que deixou o seu país”. A final regional vai ocorrer dia 21 de setembro, às 9h no Clube das Laranjeiras (Fluminense Football Club), em parceria com o Fluminense. Desde 2018, conta com o apoio do Sesc.

A participação do Sesc se dará de forma conjunta entre as Gerências de Assistência, de Lazer e de Saúde. A Assistência trabalhará via linha de atuação Sesc+Povos e Nações,  projeto do Sesc RJ que visa atuar para melhorar a qualidade de vida de pessoas refugiadas e migrantes no Brasil através do acesso as programações, da construção de planos de desenvolvimentos sociais e comunitários e da formação de grupos. A Saúde tem desenvolvido metodologia de atuação em educação em Saúde e trabalhado em parceria com a assistência através, por exemplo, do Saúde em Três Tempos. O Lazer detém a metodologia do esporte como ferramenta de integração e participação.

A etapa regional contará com 8 times, cada um representando uma nação de refugiados. O vencedor será classificado para as finais na etapa nacional – que este ano será disputado também no Rio de Janeiro. A Copa surgiu como uma iniciativa da organização não governamental (ONG) África do Coração, com o apoio da Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). Ao todo, a competição envolve aproximadamente 1.120 atletas de 39 nacionalidades, reunindo pessoas em situação de refúgio e migrantes. As disputas regionais acontecerão ainda no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Curitiba.

A Copa dos Refugiados é um projeto construído em parceria com a ONG África do Coração, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados). O evento não é somente jogo pelo jogo, mas é um projeto com diversas atividades que promovem a integração e inclusão social dos refugiados. Em cada edição a copa tem um tema para divulgar com o intuito de romper o preconceito e quebrar barreiras culturais provocando a inclusão social dos refugiados no Brasil.

Ação Social no BRT. O Sesc RJ reitera o compromisso social, educacional e esportivo com a população levando atividades culturais, recreação e ações de assistência a locais onde a população se encontra. Desta vez, em parceria com o BRT, o Terminal Alvorada foi o local escolhido para levar oficinas e outras atividades para o público. No dia 14 de setembro, entre as ações, haverá Oficina Caligrafia árabe; Oficina de pintura Venezuelana; Oficina Tatuagem de Henna; Oficina Tranças Africanas e Oficina Turbantes Africanos. Quem passar pelo local, poderá curtir também atividades como Pintura Facial, Bola Mania e apresentação de Freestyle. Da área de saúde, serão realizadas Orientações sobre prevenção de doenças e e o Saúde em Três Tempos (metodologia da equipe de educação em saúde do Sesc RJ).


Nenhum comentário