[Nerds & Geeks] Um guia das Joias do Inifnito


    Finalmente abril chegou, o mês que irá estrear Vingadores: Guerra Infinita (um dia antes do meu aniversário, o filme estreia dia 26 e fico mais velha dia 27!). Todo mundo está com ansiedade a todo vapor para esse filme porque é o maior filme de super-heróis já feito, terão mais de trinta heróis. O universo cinematográfico da Marvel demorou dez anos para chegar nesse ponto e tudo indica que a chegada de Thanos será a pior coisa que poderia acontecer não apenas à equipe mas ao planeta Terra. 
Mas o que são realmente as Jóias do Infinito ?Onde elas estão? Para responder essas questões, criei esse guia para você ir ao cinema sabendo tudo sobre as gemas mais poderosas do universo! 

  O que elas são ?
   Nos quadrinhos, elas são conhecidas como Soul Gems (Gemas da Alma) até que Thanos se refere a elas como Infinity Gems (Gemas do Infinito) e essa denominação acabou pegando, provavelmente por causa do imenso poder que um ser adquire se portar as seis.  
Foram criadas pelas Entidades Cósmicas (Morte, Entropia, Infinito e Eternidade)para abrigar 6 singularidades do universo. Após a explosão do Big Bang que deu origem ao universo, essas singularidades foram aprisionadas dentro das pedras para representar diferentes aspectos do universo: tempo, alma, mente,realidade, poder e espaço. Apenas seres de poderes imensos como os Celestiais,podiam empunhar objetos de tamanha potência.Híbridos celestiais, como Peter Quill, filho de Ego e andróides já demonstraram ser capazes de segurar uma Jóia. Humanos comuns são destruídos quando tentam tocar uma,como aconteceu com Carina quando foi incinerada pelo Orbe. Mesmo humanos com poderes como os Vingadores, precisam de um conteúdo especial para poder segurá-lo. O Doutor Estranho, por exemplo, usa a Pedra do Tempo dentro do talismã do Olho de Agamotto.

   Quais poderes elas tem?
  Por ordem de aparição nos filmes:

1) Joia do Espaço: Vista pela primeira vez na cena pós-créditos de Thor: o cubo azul. Mais tarde em Capitão América:O Primeiro Vingador descobrimos que esse cubo se chama Tesseract e era mantida por Odin em seu cofre até que um dia, sem explicação aparente, ele a trouxe para a Terra, onde foi mantida em segredo na igreja de Tonsberg, na Noruega.Foi parar no fundo do oceano depois do Capitão ficar preso no gelo mas foi recuperada por Howard Stark, pai do Homem de Ferro. Loki roubou o artefato e o usou para abrir o portal cósmico que permitiu a entrada dos Chitauri na Terra.Após a batalha de Nova York, Thor recuperou a pedra e retornou para o cofre de Odin. A cor nas HQs é roxa mas nos filmes é azul. Os poderes são transportar objetos para qualquer local do universo,permitir ao portador se tornar uma presença onisciente, isso é estar em todos os lugares e deformar ou rearranjar o espaço.      

2)Joia da Mente:
Originalmente de cor azul mas amarela nos filmes, apareceu originalmente no cetro de Loki, dado a ele pelo próprio Thanos para ajudá-lo na invasão da Terra. Depois que Loki foi derrotado pelos Vingadores, o cetro foi entregue aos cuidados da S.H.I.E.L.D mas após os eventos de Capitão América: o Soldado Invernal, caiu nas mãos da HIDRA, onde foi usado em vários experimentos, inclusive o do Barão Von Strucker que conferiu poderes aos gêmeos Maximoff(Pietro e Wanda, Mercúrio e Feiticeira Escarlate,respectivamente).Na Era de Ultron, o cetro é inicialmente recuperado pelos Vingadores e depois recapturado por Ultron, quebra o invólucro de proteção, revelando a Joia em seu interior. Após a intervenção da equipe, ela é usada junto com o Vibranium para dar vida ao Visão. 
Seus poderes são acessar a mente dos outros, como memórias, desejos, pensamentos e subjugar a vontade dos outros e projetar a consciência da pessoa para um plano superior de existência. Ela também parece aumentar significativamente a inteligência de quem a usa.

3) Jóia do Tempo
 Originalmente laranja nas HQs, nos filmes ela tem a cor verde e foi entregue aos cuidados do Doutor Estranho após ele ter se provado digno à Eternidade, uma das entidades cósmicas que criaram as Jóias. No filme de 2016, o Olho de Agamotto é uma importante relíquia em Kamar-Taj, a base mística da Anciã, onde fica guardada na base de um grande globo que representa a Terra. Em um certo momento do filme, Strange busca algumas informações no Livro de Cagliostro e acaba usando o Olho para praticá-los.
Seu principal poder é alterar o tempo, possibilitando viagens ao passado ou ao futuro e permitir ao portador enxergar o tempo como uma linha contínua, passado, presente e futuro.Também permite retardar ou acelerar o fluxo do tempo, tornando capaz de rejuvenescer ou envelhecer pessoas. Ainda está em posse do Doutor mas pelo trailer, podemos deduzir que Strange será torturado pelo Titã Louco para obtê-la!

4) Joia da Realidade
O Éter é amarelo nas HQs mas no universo cinematográfico é vermelho. Introduzida em Thor: O mundo sombrio, Jane Foster o encontra e se torna hospedeira dele. Malekith tinha planos de usar as habilidades de manipulação da realidade do Éter para mergulhar todos os 9 reinos de Asgard na escuridão mas é impedido por Thor e Jane. Ele tem a aparência de um líquido viscoso vermelho que pode flutuar e age como uma força simbiótica que pode ser absorvida no corpo de um hospedeiro vivo e seus poderes são conceder força, poder e capacidade praticamente ilimitada. Ela pode distorcer, alterar e manipular a existência e o tecido do universo. Agora encontra-se em posse do Colecionador, personagem de Jeff Goldblum. 

5) Joia do Poder
Apresentada em Guardiões da Galáxia, ela está contida dentro do Orbe. Nas HQs, ela é vermelha mas nos filmes é roxa. A jóia do poder intensifica ainda mais os poderes das outras joias. Ela controla toda a energia que existe no universo e é capaz de destruir um planeta. No final de Guardiões, ela foi entregue aos cuidados da líder da Tropa Nova, Irani Rael.

6) Joia da Alma
  A única joia que ainda não apareceu no universo cinematográfico da Marvel,nas HQs tem a cor verde e ainda não se sabe qual cor ela terá nos filmes. Ela possibilita que o portador manipule todas as almas vivas e mortas, faz com que o desenvolvimento físico e mental de si mesmo e dos outros progrida ou atrase, projeções astrais e imortalidade espiritual. Também protege seu portador de ataques contra sua própria alma e pode capturar as almas de outros e aprisioná-las em um mundo criado à parte.
Uma teoria popular diz que os olhos de Heimdall ficaram laranja após ter passado tanto tempo em posse da joia-que seria a pedra laranja em seu peito. Há uma cena em que Heimdall afirma ser capaz de enxergar nove milhões de almas lá de cima da Bifrost, o que justifica essa teoria.
Nas HQs, o portador da Joia da Alma é Adam Warlock (um personagem que só vai aparecer no quarto filme dos Vingadores ano que vem) mas está atualmente perdida.
     A joia da alma nas HQs
    Já deu para você perceber (ou pelo menos, ter uma ideia) da dimensão do problema se Thanos conseguir reunir todas as Joias. Só nos resta aguardar ansiosamente pelo filme, que estreia dia 26 de abril. 

Se você tiver alguma teoria sobre o que vai acontecer no filme ou sobre o paradeiro da Joia da Alma, comente!






Nenhum comentário