[Resenha] Terra de Histórias Livro 1 - O Feitiço do Desejo

Sinopse:Os irmãos gêmeos Alex e Conner estão vivendo os piores dias de suas vidas. Para tentar alegrá-los, no aniversário de 12 anos, a avó os presenteia com o antigo livro de histórias que o pai costumava ler para eles, quando crianças, antes de dormir. E a magia volta a tomar conta da vida dos dois - de verdade! Assim como Alice chegou ao País das Maravilhas após cair num buraco do coelho, Alex e Conner são sugados pelo livro e vão parar dentro do mundo dos contos de fadas. Lá, descobrem o que aconteceu com os personagens após o 'E foram felizes para sempre!'. Cachinhos Dourados, por exemplo, é uma fugitiva, Chapeuzinho Vermelho tem seu próprio reino e Cinderela, agora rainha, está prestes a se tornar mãe. Mesmo em meio a tantas surpresas, os gêmeos não têm tempo a perder: precisam voltar para casa antes que o livro se feche e a mãe dê queixa do desaparecimento deles. Para que o Feitiço do Desejo se cumpra, Alex e Conner têm de desvendar as pistas deixadas em um diário. Eles só não podiam imaginar que mais alguém estava no rastro e faria de tudo para atravessar para o mundo real no lugar deles: a Rainha Diabólica.

   O que eu achei?
Há anos eu sei que Chris Colfer,o ator que interpretou o personagem Kurt Hummel em Glee (série a qual só assisti a primeira temporada porque, apesar de ser musical, não assisti as demais temporadas por ser um estereótipo do gênero de escolas americanas) e já fazia um tempo que estava na minha lista para ler. Nunca havia tido uma oportunidade de começar, já que há tantos outros na frente, até que minha amiga Jackelline me deu o primeiro volume de presente. 

Desde o primeiro capítulo, eu estava ciente de que seria o que eles chamam de ´´middle-grade novel´´ ou seja, um livro voltado para o publico infanto-juvenil, aproximadamente entre 9-12 anos. Mas a série Terra de Histórias é escrita de maneira tão deliciosa que é difícil não se identificar com os personagens em alguns pontos. A história começa contando a história dos irmãos gêmeos Alex e Conner Bailey, cujo pai morreu em um acidente de carro um ano antes. Eles moram com mãe, que trabalha em um hospital e passa o dia inteiro no trabalho, tendo pouco contato com os filhos. Os irmãos não poderiam ser mais diferentes: enquanto Alex é uma aluna exemplar que normalmente responde as perguntas da professora, Alex é rebelde, um daqueles alunos que não prestam atenção e vivem dormindo na sala de aula.

Um dia, eles vão visitar sua avó paterna e ela lhes dá de presente seu velho livro de contos de fadas que lia quando eles eram mais novos. Como é de se esperar, os gêmeos são transportados para o mundo dos contos de fadas, a Terra das Histórias, de um jeito curioso, que você vai ter que ler para descobrir qual é. Eles exploram cada reino e se deparam com figuras clássicas das histórias que conhecem tão bem mas com algumas diferenças- como, por exemplo, Cinderela, que está com um barrigão,gravidíssima! O problema é que a Rainha Má e os lobos também são reais... Aliás, um dos aspectos mais interessantes da obra é a citação ´´Um vilão é apenas um herói cuja história ainda não foi contada´´ porque há coisas a respeito do passado dela que serão reveladas aos poucos e que mostram 

É fácil comparar mais uma nova versão dos contos de fada a obras como Shrek e Once Upon a Time. Embora Shrek tenha uma pegada mais sarcástica e OUAT tenha uma abordagem mais voltada para o publico infantil, Terra de Histórias consegue misturar várias história com sucesso. Achei interessante Colfer ter dividido as terras em partes, cada uma governada por um rei e rainha e acrescentar novas característica aos personagens, como a Chapeuzinho Vermelho super vaidosa. Como em toda jornada do herói, eles precisam ir em busca de algo-nesse caso,o feitiço do desejo e terão que enfrentar os obstáculos no caminho. Pode ser um pouco previsível mas há um plot twist que vai te deixar com vontade de ler o segundo-O retorno da feiticeira. A série teve 6 volumes e dois extras, ´´O diário de Mamãe Ganso´´ sobre as aventuras da dita-cuja e ´´Guia da rainha Chapeuzinho Vermelho para a realeza´´, com conselhos indispensáveis para ser um membro da nobreza. Todos já foram publicados no Brasil. É uma leitura leve e divertida, que te fará se sentir nostálgico. Como disse C.S. Lewis: ´´Um dia você será velho o bastante para voltar a ler contos de fadas.´´


Nenhum comentário